Empresa lança novos modelos de liqüidificadores, fritadeira, cafeteiras e espremedor de frutas e faz campanhas especiais na televisão e também no ponto de venda

A Walita prepara ações para dar destaque à marca neste Natal. Depois de um ano repleto de recordes e marcos importantes, a empresa acaba de lançar novos produtos e inicia ações e parcerias às vésperas da época das festas de fim de ano. As ações incluem a veiculação nacional de campanhas para televisão, reposicionamento de linha, promoções no ponto de venda (PDV) e estreitamento da relação com parceiros. A expectativa é partir para 2004 – ano que os analistas acreditam ser o da recuperação econômica em todo o mundo – seguindo um ritmo ainda maior de crescimento em relação ao obtido em 2003, em meio a dificuldades enfrentadas pelo setor industrial.

Parceria Bauducco

 Uma das ações promocionais colocará lado a lado as marcas Walita e Bauducco. O consumidor que comprar qualquer produto da Walita (exceto ferro Diva) receberá como presente um panetone Bauducco de 500 gramas. A idéia é estreitar a ligação entre as marcas, ambas tradicionais e sinônimos de confiança, qualidade e inovação em produtos. O panetone, por ser um produto que recebe grande esforço de promoção e é muito procurado nesta época do ano, servirá tanto para adicionar valor aos produtos Walita como para associá-los à imagem de Natal. Os vendedores dos PDVs participantes desta promoção receberão incentivos, com premiação para aqueles que atingirem maior performance de vendas de produtos Walita. Os materiais de apoio serão distribuídos nas lojas especializadas, em “ilhas” de exposição de panetones. Foi desenvolvida uma embalagem especial para os panetones, tematizada e exclusiva para a ação.

Batedeira

 Lançamento mais inovador e importante do ano, a batedeira RI 7115 será apresentada ao público em comercial para a televisão. O filme trata das vantagens oferecidas pelo novo produto, primeira batedeira do mercado com peneira integrada – ideal para o preparo de bolos, que ficam com a massa muito mais leve – e deve ser veiculado nos meses de outubro a dezembro em todo o Brasil. O produto também receberá apresentação especial no PDV.

“Nosso produto tem um diferencial competitivo exclusivo: criamos o sistema de peneira integrada após a avaliação das necessidades do consumidor”, afirma Amalia Sina, presidente da Walita. “Temos certeza da satisfação de nossos clientes, o que nos gabarita para conquistar novos consumidores em um mercado que possui enorme potencial”, completa.

São dois modelos de batedeiras: a RI 7115 vem com todos os acessórios, destaque para a inédita peneira de misturar, que pode ser acoplada diretamente à tigela. De acordo com a movimentação dos batedores, o ingrediente é despejado na tigela, de forma que seja misturado gradativamente ao conteúdo. O peneirar gradativo é importante, por exemplo, para a preparação da massa de pão-de-ló, bastante difundida no país. A tigela de 3,5 litros responde a uma necessidade dos consumidores brasileiros de uma tigela maior e mais resistente. A RI 7115 vem também com uma tigela menor, de 1,8 litro. Além do modelo com todos os acessórios a Walita disponibiliza aos consumidores o a batedeira RI 7110, sem a peneira e com a tigela de 3,5 litros. Os dois modelos contam com 300 W de potência (a maior do mercado) e podem ser desencaixados da base e utilizados como batedeira de mão.

Liquidificadores

A Walita lançou dois novos membros da linha de liqüidificadores: os modelos Comfort. São produtos mais baratos, mas com funções especiais antes reservadas para os aparelhos mais complexos, como lâminas serrilhadas, porta-fio e até mesmo copo inquebrável (de polipropileno ultra-resistente). Os produtos apresentam quatro facas dentadas, que associadas a 350W de potência garantem ótima performance ao triturar alimentos duros como queijo parmesão e gelo. As quatros lâminas são um diferencial do mercado, já os produtos da concorrência apresentam apenas duas. A novidade pode ser encontrada em dois modelos com versões diferentes de jarras com capacidade de 1,5 litro.

