Ocorreu, no Teatro da Faculdade de Medicina da USP, o concerto UMA VISÃO INSTRUMENTAL DA MÚSICA DE TOM JOBIM, dentro da programação da Série Aquarela promovida pela Orquestra Sinfônica da USP, com a curadoria do seu diretor artístico e regente titular, o maestro Carlos Moreno. As obras de Jobim foram executadas pelo dueto Fábio Caramuru, no piano, e Pedro Baldanza, no contrabaixo.

No programa foram apresentadas peças produzidas pelo pianista e arranjador Fábio Caramuru, presentes no seu álbum duplo Piano – Tom Jobim por Fábio Caramuru, em homenagem aos 80 anos de nascimento do grande compositor Antonio Carlos Jobim (1927-1994). O trabalho contou com a participação de Pedro Baldanza.

Ao apresentar a obra de Tom Jobim por meio da combinação de dois instrumentos, o piano e o baixo elétrico, o público presente puderam conferir uma interpretação instrumental bastante original de um dos principais ícones da música brasileira. Entre as canções estiveram Garota de Ipanema, Água de beber, Quebra pedra, Sabiá e outras.

Série Aquarela

A Série Aquarela caracterizava-se por apresentações de música de câmara, na qual abriu-se um importante espaço para a valorização dessa importante e intimista forma da expressão musical. Duetos, trios, quartetos e pequenas orquestras ou grupos instrumentais mostraram a face talvez mais elaborada de compositores conhecidos por suas populares sinfonias.

Participaram dessa série instrumentistas e regentes convidados e principalmente músicos que formam a OSUSP, elevando ainda mais a qualidade dessa orquestra por meio dessa atividade de aperfeiçoamento constante. Realizaram-se 32 concertos ao longo do ano, com programação totalmente elaborada oferecendo ao público a oportunidade de entrar em contato com a música erudita gratuitamente.

PROGRAMA –TEATRO DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP

Fábio Caramuru – piano

Pedro Baldanza – contrabaixo

Programa:

Wave; Espelho das águas; Amparo; Água de beber; Chovendo na Roseira; Choro; Retrato em branco e preto; Modinha; Canta, canta mais; Sabiá; Dindi; Falando de amor; Imagina; Flor do mato; Garota de Ipanema; Two kites e Quebra pedra.

FÁBIO CARAMURU – piano

Com formação pianística pela Escola Magda Tagliaferro já ganhou diversos prêmios em concursos nacionais, como o Concurso Jovens Solistas da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o Concurso Nacional Camargo Guarnieri. Em 1977, Caramuru estreou com a OSESP, executando a primeira audição nacional do Concerto para Piano e Instrumentos de Sopro de Stravinski.

Pedro Baldanza (Divulgação)
Pedro Baldanza (Divulgação)

Tem seis CDs lançados: Tom Jobim Piano Solo (MC 003); Especiarias do Piano Paulista (ECHO 199), com obras de Camargo Guarnieri e Inah Sandoval; Dó Ré Mi Fon Fon – 27 Cantigas Brasileiras (ECHO 102); Moods Reflections Moods (ECHO 204) – seu primeiro trabalho autoral, baseado em estruturas de improvisação; Canções de Richard Rodgers, com a cantora Magda Painno (ECHO 104) e o CD duplo Piano – Tom Jobim por Fábio Caramuru, lançado em este ano pela MCD. Em 2007, foi curador e participante do “Festival Tom Jobim 80 Anos” no Espaço Cultural Correios do Rio de Janeiro. Ultimamente vem se dedicando intensamente ao desenvolvimento de seu trabalho autoral em parceria com o contrabaixista Pedro Baldanza, identificado com os procedimentos da música progressiva.

PEDRO BALDANZA – Contrabaixo, arranjo, composição

Fábio Caramuru (Créditos: Otávio Dias)
Fábio Caramuru (Créditos: Otávio Dias)

Iniciou seus estudos musicais em Gravataí, RS. Na década de 1970, participou ativamente da elaboração e da execução da música progressiva, uma vertente do rock derivada da música erudita contemporânea, com um grupo chamado Som Nosso De Cada Dia. No início dos anos oitenta,  trabalhou com vários ícones da MPB como Elis Regina, Gal Costa,  Ney Matogrosso, Marina, Simone, João Donato, Erasmo Carlos, Chico Buarque, além de ter participado de inúmeras gravações como contrabaixista, com estes e vários outros artistas nacionais e internacionais. Viveu por muitos anos na Europa, tendo se aprofundado na pesquisa de novas tendências musicais do jazz e da música erudita. Atualmente, além de atuar como contrabaixista ao lado de vários artistas nacionais, desenvolve um projeto inovador com o pianista, compositor e arranjador Fábio Caramuru, buscando novas linguagens musicais dentro do conceito free-style.

O concerto aconteceu no ano de 2007, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a OSUSP.