O musical ‘A Pequena Sereia’, superprodução da Broadway inspirada no filme da Disney, teve sua primeira montagem no Brasil, no Teatro Santander. A diretora e coreógrafa Lynne Kurdziel-Formato, que já esteve à frente de diversos musicais no mundo, assinou a versão brasileira, destinada ao público de todas as idades, tanto para quem guarda o filme em sua memória afetiva quanto para as novas gerações.  Foi a primeira vez que a Disney autoriza uma montagem no país, sem obrigação de ser uma réplica da americana. A IMM e Stephanie Mayorkis, da EGG Entretenimento, compraram os direitos para realizar este espetáculo  no Brasil, que terá 33 atores em cena e 12 músicos, com apresentação do Ministério da Cultura, Mercado Livre e Mercado Pago, patrocínio da Zurich Santander Seguros, Sky, Multiplus e Prevent Senior, com apoio da Colgate, Drogaria São Paulo e Focus Energia.

Os números da superprodução impressionam: são 250 figurinos, 85 perucas, 25 toneladas de cenários (com 28 trocas), 1200 equipamentos de luz, 540 horas de ensaio e mais de 250 profissionais envolvidos. Os figurinos de Fábio Namatame têm inúmeras particularidades: foram usados 30 mil cristais, além de 8 mil metros de fitas de cetim para as gaivotas.

O elenco foi escolhido através de audições, que tiveram mais de 2000 inscritos. Fabi Bang (Ariel), Tiago Abravanel (Sebastião), Rodrigo Negrini (príncipe Eric), Andrezza Massei (Úrsula) e Lucas Cândido (Linguado) estiveram ao lado de Conrado Helt (rei Tritão), Fábio Yoshihara (Grimsby), Elton Towersey (Sabidão), Lucas de Souza (Limo), Marcelo Vasquez (Lodo) e Arízio Magalhães (Chef Louis). O elenco trouxe ainda Alberto Venceslau, Alessandra Dimitriou, Ana Araújo, Andreza Meddeiros, Bruna Vivolo, Carla Vazquez, Gabriel Camilo, Fernanda Muniz, Guilherme Pereira, Henrique Moretzsohn, Johnny Camolese, José Dias, Letícia Soares, Marisol Marcondes, Murilo Armacollo, Nay Fernandes, Renato Bellini, Rodrigo Garcia, Sandro Conte, Vanessa Mello, Willian Sancar e Ygor Zago.

 

Com base na clássica história de Hans Christian Andersen, ‘A pequena sereia’ tem como protagonista Ariel, que vive no fundo do mar, mas quer fazer parte do mundo dos humanos. Depois de tomar coragem e fazer um acordo com Úrsula, a esperta bruxa do mar, Ariel embarca na aventura da sua vida. Ao lado de Linguado e Sebastião, Ariel precisará de coragem e determinação para fazer o bem para os seus dois mundos.

Produzido originalmente pela Disney Theatrical Productions, o musical estreou na Broadway em 2008. O texto do musical é de Doug Wright, letras de Howard Ashman (escritas para o filme) e  letras adicionais de Glenn Slater. A música é de Alan Menken, considerado um dos mais importantes compositores norte-americanos, vencedor de oito Oscar, 11 Grammy e sete Globos de Ouro, responsável pela trilha de  alguns dos principais filmes da Disney, como ‘A pequena sereia’, ‘A bela e a fera’, ‘Aladdin’, ‘Pocahontas’, ‘Hercules’ e ‘Encantada’, entre outros.

A Pequena Sereia teve duas indicações ao Tony Awards, três ao Drama Desk Awards (incluindo melhor atriz), sete ao Broadway.com Audience Awards (vencendo com Sierra Boggess, na categoria revelação favorita), além de ter sido indicado ao Grammy como melhor álbum de gravação de elenco.

 

Equipe Criativa:

Diretora Artística e Coreógrafa – Lynne Kurdziel Formato

Diretora Musical – Vânia Pajares

Diretora Artística e Coreógrafa Associada – Fernanda Chamma

Cenógrafo e Designer de Luz – Benjamin la Cour

Figurinista – Fábio Namatame

Designer de Som – Tocko Michelazzo

Designer de Peruca e Maquiagem – Feliciano San Roman

Tradução – Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler

Produção geral – Stephanie Mayorkis

Realização: IMM e Stephanie Mayorkis (EGG Entretenimento)

 

O espetáculo esteve em cartaz em 2018, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o cliente Santander Brasil.