Novos Produtos

Além do lançamento das novas batedeiras e liqüidificadores, uma boa parte da linha de produtos foi renovada. A nova fritadeira (RI 6111) conta com uma cuba antiaderente, facilitando a limpeza. O aparelho mantém todas as vantagens oferecidas pelo modelo anterior, que permite fritar até 1 quilo de batatas por vez, mantendo o óleo na temperatura ideal de fritura e permitindo a preparação de alimentos mais crocantes e saborosos. Os dois modelos de cafeteira (Comfort e Plus) passaram por alterações de design: o tanque de água agora é de material translúcido branco, facilitando a visualização do nível de água. O espremedor Select também ganhou design mais clean, mas a grande evolução é a criação de um cone extra especial para limão. Desta forma, o consumidor pode aproveitar mais a fruta, já que o cone original tem tamanho e formato mais adaptado para espremer laranjas.

Crescimento em 2003

Em 2003, a Walita conseguiu crescer em mercados retraídos. Prova disso é o aumento do volume de vendas em batedeiras e liquidificadores, ao mesmo tempo em que o mercado de eletroportáteis diminuía 6% em relação ao ano anterior, conforme dados da Eletros. Estes resultados podem ser atribuídos à postura proativa da empresa, que procurou sempre a inovação. Produtos como a nova batedeira RI 7115, a primeira do mercado com peneira acoplada, o liquidificador LiqFaz Filter, o único com filtro acoplado, e o lançamento da linha de liquidificadores Comfort, para competir no segmento médio da categoria, são provas deste pioneirismo.

Além disso, podemos destacar ações inéditas como a participação na 15ª edição do São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda do Brasil, como fornecedora oficial de ferros de passar para os camarins. Na ação, denominada “Roupa Bem Passada Nunca Sai de Moda”, a Walita criou o serviço “Passadoria Walita”, oferecido aos estilistas. Os produtos também ganharam destaque na obra do artista plástico Guto Lacaz, instalação especial para o evento que atraiu personalidades de destaque entre os dias 30 de junho e 5 de julho.

A empresa também buscou estar na mídia nos momentos importantes: no Dia das Mães, apresentou campanha na televisão, comemorando recorde de vendas de liqüidificadores (60 mil unidades mensais, atingindo um total de 1,3 milhão de aparelhos vendidos) e associando a imagem da marca à data. Em 10 de agosto, o programa Fantástico, da Rede Globo, apresentou teste realizado pelo Inmetro com os principais liqüidificadores vendidos no país. A Walita foi a única marca aprovada em todos os itens da avaliação, que envolveu segurança elétrica, mecânica e nível de ruído dos aparelhos. Em setembro, a Walita recebeu o prêmio Trusted Brand, organizado pela Revista Seleções, por ter sido escolhida como a marca predileta dos consumidores na categoria de eletrodomésticos portáteis.

Sobre a Walita

A Walita – divisão de eletrodomésticos portáteis da Philips do Brasil – lidera o setor de eletrodomésticos portáteis para cozinha, detendo uma fatia de 35% do mercado brasileiro. Fundada em 1939 e incorporada pela Philips em 1971, a Walita inaugurou sua nova fábrica em Varginha em janeiro de 2000 e é hoje a marca mais lembrada do segmento pelos consumidores, um dos principais anunciantes do setor e o fabricante de eletroportáteis mais admirado pelos empresários brasileiros (Pesquisa Carta Capital 1998/1999/2000/2001/2002/2003).

Sobre a Philips

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 79 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, equipamentos para recepção de TV por assinatura via satélite, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, iluminação e componentes eletrônicos, a Philips do Brasil atua ainda nos setores de telecomunicações, informática e equipamentos médico-hospitalares.

 A Royal Philips Electronics é um dos maiores fabricantes de equipamentos eletrônicos do mundo e o maior na Europa. Em 2002 vendeu EUR$ 31.8 bilhões. É líder mundial em aparelhos de TV em cores, iluminação, barbeadores elétricos, equipamentos médicos de diagnóstico por imagem e monitoramento de pacientes, e chip-sets para TV. Seus 166.500 funcionários em mais de 60 países são atuantes nas áreas de iluminação, eletrônica de consumo, aparelhos eletrodomésticos, componentes, semicondutores e sistemas médicos. A Philips está cotada nas bolsas de Nova York, Londres, Frankfurt, Amsterdam, entre outras.

Esta ação aconteceu no ano de 2003, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Walita.