Sesc São Paulo realiza na última semana de julho, entre os dias 27 (quarta-feira) e 29 (sexta-feira), o seminário “Diversos 22: A outra independência”, em seu Centro de Pesquisa e Formação, localizado no bairro da Bela Vista, região central de São Paulo. A atividade, com curadoria da historiadora Heloisa Starling, apoiada pelo CPF (Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo), reúne uma série de intelectuais, professores, historiadores, cientistas políticos e sociais, artistas e antropólogos, em mesas de conversas, debates e intervenções acerca de reflexões sobre o processo de independência brasileira, que completa 200 anos em 2022. As inscrições seguem abertas até o início da programação e mediante a disponibilidade de vagas. Para se inscrever, basta preencher o formulário no site https://tinyurl.com/inscricoesdiversos2022sescsp.

A proposta deste seminário consiste em ampliar a abordagem sobre o tema para além das margens do Ipiranga, compreendendo os reflexos desse contexto histórico até os dias de hoje. Os anos da Independência foram de crise e de forte movimentação política – fartos em complexidade e contradições. Narram o difícil percurso de uma ideia de país buscando tornar-se realidade, no longínquo século XIX. E contam algo sobre o brasileiro que um dia já fomos – ou, poderíamos ser. A tarefa, aqui, é interrogar o passado para compreender o brasileiro que somos – ou refletir sobre o seu contrário.

Comemorar significa recordar juntos. Recordar quer dizer ‘chamar de volta ao coração’, ‘trazer de volta ao coração’. Vista às margens do Ipiranga, a Independência concebeu a ideia de Império e manteve a unidade da América portuguesa, um meio eficaz de concentrar poder, garantir a ordem social e preservar a escravidão – criou a matriz de configuração do Estado brasileiro.”; reflete Heloisa Starling, curadora da programação.

Para participar dos debates, a curadoria selecionou um grupo de seletos intelectuais, professores, historiadores, cientistas políticos e sociais, artistas e antropólogos, como: Antonia PellegrinoBruno ViveirosCidinha da SilvaDaniel MundurukuDanilo MarquesGeorge F. Cabral de SouzaGustavo Henrique TunaHélio Franchini NetoIsabel LustosaLilia SchwarczLucia Maria Bastos Pereira das NevesMarcus CarvalhoRAPaduraSérgio AbranchesSlam das MinasVirginia Siqueira StarlingWander Melo MirandaYnaê Lopes dos Santos e Zélia Duncan.

Confira abaixo a programação completa:

Apresentação e mediação das mesas: Heloisa Starling.

27/7 (quarta-feira)

14h – Abertura.

14h30 – Mesa 1: As ideias em movimento: o debate público na Independência

Os anos da Independência foram de crise e de efervescência política – em todo o território que ainda viria a formar o Brasil. As pessoas obrigavam-se a parar para pensar sobre os assuntos da vida pública ainda que não tivessem voz alguma na condução do governo, e punham-se a conversar umas com as outras, cheias de indignação e veemência. Havia aí uma novidade e tanto: no processo da Independência o debate político atraiu um público interessado em todas as camadas da sociedade.

Para dar forma e consistência a esse mundo de discurso e expressão, a palavra – falada, rabiscada, impressa ou até mesmo declamada – fez uso de diferentes meios de escrita, de preferência barata e fácil de circular: panfletos, jornais, livros.

Com Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves. “A guerra nas ruas: os papelinhos na época da Independência do Brasil (1821-1824)”.

Com Gustavo Henrique Tuna. “Matrizes dos impasses políticos no espectro da Independência: os acervos das livrarias ilustradas dos letrados luso-americanos”.

Com Isabel Lustosa. “Revérbero, Espelho, Malagueta e Correio: os jornais da Independência”.

17h – Mesa 2: Independência e Morte: as guerras de Independência e a Revolução de 1817

A Independência brasileira não teve nada de pacífico. Mas desde sempre as guerras de Independência foram relegadas ao esquecimento. O objetivo era construir uma memória e uma versão da história: no Brasil, ao contrário do que aconteceu na América espanhola, a população é pacífica e propensa ao entendimento, e a Independência teria acontecido sem grandes convulsões sociais, derramamento de sangue ou combates. Na realidade, o processo de independência foi marcado por incerteza, instabilidade, violência, ausência de uma identidade brasileira pré-existente – e pela guerra. Os confrontos militares ocorreram em três teatros principais de operações: Bahia; Norte (Piauí, Ceará, Maranhão, Pará); Sul (Cisplatina).

As guerras de Independência são fundamentais para se compreender o projeto vitorioso de construção do Estado comandado pelo Rio de Janeiro e a unificação do Brasil em torno da figura de Pedro I.

Com Helio Franchini Neto. “As guerras de Independência: política e guerra na emancipação do Brasil (1821-1823)”. (título provisório)

Com George Félix Cabral de Souza. “Tempos de desassossego: Pernambuco e a Revolução de 1817”.

18h30 – Intervenção: Rapper RAPadura: Se panfleto fosse Rap.

