A Toyota do Brasil apresentou no Parque Ecológico de Indaiatuba (SP), o projeto Toyota Trilhas da Natureza, evento apoiado pela Fundação Toyota do Brasil e pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba. O objetivo foi estimular o interesse ao aprendizado de questões relacionadas ao meio ambiente e também oferecer cultura e lazer à população. O evento contou ainda com neutralização de emissão de CO2.

Na programação do Toyota Trilhas da Natureza, que também contou com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, foram realizadas oficinas que proporcionaram aprendizado e diversão às famílias. Os visitantes tiveram oportunidade de participar da “Oficina de Plantio”, que tinha a finalidade de ensinar sobre adubo orgânico reutilizando materiais do cotidiano. Aprender sobre a degradação do meio ambiente e uso racional da água na oficina “A Mata Atlântica é Aqui”, participar dos “Jogos Interativos” conhecendo espécies de animais em extinção no Brasil e presenciando a diversidade da flora dentro do Parque Ecológico na “Trilha Interpretativa”.

No espaço “Amigos da Mata” com objetivo de conscientizar crianças e adultos sobre hábitos sustentáveis e sua responsabilidade como consumidor, os visitantes puderam refletir sobre alguns hábitos do cotidiano, como o destino das garrafas pets.

Outra oficina que chamou atenção do público foi o “Túnel dos Sentidos”. Os participantes entravam na tenda com os olhos vendados e vivenciavam uma reprodução da Mata Atlântica através de relevos, texturas, odores, climas e sons criados no ambiente. A proposta era estimular os sentidos e resgatar o ambiente da floresta.

Para conscientizar as crianças sobre a poluição e reciclagem, a Cia. Teatral Matéria Prima apresentou a peça infantil “Menina Carolina em Defesa do Planeta”. Os atores interagiram com o público e transformaram ações socioeducativas em arte e diversão.

No período da tarde também teve a apresentação do teatro de fantoches “Amigos da Mata”, que de forma lúdica abordou temas como a preservação do meio ambiente e a conscientização ecológica.

As atrações musicais que tiveram início pela manhã com a Orquestra Jovem sob regência de Roberto Sion apresentaram aos visitantes um repertório de sucessos variados da música popular brasileira e internacional. Durante a tarde os músicos da Banda PB’, grupo ‘República du Som’ e ‘Banda Clã’ animaram o público com canções do pop rock nacional e internacional das décadas de 1980 e 1990.

Para finalizar o projeto Toyota Trilhas da Natureza, a banda “Os Paralamas do Sucesso” cantou músicas do seu mais recente álbum “Brasil Afora”, lançado em 2009, além dos sucessos canções que marcaram o rock brasileiro desde os anos de 1980. Músicas como Lanterna dos Afogados e Meu Erro, proporcionaram ao público presente energia contagiante que traduziu todo o sucesso do evento.

Durante o evento também foram divulgados os nomes das escolas vencedoras do Projeto Ambientação – Crescendo com o Futuro. A iniciativa foi da Fundação Toyota do Brasil em parceria com a prefeitura municipal de Indaiatuba e visa identificar e premiar instituições de ensino que desenvolvem projetos sustentáveis, entre eles, consumo e redução de energia e água e coleta seletiva. A iniciativa contou com a apresentação de aproximadamente 60 projetos, com mais de 16 mil alunos envolvidos na ação, seis escolas receberam o selo de qualidade ambiental.

Escolas premiadas com o Selo

Educação Infantil Educação Fundamental
Emeb Creche Dona Rosinha Candello Emeb Profª Márcia Benedicta Guimarães
Emeb Profª  Vera Tosca Magnusson Belluomini Emeb Profº Wellington Lombardi Soares
Emeb Profª Walda Maria Stocco Prandini Emeb Profº Leonel José Vitorino Ribeiro

“Toyota Trilhas da Natureza” selou sua atuação no Parque Ecológico de Indaiatuba com o plantio de um Ipê Rosa (Tabebuia impetiginosa) pelo diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil, George Costa e Silva, pelo prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira e pelo Secretário Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar.

O evento aconteceu no ano de 2010, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Toyota Brasil.

Créditos: Studio Virtual