A Toyota do Brasil apresentou no Parque Ecológico de Indaiatuba (SP), o projeto Toyota Trilhas da Natureza, evento apoiado pela Fundação Toyota do Brasil e pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba. O objetivo foi estimular o interesse ao aprendizado de questões relacionadas ao meio ambiente e também oferecer cultura e lazer à população. O evento contou ainda com neutralização de emissão de CO2.
Na programação do Toyota Trilhas da Natureza, que também contou com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, foram realizadas oficinas que proporcionaram aprendizado e diversão às famílias. Os visitantes tiveram oportunidade de participar da “Oficina de Plantio”, que tinha a finalidade de ensinar sobre adubo orgânico reutilizando materiais do cotidiano. Aprender sobre a degradação do meio ambiente e uso racional da água na oficina “A Mata Atlântica é Aqui”, participar dos “Jogos Interativos” conhecendo espécies de animais em extinção no Brasil e presenciando a diversidade da flora dentro do Parque Ecológico na “Trilha Interpretativa”.
No espaço “Amigos da Mata” com objetivo de conscientizar crianças e adultos sobre hábitos sustentáveis e sua responsabilidade como consumidor, os visitantes puderam refletir sobre alguns hábitos do cotidiano, como o destino das garrafas pets.
Outra oficina que chamou atenção do público foi o “Túnel dos Sentidos”. Os participantes entravam na tenda com os olhos vendados e vivenciavam uma reprodução da Mata Atlântica através de relevos, texturas, odores, climas e sons criados no ambiente. A proposta era estimular os sentidos e resgatar o ambiente da floresta.
Para conscientizar as crianças sobre a poluição e reciclagem, a Cia. Teatral Matéria Prima apresentou a peça infantil “Menina Carolina em Defesa do Planeta”. Os atores interagiram com o público e transformaram ações socioeducativas em arte e diversão.
No período da tarde também teve a apresentação do teatro de fantoches “Amigos da Mata”, que de forma lúdica abordou temas como a preservação do meio ambiente e a conscientização ecológica.
As atrações musicais que tiveram início pela manhã com a Orquestra Jovem sob regência de Roberto Sion apresentaram aos visitantes um repertório de sucessos variados da música popular brasileira e internacional. Durante a tarde os músicos da Banda PB’, grupo ‘República du Som’ e ‘Banda Clã’ animaram o público com canções do pop rock nacional e internacional das décadas de 1980 e 1990.
Para finalizar o projeto Toyota Trilhas da Natureza, a banda “Os Paralamas do Sucesso” cantou músicas do seu mais recente álbum “Brasil Afora”, lançado em 2009, além dos sucessos canções que marcaram o rock brasileiro desde os anos de 1980. Músicas como Lanterna dos Afogados e Meu Erro, proporcionaram ao público presente energia contagiante que traduziu todo o sucesso do evento.
Durante o evento também foram divulgados os nomes das escolas vencedoras do Projeto Ambientação – Crescendo com o Futuro. A iniciativa foi da Fundação Toyota do Brasil em parceria com a prefeitura municipal de Indaiatuba e visa identificar e premiar instituições de ensino que desenvolvem projetos sustentáveis, entre eles, consumo e redução de energia e água e coleta seletiva. A iniciativa contou com a apresentação de aproximadamente 60 projetos, com mais de 16 mil alunos envolvidos na ação, seis escolas receberam o selo de qualidade ambiental.
Escolas premiadas com o Selo
Educação Infantil | Educação Fundamental |
Emeb Creche Dona Rosinha Candello | Emeb Profª Márcia Benedicta Guimarães |
Emeb Profª Vera Tosca Magnusson Belluomini | Emeb Profº Wellington Lombardi Soares |
Emeb Profª Walda Maria Stocco Prandini | Emeb Profº Leonel José Vitorino Ribeiro |
“Toyota Trilhas da Natureza” selou sua atuação no Parque Ecológico de Indaiatuba com o plantio de um Ipê Rosa (Tabebuia impetiginosa) pelo diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil, George Costa e Silva, pelo prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira e pelo Secretário Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar.
O evento aconteceu no ano de 2010, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Toyota Brasil.
Créditos: Studio Virtual