A obra foi vencedora do Prêmio SESC de Literatura edição 2010 na categoria conto e essa iniciativa do SESC se voltou para a edição, distribuição e divulgação da obra, ação desenvolvida com a parceria da EDITORA RECORD.

 

Selecionada em um concurso nacional do SESC a obra Contos de Mentira, da gaúcha Luisa Geisler, apresenta em suas 128 páginas uma linguagem ágil, cortada com economia e precisão, para falar de sentimentos humanos antiquíssimos, segundo a análise dos escritores Marina Colasanti e Raimundo Carrero, que compuseram a comissão julgadora da categoria conto no Prêmio SESC de Literatura 2010.

Capa do livro Contos de Mentira
Capa do livro Contos de Mentira

O livro dividido em 17 contos permite em torno de si uma órbita de mentiras (tanto literais quanto metafóricas) e desta forma, questiona o conceito de “vida de mentira”. Luisa Geisler aponta que há personagens que só falam a verdade através de origamis; outros pensam que mentir juras de amor ao mar pode significar muito; outros estão apenas à espera.

Marina Colasanti assina o prefácio de Contos de Mentira e ela destacou que a obra não propõe narrativas convencionais com princípio, meio e fim. “Cada história começa no meio da história ou em um ponto qualquer do seu percurso, sem que nenhum fato marcante nos diga: neste ponto tudo teve início” complementa Marina.

O lançamento do livro aconteceu em dois momentos, um dentro da Casa SESC na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty e o outro na Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro.

Vencedor Prêmio SESC de Literatura 2010 – categoria conto: Contos de Mentira, Luisa Geisler

14×21 cm

128 páginas

ISBN: 978-85-01-09478-0

Luisa Geisler (divulgação SESC)
Luisa Geisler (divulgação SESC)

A autora – Luisa Geisler nasceu em 1991 em Canoas, no Rio Grande do Sul. Antes de ter sido agraciada com o Prêmio SESC de Literatura, em 2010 foi premiada no concurso Histórias de Trabalho, da prefeitura de Porto Alegre, categoria conto. Ela, também em 2010, frequentou a Oficina de Criação Literária de Luiz Antonio de Assis Brasil, na PUC/RS. Cursou a Faculdade de Relações Internacionais, embora sua prioridade seja escrever.

 

PRÊMIO SESC DE LITERATURA

PRÊMIO SESC DE LITERATURA é um concurso anual, voltado para escritores inéditos, que publica e distribui obras literárias de qualidade por meio de uma seleção democrática e criteriosa. Foi criado em 2003 pelo SESC, numa linha de atuação voltada para a valorização e criação de acessos para novos autores.

Diferentemente da maior parte dos concursos literários para obras inéditas, que oferecem apenas dinheiro ou exemplares como prêmio, a iniciativa do SESC se volta para a edição, distribuição e divulgação da obra, ação desenvolvida com a parceria da EDITORA RECORD, que garante não somente uma distribuição eficiente do livro em território nacional, mas também que ele seja editado com um projeto gráfico de qualidade.  

Os escritores entram para o catálogo da Editora e passam a receber os direitos autorais correspondentes à comercialização do livro, além de terem seus livros distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do SESC em todo o país e para escritores, críticos literários e formadores de opinião.

O prêmio visa revelar novos talentos e promover a literatura nacional: mais do que oferecer uma oportunidade a novos escritores, o Prêmio SESC de Literatura cumpre um importante papel na área de cultura, proporcionando uma renovação no panorama editorial brasileiro.

SOBRE O SESC

O Serviço Social do Comércio – SESC – é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como marca principal a prestação de serviço e promoção do bem-estar social. Seu público-alvo são os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, a quem são destinados uma série de projetos e atividades, sempre norteados pelo caráter educacional. Ao longo de seus 65 anos de existência, tais ações se desdobraram e hoje o SESC atende não só aos comerciários e seus familiares, mas também a sociedade em geral, dentro de um amplo trabalho de responsabilidade social, atuando nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer.

Em cada cidade e região, o SESC promove múltiplas ações, tanto em suas sedes, como em projetos itinerantes, braços importantes da instituição, que atingem localidades distantes e com dificuldades de acesso a serviços básicos. Em cada serviço prestado pelo SESC, a educação está presente, como recurso fundamental. O objetivo é o desenvolvimento integral do indivíduo, contribuindo para sua formação sociocultural e sua inserção no mundo moderno. Na área de cultura, a Instituição promove ações de estímulo à produção artística, por meio de teatro, cinema, música, dança, artes plásticas, bibliotecas, palestras e oficinas, como forma de permitir ao público o acesso a espetáculos de qualidade e participação de um processo de reflexão sobre as artes.

O evento aconteceu no ano de 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o SESC – Casa Flip Paraty.