A pianista Maria José Carrasqueira fez apresentação solo no Teatro do SESC Pinheiros. Neste recital, a renomada intérprete brasileira apresentou obras de Hayden, Ravel, Mompou, Villa-Lobos e Nazareth.
Reconhecida pelo público e pela crítica especializada, Maria José Carrasqueira foi solista frente a importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Nacional de Brasília; Orquestra Sinfônica da USP; Orquestra da Rádio e Televisão Cultura e Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro de Porto Alegre, e internacionais – Orquestra Sinfônica Nacional de Lima (Peru); Orquestra Sinfônica Nacional de Quito (Equador) e Berguem Collegium Musicum (Noruega).
Por sua atuação como solista e camerista, Maria José Carrasqueira recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, como Melhor Recitalista, e o Prêmio Carlos Gomes, como Solista Instrumental (1996). Doutora em Artes, pela Universidade de São Paulo, a pianista também organiza eventos e produções musicais de relevo, trabalho também reconhecido com o Prêmio Sharp de Música – Produção – Melhor CD Clássico (selo Paulinas Comep), da Série Regia Musica, da qual é idealizadora. Como pesquisadora é responsável pelas edições dos álbuns O melhor de Pixinguinha e O livro de Pattápio Silva, lançados pela Editora Irmãos Vitale; além de uma extensa revisão crítica que constituiu parte de sua dissertação sobre os “Vinte Estudos para piano”, de Camargo Guarnieri.
A apresentação de Maria José Carrasqueira integrou a programação de música erudita do SESC Pinheiros, idealizada com o objetivo de demonstrar toda a versatilidade da música clássica a partir de arranjos, repertório variado, tipos de formação e utilização diversificada de instrumentos musicais.
O evento aconteceu no ano de 2005, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o SESC Pinheiros.
Foto: Divulgação