Mostra reúne 153 máscaras que retratam as diferenças e pontos em comum da cultura pop, folclores e costumes culturais de 42 países
Sessão especial traz máscaras para crianças, leitura em braile e interatividade
ETNOS – Faces da Diversidade, com curadoria de Marcello Dantas, retrata a diversidade cultural por meio de máscaras usadas nos mais diferentes contextos: da ópera chinesa de Sichuan aos eventos de cosplay e festas de Halloween nos Estados Unidos, passando pelo medieval teatro Nô japonês, ritos de povos indígenas latino-americanos ou de aborígenes de Papua Nova Guiné, cerimônias de iniciação de povos africanos, carnavais europeus e festivais de ano-novo no Extremo Oriente. Estão também presentes, as máscaras da pop contemporânea, com: Salvador Dalí (La Casa de Papel), Anonymous, Daft Punk, Jason (Sexta-feira 13), Hannibal Lecter e Medusa confeccionada pelo artista James Merry para a cantora Björk. A curadoria é de Marcello Dantas.
Instalada nos andares 22 e 23 do Farol Santander, a exposição fica aberta ao público de 08 de outubro a 5 de janeiro de 2020. Exibidos face a face com o visitante, os artigos serão explorados não somente em suas formas originais, mas também projetadas em movimento. Todas as máscaras terão um verbete ao lado, com informações sobre os ritos, os mitos e a simbologia envolvidos em cada representação.
A Marra Comunicação é responsável pela a Assessoria de Imprensa da exposição.
Créditos: Carol Quintanilha