Portal foi criado junto com a 4ª campanha nacional de doação de sangue que se inicia no próximo sábado (31) a até 14 de setembro
- Ideia é mobilizar população brasileira a ter o hábito de doar sangue durante todo o ano
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população é doador de sangue, ou seja, 16 a cada mil habitantes realizam a contribuição. O porcentual está nos parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – entre 1% e 3% – e estáveis, mas ainda longe do ideal. Para estimular a doação voluntária de sangue, o site Eu Dou O Sangue (www.eudouosangue.com.br) reuniu os endereços de todos os hemocentros do País. A busca é feita por geolocalização, ou seja, pela inserção do CEP, rua, cidade ou bairro.
O portal ainda traz as informações gerais e requisitos para doação, além de detalhes sobre a importância do ato, dúvidas frequentes e outros conteúdos. O site também publica fotos de quem usa a hashtag #EuDouOSangue na postagem de imagens nas redes sociais, traz um calendário de eventos sobre o assunto e nomes de parceiros (empresas e pessoas) doadores e tem espaço para que os voluntários informem que já realizaram o ato.
A criação do site faz parte da quarta edição da campanha nacional de doação de sangue, capitaneada pelo Santander Brasil, que terá início no próximo sábado (31) e se estenderá até 14 de setembro. Além do portal, o Banco conseguiu, pela primeira vez, mobilizar 117 empresas-clientes. As organizações propagarão a campanha em seus canais internos de comunicação e terão iniciativas próprias para incentivar a doação de seus colaboradores. As empresas do Grupo Santander, que somam mais de 48 mil funcionários no Brasil, participarão novamente da iniciativa.
Segundo a executiva, a ação tem o objetivo de evitar as baixas de estoque nos hemocentros nacionais e contribuir para que o porcentual total de brasileiros doadores passe a ser de 3% e que siga em constante evolução. Nas três edições, o Santander já ajudou a salvar quase 70 mil vidas (consideração que uma doação pode beneficiar até quatro pessoas), com mais de 17 mil doações. Só na última companha, em duas semanas, foi arrecadado 88% do volume mensal do maior hemocentro do País, a Fundação Pró-Sangue.
No domingo (01), a corrida Santander Track & Field Cidade Center Norte II fará menção à campanha com a hashtag #EuDouOSangue nas camisetas dos participantes e terá um estande com game de realidade aumentada que abordará o tema. Já nos dias da semana da iniciativa haverá pontos de coleta dentro dos prédios administrativos do banco em São Paulo, a fim de facilitar a logística dos doadores nesses locais que concentram o maior número de colaboradores.