Com o show do grupo Los Jubilados, o Sesc Pinheiros levou ao público o que há de mais autêntico na expressão musical cubana. Os fundadores do grupo, Mario Carcasses e Juan Gualberto Ferrer (Bebeto), têm em conjunto mais de 50 anos de carreira e a preocupação em conservar o que há de melhor na música de raiz de seu país.

Em português, Los Jubilados significa “os aposentados”. E é nessa condição que os 9 músicos que formam o grupo estavam em 1990, quando decidiram se unir e voltar aos palcos. Antes, porém, seus integrantes já haviam cantado por décadas na histórica e musical cidade de Santiago.

Nas duas únicas apresentações no Sesc Pinheiros, o repertório contempla os vários ritmos típicos da ilha, como o son (em Ligadito con el son, de Rafael Lafargué; e Echate p’ya, de Mario Carcasés); o bolero (em Sueña Guajira de Juan G. Ferrer e La Virgen de Guadalupe de Gerber Bordes); o guaguanco (em Tu dices que sí, yo digo que no e El Rumbón de Luyano, ambas de Lili Martinez); e a guaracha (em Cáchita de Rafael Hernández e No tiene Telaraña de Rosendo Ruiz).

LOS JUBILADOS

 Los Jubilados nasceu na década de 90, quando a dupla Mario Carcasses e Juan Gualberto Ferrer, o “Bebeto”, resolveram retornar aos palcos e fundar o grupo. Durante 30 anos haviam cantado no grupo “Cubanero” até se aposentarem. Com o “boom” da música tradicional cubana pelo mundo, juntaram-se a velhos e talentosos colegas musicais para darem mais vida à tradicional música cubana. O grupo gravou logo seu primeiro CD “Cero Farandulero” com 14 faixas, incluindo sucessos do velho repertório e algumas músicas da nova geração, todas interpretadas com personalidade, ritmo inigualável e a sensualidade típica do “montuno” cubano. Com este CD ganharam a medalha de Ouro do Premio Cuba Disco 1999, no gênero “melhor obra de música tradicional cubana”.

No ano seguinte, entraram em estúdio para gravar o segundo CD “Oyeme Cachita”, nome da conhecida guaracha cubana imortalizada na voz de Nat King Cole. Depois desse CD, começaram uma série de parcerias que levaram o grupo aos cenários da Europa e América Latina, mais foi a parceria com a clarinetista Janet Bunnett, que rendera uma nomeação ao Prêmio Grammy 2003 com o CD “Alma de Santiago”. “Los Jubilados” tem se apresentado com grande sucesso em importantes cenários de México, Espanha, Alemanha, França e Brasil.

O evento aconteceu no ano de 2005, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o SESC Pinheiros.