28/7 (quinta-feira)

14h – Mesa 3. Arqueologia de uma esperança: ativismo popular e utopia

Os anos da Independência foram de crise e de forte movimentação política – fartos em complexidade e contradições. Ainda não existia nada parecido com a unidade brasileira, mas, pela primeira vez, abriu-se um tempo novo de participação política e seus efeitos seriam duradouros sobre a vida e o comportamento político de uma larga faixa da população: homens pobres, escravizados, descendentes de africanos livres e libertos, que vivia em uma sociedade hierárquica, escravista e profundamente desigual.

Com João José Reis. “O ‘Partido negro’ na Independência da Bahia”.

Com Marcus Carvalho. “Ativismo popular e Independência: o caso do Recife (1817-1824)”.

Com Danilo Marques. “A Cidade do Paraíso Terrestre: os rebeldes do Rodeador (1817-1820)”.

16h30 – Mesa 4. O protagonismo feminino na Independência do Brasil

Seja no Brasil colonial ou na Europa, os usos e costumes do final do século XVIII e da primeira metade do século XIX não recomendavam às mulheres se arriscarem para fora da esfera doméstica; se fosse o caso de tentar, elas podiam até ganhar a vida com o próprio trabalho, sustentar maridos ou, até manter salões ilustrados. Mas de jeito nenhum deveriam reivindicar participação política. Isso era proibido.

Havia mulheres, contudo, decididas a governar as próprias vidas, que ameaçavam as convenções morais e sociais estabelecidas e dispostas a desafiar o mundo proibido da participação política. Também levaram a sério um projeto de Independência para o Brasil. Viveram esse projeto de maneiras diferentes, partiram de patamares sociais desiguais, e atuaram de forma diversa: algumas dessas mulheres empunharam armas, outras se engajaram no ativismo político. Mas todas elas recusaram o lugar subalterno que lhes era reservado. Apesar disso, até hoje sabemos pouco – ou quase nada – sobre a história dessas mulheres e o modo como se posicionaram de diferentes maneiras no centro da cena pública durante a Independência do Brasil. Seu protagonismo continua ignorado.

Com Antônia Pellegrino. “Bárbara de Alencar e as raízes brasileiras da violência política de gênero”.

Com Virgínia Siqueira Starling. “A coroa que lhe cabe: Leopoldina e a aventura de fazer um Brasil”.

Com Cidinha da Silva. “Maria Felipa de Oliveira, a mulher que veio do mar”.

18h30 – Intervenção: Zélia Duncan. “Frei Caneca: O Auto do Frade”.

29/7 (sexta-feira)

14h – Mesa 5: Imaginando a Independência do Brasil: possibilidades de leitura e formas de apropriação autoritária

As nações são imaginadas. E se distinguem pelo estilo em que são imaginadas. A cultura brasileira reconheceu na Independência um momento decisivo da formação da nossa comunidade imaginária – com significados distintos para os diferentes grupos sociais e também suscitando formas específicas de apropriação autoritária.

Com Wander Melo Miranda. “A Independência que se conta”.

Com Bruno Viveiros. “Decantando a Independência: canção popular e história do Brasil”.

Com Lilia Schwartz. “O sequestro da Independência: a construção visual do 7 de setembro”.

16h30 – Mesa 6: Viagem ao país do presente

Os anos da Independência dizem muito sobre um momento da nossa história em que as pessoas combateram e defenderam formas distintas de pensar, propuseram alternativas, formularam demandas. De muitas maneiras, elas transformaram o espaço público e se debruçaram com genuíno interesse sobre os caminhos que poderiam ser traçados para quem quisesse conceber projetos de país. Todos nós podemos interrogar o passado para compreender o brasileiro que somos – ou refletir sobre o seu contrário. A história não está escrita nas estrelas e recordar os acontecimentos desses anos talvez ajude a lembrar de um país que tem um passado e precisa indubitavelmente ser melhor do que o Brasil que temos hoje.

Com Sérgio Abranches. “O caminho tortuoso da Democracia”. (título provisório)

Com Ynaê Lopes dos Santos. “A nação embranquecida e seu passado escravista. Outras leituras do Brasil”.

Com Daniel Munduruku. “Independência OU/E liberdade para os povos indígenas”.

18h30 – Intervenção: A outra independência, por Slam das Minas SP.

Sobre o Centro de Pesquisa e Formação – Sesc São Paulo

A proposta do Centro de Pesquisa e Formação é a de constituir um espaço articulado entre produção de conhecimento, formação e difusão. Procura-se, assim, propiciar trânsitos e trocas entre o saber fazer da instituição, os dados, informações e pesquisas existentes, bem como as temáticas permanentes, transversais e emergentes envolvendo educação e cultura.

O Centro de Pesquisa e Formação é composto por três núcleos: o Núcleo de Pesquisas, que se dedica à produção de bases de dados, diagnósticos e estudos em torno das ações culturais e dos públicos; o Núcleo de Formação promove encontros, palestras, oficinas e cursos; o Núcleo de Publicações e Difusão se volta para o lançamento de trabalhos nacionais e internacionais que ofereçam subsídios à formação de gestores e pesquisadores.

Sobre o Sesc São Paulo

Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.

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