PHILIPS/WALITA RENOVA CONCEITO DE PROMOÇÃO DE VENDAS COM O LANÇAMENTO DAS TRADE ANGELS
Empresa terá, durante todo o ano, promotoras especialmente treinadas trabalhando com os produtos e cuidando do espaço nas lojas dos principais clientes de todo o país das marcas Walita e Philips Beauty
A Philips/Walita apresenta as Trade Angels: trata-se de um projeto de trade marketing diferenciado, no qual as promotoras se responsabilizam não apenas pela apresentação dos produtos no ponto de venda durante todo o ano, mas também cuidam do espaço da loja e da construção da imagem da Walita, sem perder o foco no objetivo final: o consumidor. Com as Trade Angels, a empresa busca criar uma identidade única para a marca, pois as promotoras refletem a imagem da consumidora destes produtos: mulheres modernas, mas ao mesmo tempo preocupadas com o bem-estar da família. Dessa forma, as Trade Angels são o cartão de visita da Philips, tanto para o varejista quanto para o comprador final. Por meio das promotoras, o consumidor terá um canal direto com a presidente da Walita, Amalia Sina.
As equipes de Trade Angels atuam durante todo o ano com as marcas da Divisão de Eletrodomésticos Portáteis e Cuidados Pessoais (DAP) da Philips: Walita e Philips Beauty. Por isso, estabelecem uma relação mais próxima com os produtos Philips e também com os gerentes das lojas, criando uma sinergia que favorece as vendas. Normalmente, as equipes de marketing no ponto de venda (PDV) são temporárias, atuando sazonalmente para as empresas apenas em datas especiais – como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, etc.
A principal vantagem em se criar uma equipe como esta é que o revendedor, enxergando os benefícios de um maior volume de vendas, torna-se um cliente mais forte e mais fiel da Philips. Cuidando dos consumidores e dos canais de venda, a empresa consegue garantir uma participação maior em um mercado competitivo.
A equipe de promotoras é coordenada por 8 líderes, responsáveis pelos Centros de Apoio Walita. Esses centros estão localizados em São Paulo (capital), Campinas, Ribeirão Preto, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre, Recife e Salvador. As líderes definem o roteiro de visita aos clientes, os planos de estratégia e como será a preparação física do PDV. No total, as Trade Angels visitam cerca de 2.500 pontos de venda por mês.
Após a definição da estratégia, as promotoras são distribuídas pelos PDVs, ficando responsáveis pelo controle da exposição da marca, a reposição de produtos e adequando a forma de venda à imagem Walita e ao PDV. Os Centros de Apoio ficam responsáveis pela seleção e organização das promotoras. Duas vezes por ano, a equipe é reunida nos centros para treinamento especial.
O treinamento é realizado pela Philips e aborda técnicas de vendas, merchandising e dicas de estilo, moda, etiqueta e maquiagem. Esses cursos ajudam a unificar e padronizar o discurso das Trade Angels, de modo que todas trabalhem em sintonia com os objetivos da empresa. As líderes auxiliam no treinamento, passando às promotoras a experiência que possuem trabalhando com as marcas da Philips. Elas recebem todos os dados da empresa – números de vendas, estratégia, forma de trabalho, expectativas, metas, etc. – em reuniões bimestrais com a diretoria de marketing da Walita, quando é discutido o planejamento das próximas ações.
O trabalho das Trade Angels é feito nas lojas dos principais clientes da Philips. Além do ranking nacional de principais PDVs, a seleção leva em conta também os grandes parceiros locais em cada centro. Por esse critério, cada líder tem seus clientes principais. Procurando os grandes varejistas locais – ao invés de atuar apenas nos gigantes nacionais – a Philips garante uma participação maior no mercado, além de criar parcerias com redes que possuem um grande potencial de crescimento.
Os resultados de uma das marcas da divisão DAP, a Walita, prova que há espaço para ações que busquem o crescimento mesmo em períodos de mercado em retração. Em 2002, por exemplo, o mercado de eletros sofreu uma queda de 2% em volume de vendas, segundo dados da Eletros. Neste mesmo período, a Walita cresceu 15%. Uma das estratégias da empresa, por meio das Trade Angels, é dar aos varejistas a segurança de que, no setor de eletrodomésticos pessoais, a Walita garantirá as vendas e o giro dos produtos.
“Nosso principal objetivo é colocar em cada uma das principais lojas uma representante da Walita que reflita exatamente os anseios das consumidoras”, afirma Amalia Sina, presidente da Walita. “A equipe de Trade Angels é formada por mulheres que, como eu e como cada consumidora, se equilibram entre os papéis de profissional, mãe, esposa e mulher. Queremos que cada consumidora entenda que, por meio das promotoras da Walita, ela tem um canal direto com a presidente da empresa, já que cada uma das Trade Angels tem acesso direto à presidente”, completa Amalia.
Sobre a Walita
A Walita — divisão de eletrodomésticos portáteis da Philips do Brasil — lidera o setor de eletrodomésticos portáteis para cozinha, detendo uma fatia de 35% do mercado brasileiro. Fundada em 1939 e incorporada pela Philips em 1971, a Walita inaugurou sua nova fábrica em Varginha em janeiro de 2000 e é hoje a marca mais lembrada do segmento pelos consumidores, um dos principais anunciantes do setor e o fabricante de eletroportáteis mais admirado pelos empresários brasileiros (Pesquisa Carta Capital 1998/1999/2000/2001). Informações sobre a linha de produtos Walita estão disponíveis na Internet (www.walita.com.br).
Sobre a Philips
A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 79 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, equipamentos para recepção de TV por assinatura via satélite, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, iluminação e componentes eletrônicos, a Philips do Brasil atua ainda nos setores de telecomunicações, informática e equipamentos médico-hospitalares.
A Royal Philips Electronics é um dos maiores fabricantes de equipamentos eletrônicos do mundo e o maior na Europa. Em 2002 vendeu EUR$ 31.8 bilhões. É líder mundial em aparelhos de TV em cores, iluminação, barbeadores elétricos, equipamentos médicos de diagnóstico por imagem e monitoramento de pacientes, e chip-sets para TV. Seus 164 mil funcionários em mais de 60 países são atuantes nas áreas de iluminação, eletrônica de consumo, aparelhos eletrodomésticos, componentes, semicondutores e sistemas médicos. A Philips está cotada nas bolsas de Nova York, Londres, Frankfurt, Amsterdam, entre outras. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site http://www.philips.com/newscenter.
O lançamento aconteceu no ano de 2003, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Walita.