Mostra montada no Bar do Cofre tem inspiração em itens deixados em cofres de bancos ao longo dos anos
Imagens: https://tinyurl.com/cofrefarol
Em iniciativa inédita, o Farol Santander SP recebe desde janeiro sua primeira exposição no Bar do Cofre SubAstor, localizado no subsolo do edifício. Com curadoria do artista André Venzon, a mostra se inspirou nos relatórios de pertences que foram deixados em cofres de bancos antigos. Vários dos itens catalogados não teriam valor monetário alto, e sim, significado sentimental para a pessoa que o guardou – assim surgiu a ideia central da exposição. Mexer em um local com itens antigos é uma viagem no tempo. Quantas vezes nos pegamos olhando álbuns de fotos, abrindo caixas de brinquedos da infância e fuçando objetos deixados no porão ou no fundo do armário por muito tempo?
Inspirado na memória afetiva que esse tipo de atividade traz às pessoas, o Bar do Cofre, se tornou palco da exposição “O valor de uma lembrança”, que apresenta objetos clássicos com o valor do apego emocional. A mostra conta com diversos objetos, passeando por temas variados e está aberta para visitação no próprio bar, durante todo o primeiro semestre de 2022.
“Resguardar nossa memória é um ato sublime para tornar vivo e infindável o próprio sentimento e o valor intransponível da nossa experiência no mundo. Sendo assim, podemos observar um fato interessante: a imensa curiosidade por uma pesquisa sobre aquilo que há de mais valioso, os objetos que guardam em si uma força capaz de fazê-los serem protegidos para a eternidade, dentro de um cofre. Contudo, há, ao mesmo tempo, um desejo intenso de saber o que pode ser ainda mais valioso para uma pessoa obter ao longo de sua vida. Por isso, esta é a pergunta e o convite que fazemos: quais histórias, lembranças ou imagens de sua vida deveriam estar guardadas para sempre?”; explica o curador André Venzon.
Entre os 72 objetos expostos nas gavetas da sala de cofre do Bar, estão fotografias antigas, cartões postais, souvenirs de datas comemorativas – como uma réplica da Taça Jules Rimet da Copa de 1970 – buquê de casamento, brinquedos e demais memorabilias que remetem a momentos de relevância afetiva, sempre acompanhadas de palavras-chaves que despertam o valor dessas lembranças na imaginação do público visitante.
A exposição “O valor de uma Lembrança” está aberta exclusivamente para clientes do Bar do Cofre SubAstor, até 26 de junho de 2022. Não há venda de ingressos específicos para a atração.
Sobre André Venzon
André Venzon (Porto Alegre/RS, 1976) participa ativamente da cena artística-cultural contemporânea. Concluiu o curso de Artes Visuais na UFRGS, onde também realizou mestrado em Poéticas Visuais. Desde 1996 dedica-se ao seu ateliê localizado no 4° Distrito, onde reside, em Porto Alegre. Além de diversas exposições em Museus e Centros Culturais, vem desenvolvendo também atividades na área de gestão cultural e curadoria. Já representou o segmento de artes visuais no Conselho Estadual de Cultura do RS, presidiu a Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa e realizou, como diretor, os projetos de catalogação do acervo e da sede do Museu de Arte Contemporânea do RS. Atualmente, é coordenador de programação da Galeria ECARTA e diretor artístico do Instituto Cultural Laje de Pedra.
Sobre o Farol Santander São Paulo
Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander já recebeu mais de 1 milhão de visitantes e apresentou 27 exposições nos eixos temático e imersivo. As atrações do Farol Santander ocupam 18 pisos dos 35 do edifício de 161 metros de altura que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.
As visitas começam pelo hall do térreo, que conta com a Loja da Cidade e o famoso lustre de mais de 1,5 toneladas, seguindo até o Mirante do 26º que, após a revitalização, ganhou um Café especial, com uma das vistas mais famosas de São Paulo.
Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no Espaço Memória, que tem mobiliários originais feitos pelo Liceu de Artes e Ofícios nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento a época como Banco do Estado de São Paulo.
No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.
Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu em referência à culinária da antiga Paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses, aliados às necessidades de deslocamento pelo grande território que correspondia à Capitania de São Paulo (1720).
Bar do Cofre SubAstor
No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
- Quarta e Quinta
16h – 0h - Sexta
16h – 1h - Sábado
14h – 1h - Domingo
14h – 20h
Se beber, não dirija.
O local não possui estacionamento, aconselhamos a ir de táxi.
A partir das 20h é permitida a entrada de carros no calçadão.
Mensagem: +55 11 99802-5076
Exposição “O valor de uma lembrança”
- Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro Histórico de São Paulo
- Data: de 25 de janeiro a 26 de junho de 2022
- Entrada: gratuita para clientes do Bar do Cofre SubAstro
Mais Informações:
MARRA COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa Farol Santander São Paulo e Porto Alegre
Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br – 11 95946-2063
Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br – 11 99255-3149
Fabio Donato: fabio.donato@paulomarra.com.br – 11 96011-7140
Redação: redacao@paulomarra.com.br – 11 3258-4780