• Atividade externa e complementar pelas ruas do Centro da capital gaúcha será comandada pelo fotógrafo Leopoldo Plentz.

Porto Alegre, março de 2022 – No próximo dia 12 de março, sábado, às 15h, acontece a segunda Caminhada Fotográfica da exposição Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre, inaugurada em janeiro de 2022 no Farol Santander Porto Alegre, em homenagem aos 250 anos da capital gaúcha. Com inscrições limitadas, gratuitas e com classificação indicativa livre, a iniciativa contará com a presença de Leopoldo Plentz, um dos fotógrafos mais premiados do Rio Grande do Sul e conhecedor da obra de Sioma Breitman – algumas fotografias da exposição, resultado da parceria de Sioma com Olavo Dutra, são de seu acervo particular. Para se inscrever, basta acessar o link https://forms.gle/tBZCgMCiczKxLMM5A. As vagas são limitadas a 25 participantes e o passeio terá duração total de duas horas.

Os participantes da Caminhada Fotográfica iniciarão a atividade com um passeio na própria exposição, ao lado de Leopoldo Plentz. A seguir, vem a caminhada pelas ruas e praças do Centro Histórico de Porto Alegre, visitando alguns locais em que Sioma exerceu seu ofício, como a rua Uruguai, nas proximidades com a rua da Praia, em que realizou uma de suas imagens mais icônicas, durante a grande enchente de 1941. Caso os participantes queiram e autorizem, as fotos que realizarem durante o passeio poderão ser postadas nas redes sociais do Farol Santander Porto Alegre e Prana Filmes.

Outra atividade complementar à exposição acontece no dia 09 de março (quarta-feira). A palestra

“O papel dos arquivos fotográficos na construção da cidadania” terá a participação de Sérgio Burgi, fotógrafo e coordenador do Instituto Moreira Sales; Ricardo Chaves, fotógrafo com passagem por diversos veículos da grande mídia brasileira; e Fernando Bueno, curador da exposição Sioma Breitman, o retratista de Porto Alegre. O encontro aberto ao público e com entrada franca acontece às 18h30 na Arena 2 do Farol Santander Porto Alegre.

A exposição:

A mostra Sioma Breitman, o retratista de Porto Alegre, tem curadoria de Fernando Bueno e Andrea Pires, com produção da Prana Filmes e, apresenta um olhar sobre o trabalho do fotógrafo Sioma Breitman que se conecta às comemorações dos 250 anos da cidade. Com cerca de 200 imagens selecionadas, incluindo algumas inéditas, a mostra está aberta ao público até 24 de abril.

Logo no início da exposição que ocupa o Grande Hall do edifício, os visitantes têm um percurso imersivo pela história de Porto Alegre no século 20, com destaque para a grande enchente de 1941, que Sioma registrou com maestria. Grandes ampliações de fotos de até 3mx5m, além de recursos audiovisuais, ambientam o público nessa jornada entre 1920 e 1970.

Nascido na Ucrânia, Sioma Breitman chegou ao Brasil na década de 1920 e escolheu a capital dos gaúchos como residência. Ali, estabeleceu relação não só com Porto Alegre, mas com o Rio Grande do Sul de maneira geral, retratando histórias, episódios e personagens famosos ou anônimos, nos âmbitos rurais e urbanos.

A sensibilidade ímpar de Sioma e sua apurada técnica manifestaram-se em vários estilos e temas fotográficos: dos retratos de estúdio aos flagrantes que obtinha nas ruas, dos casamentos da alta sociedade aos trabalhadores braçais, passando pelas experimentações surrealistas e painéis gigantescos de uma cidade que se pretendia moderna.

Todas estas facetas de sua produção artística, desde o ofício comercial como retratista e fotógrafo de casamentos, passando pelo lado pessoal e criativo, revelado principalmente em suas viagens, até algumas experiências surpreendentes como foto-clubista, estão representadas na exposição.

Sobre Leopoldo Plentz

Leopoldo Plentz, nasceu em 1952, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Começou a fotografar em 1975 dedicando-se à fotografia de autor e à documentação de bens culturais. Expõe seus trabalhos regularmente desde 1979 em mostras coletivas e individuais. Possui obras em acervos públicos como o Museu de Arte de São Paulo – Coleção MASP Pirelli de Fotografia, Museu de Arte Contemporânea de Porto Alegre, Museu de Artes do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Museu de Arte Latino Americana, OEA, Washington, Museu da Fotografia da Fundação Cultural de Curitiba, Biblioteca Nacional de Paris, Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires, Fundação Vera Chaves Barcellos e na coleção privada de fotografia de Joaquim Paiva. É representado pelas galerias Bolsa de Arte, em Porto Alegre, e Ediciones Originales em Barcelona, Espanha.

Entre seus principais prêmios estão: VII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, 2013 (Exposição Silêncio/Galeria Bolsa de Arte); III Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, 2009 (Exposição Coisas Inúteis/Galeria Bolsa de Arte); Niemeyer 100 Anos, Portugal, 2008; Prêmio ICATU de ARTES: Residência na Cité Internationale des Arts em Paris, 2001; Primeiro Lugar: Fotografia de Arquitetura/Brasil 500 Anos/ CONFEA,1999; Prêmio Gaúcho de Fotografia, 1998; e Marc Ferrez, 1984.

Sobre o Farol Santander Porto Alegre

Construído para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, O Farol Santander Porto Alegre, centro de cultura, empreendedorismo e lazer, completa três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 10 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio. O Cine Farol Santander, no sobsolo do prédio, já exibiu mais de 15 programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e estrangeiros.

O histórico edifício no Centro da capital gaúcha, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes. Na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Já no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.

Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura, gastronomia e moda; o Átrio, ambiente criado no antigo poço de iluminação dos vitrais, cerca de 40m do Grande Hall e que pode ser adaptado para receber exposições, eventos e cursos.

O subsolo, que já conta com o Cine Farol Santander e a mostra Os Dois Lados da Moeda, ainda oferece aos visitantes um café, um restaurante e uma loja temática.

Serviço Caminhada Fotográfica – Expo Sioma Breitman, o retratista de Porto Alegre

Início: Farol Santander PoA –  Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Quando: 12 de março (sábado)

Horário: 15h às 17h

Inscrições:  https://forms.gle/tBZCgMCiczKxLMM5A

Classificação: Livre

Vagas: 25 pessoas

Acessibilidade: Rua Cassiano Nascimento – acesso lateral / toaletes e elevadores adaptados, rampas de acesso.

Mais Informações:

MARRA COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa Farol Santander São Paulo e Porto Alegre

Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br – 11 95946-2063

Fabio Donato: fabio.donato@paulomarra.com.br – 11 96011-7140

Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br – 11 99255-3149

Redação: redacao@paulomarra.com.br – 11 3258-4780

Site: marracomunica.com.br