O autor Ubiratan Muarrek apresentou seu segundo livro, a ficção literária “Um Nazista em Copacabana”, pela Editora Rocco. Nele, percorrendo duas gerações familiares, Ubiratan reconstrói as turbulências do final da ditadura militar e os conflitos sociais e políticos do Brasil contemporâneo. Numa narrativa hábil e com linguagem teatral, disseca, com ironia e humor, os meandros da complexa engrenagem do poder, as armações diárias nas várias esferas sociais e as figuras miúdas de um país em desalinho.

Em “Um Nazista em Copacabana”, Otto Funk é um ex-combatente alemão que, deixando para trás os escombros da Segunda Guerra Mundial, desembarca no Brasil, onde conhece Iracema, uma manauara muito emocional, com quem acaba se casando e tendo uma filha.

Por meio das lembranças da mulher e das desventuras da filha, Diana Verônica, grávida e em fuga por conta dos tropeços de seu ex-parceiro numa prefeitura do ABC paulista, a trajetória de Otto é revista.

É em São Bernardo do Campo que começa a trama que vai deflagrar a fuga de Diana para o Rio de Janeiro. A cidade industrial paulista pede um novo sopro de vida, que será promovido pelo prefeito por meio de um “grande projeto transformador”, com impacto urbanístico que inclui desapropriações em áreas carentes.

Delúbio, filho de um funcionário do cartório local e companheiro de Diana, consegue um trabalho na agência de publicidade responsável pela campanha de reconstrução da cidade, e é seduzido pelo mundo de riqueza da elite local, até acabar envolvido num esquema ilícito urdido por políticos poderosos, que deságua num crime.

Grávida e decidida a livrar-se da hostilidade de São Bernardo do Campo e, dos perigos em que o parceiro se meteu, Diana resolve seguir o mesmo caminho que seu pai fizera quando conhecera sua mãe e foge para a cidade maravilhosa. Mas sua vida na capital carioca tampouco será fácil: além da indiferença e das bebedeiras da mãe, ela tem que lidar com uma amiga de Iracema, Circe, uma senhora de compleição mirrada que descobre um estranho prazer cada vez que vê e toca na grávida e roliça Diana. Ainda assim, pelo menos o Rio oferece as praias, particularmente a de Copacabana, que seu pai tanto amava…

O autor

Ubiratan Muarrek nasceu em Tupã (SP) e mora na cidade de São Paulo. Formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e tem mestrado em mídia e comunicação pela London School of Economics (LSE).

Publicou Corrida do Membro (Objetiva), em 2007. Um Nazista em Copacabana é o seu primeiro livro com lançamento pela editora Rocco.

O lançamento aconteceu no ano de 2016, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.