Moderno, sofisticado e inovador:
Teatro Santander segue sendo palco dos principais musicais em São Paulo
§ Espaço têm configurações técnicas inéditas no cenário cultural brasileiro e, desde a abertura em 2016, já recebeu mais de 500 mil espectadores
§ A partir desse ano, o Teatro Santander passou a contar, também, com o 033 Rooftop, o mais novo espaço exclusivo para eventos e adaptável para espetáculos teatrais da cidade
São Paulo – 05 de novembro de 2018 – Modernidade, sofisticação e inovação. Estas são as principais características do Teatro Santander, com capacidade para 1084 pessoas em sua configuração normal e, mais de 2 mil pessoas em seu formato com as cadeiras recolhidas e público em pé. O empreendimento é um espaço cultural multiuso que abriga desde grandes musicais, concertos, desfiles de moda, shows e dramaturgia, até eventos corporativos, entre outros – graças a seu inédito sistema de recolhimento automático das poltronas e de varas cênicas automatizadas, que permitem a mudança de configuração do local em questão de minutos.
A inauguração do Teatro Santander aconteceu em 24 de março de 2016, com a estreia do espetáculo musical We Will Rock You. Até o presente momento, já passaram 8 grandes musicais pelo palco do teatro, incluindo os sucessos mundiais My Fair Lady, Cantando na Chuva e A Pequena Sereia. O próximo espetáculo em cartaz no Teatro Santander, é Annie, o musical. Segundo diretores e equipe técnica da produção, este é o único espaço em São Paulo capaz de receber um musical dessa magnitude.
O palco de Teatro Santander também já teve shows, eventos e grandes conferencias, como o Fronteiras do Pensamento, além de personalidades como Barack Obama.
O projeto de desenvolvimento do Teatro Santander é assinado pelo escritório de arquitetura americano Eskew+Dumez+Ripple (EDR) que, entre outras obras, criou o Acadiana Center for the Arts; The Shaw Center for the Arts; Paul and Lulu Hilliard University Art Museum e o U.S. Mint Jazz Theatre Renovation, todos nos Estados Unidos. Com 60 mil blocos de vidro importados da República Tcheca e iluminação em LED controlada por computador, a fachada do Teatro Santander foi projetada pelo renomado arquiteto Edo Rocha, responsável, entre outros, pelo projeto arquitetônico do Allianz Parque.
Ficha Técnica do Teatro Santander
– Área construída do Teatro Santander: 13 mil metros quadrados.
– A capacidade do Teatro Santander é de até 2.085 espectadores
– O palco tem 400 metros quadrados e 56 varas cênicas motorizadas, que suportam o peso de até 1.000 kg (distribuídos) cada uma. As varas cênicas do Teatro Santander são as únicas que podem ser programadas por computador, operando de maneira totalmente autônoma. Isto, aliado à amplitude do palco, permite a realização de grandes espetáculos sem nenhuma necessidade de adaptação.
A estrutura do palco é composta, ainda, por dois elevadores de última geração: um para a orquestra e outro no palco, para ser utilizado nos espetáculos. O elevador de orquestra possibilita a instalação do mecanismo sem ter que intervir nos níveis inferiores ao fosso de orquestra, obtendo um ganho ao aproveitar ao máximo as áreas do subsolo. O Piso do palco apresenta um sistema flutuante por meio de amortecedores que garantem o conforto do usuário, bem como o desacoplamento do piso da estrutura do prédio, sem perder a capacidade de carga de 750 kg/m², que por si só representa um diferencial.
– As poltronas do teatro são rebatíveis sobre um sistema retrátil, o que permite transformar a configuração tradicional de um teatro italiano em um espaço multiuso. Assim, é possível nivelar plateia, elevador de orquestra e caixa cênica. Estas poltronas foram feitas sob encomenda na Espanha e também contam com propriedades acústicas especiais.
– Iluminação cênica: compatível com o protocolo de comunicação DMX tradicional e com o novo padrão de rede ethernet utilizado pelas grandes produções internacionais. O sistema permite que o operador conecte diversos equipamentos, desde uma máquina de fumaça até grandes mesas de iluminação e sonorização.
– Outro diferencial é o isolamento acústico. Totalmente criado para potencializar o som do espetáculo e, ao mesmo tempo, isolar a plateia dos sons externos, o sistema recobre toda a área de espetáculos.
– Seis camarins oferecem a comodidade aos elencos. Amplos, com banheiros e saídas para um jardim de inverno, eles serão mais do que um ponto de suporte, mas também um espaço agradável e de relaxamento.
– Acessibilidade: O Teatro Santander preenche os requisitos de acessibilidade com rampas para portadores de necessidades especiais, e de segurança, com sistemas de alarmes, portas corta-fogo, saídas de emergência, escadas de incêndio e três elevadores separados por cortinas metálicas (de acordo com o uso). O teatro tem 22 assentos para deficientes físicos, 8 para pessoas obesas e 14 para pessoas com mobilidade reduzida.
– Vagas de estacionamento: O Complexo JK conta com mais de 6 mil vagas.
– Bares: O Teatro Santander conta, ainda, com dois bares à disposição do público.
– Construtora: WTorre Engenharia e Construção S.A.
– Escritório de arquitetura: Eskew+Dumez+Ripple
– Fachada: Edo Rocha Arquitetura
– Infraestrutura do complexo 410 mil metros quadrados e reúne três torres empresariais, um edifício corporativo, um shopping de alto padrão e o Teatro Santander
SERVIÇO
Local: Teatro Santander Complexo JK. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041/ CEP: 04543-011 Itaim Bibi, São Paulo
Capacidade: 2.085 lugares
Assentos: O teatro tem 22 assentos para deficientes físicos, 8 para pessoas obesas e 14 para pessoas com mobilidade reduzida.
Alvará de Funcionamento: 2018/04088-00 validade: 16/03/2019.
MARRA COMUNICAÇÃO
ASSESSORIA DE IMPRENSA – Teatro Santander
(11) 3258-4780 / (11) 4561-6124
Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br
Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br
Luiz Lamboglia: luiz@paulomarrra.com.br