O Farol Santander recebeu, de 24 de julho a 30 de dezembro de 2018, a exposição inédita Trem das Onze – uma viagem pelo mundo de Adoniran, com patrocínio do Santander Brasil. A mostra retrata a vida e obra do compositor, cantor, ator e criador de grandes personagens do rádio, Adoniran Barbosa, uma das principais referências artísticas brasileiras. A mostra esteve no Farol Santander, curadoria de Celso de Campos Jr. E Pedro Serrano.
A exposição levou ao público um rico acervo de fotografias, vídeos, partituras, objetos pessoais e trechos do documentário Adoniran – meu nome é João Rubinato, de Pedro Serrano. A mostra revelou não só o universo da obra do artista, como também abre espaço para falar das origens de Adoniran e sua família, que vieram da Itália para o Brasil, além de outras passagens de sua vida particular.
Os visitantes tiveram a rara oportunidade de ver as peças pertencentes ao acervo pessoal de Adoniran, reunidas ao longo de quatro décadas pela esposa, Matilde, e mantidas longe do alcance do público desde os anos 1980. Nessa eclética coleção, estavam itens como os clássicos chapéu e gravata borboleta, característicos do artista; a aliança feita para a esposa com a corda de um cavaquinho (história contada no samba “Prova de Carinho”); roteiros de rádios e novelas em que atuou, com anotações do próprio; roteiro do filme não rodado “O Sertanejo”, com dedicatória de Lima Barreto a Adoniran; fotos inéditas; ferramentas usadas e brinquedos feitos por ele em sua oficina; objetos pessoais como kit de barbear, ferro de passar e panela de fazer polenta, além de matérias de jornais e revistas da época.
A Assessoria de Imprensa dessa exposição foi realizada pela Marra Comunicação.
Link para o release completo: https://marracomunica.com.br/farol-santander-prorroga-exposicao-inedita-trem-das-onze-uma-viagem-pelo-mundo-de-adoniran-em-homenagem-a-um-dos-mais-influentes-artistas-de-sao-paulo-e-do-brasil/