Quando foi inaugurado, o Teatro Renaissance tinha como principal meta desenvolver uma programação teatral de altíssima qualidade e fomentar ainda mais a vida cultural de São Paulo. Após alcançar este objetivo e consolidar-se como um sofisticado espaço para apresentações teatrais de primeiro nível, o Teatro Renaissance endossou novamente a proposta de trazer para seu público o que há de melhor no cenário cultural brasileiro, desta vez enveredando pelo campo da música erudita. A série “Concertos Renaissance” pretendeu ampliar a programação do Teatro, atendendo aos anseios do público frequentador e oferecendo à cidade de São Paulo uma excelente opção de espaço para a música erudita.
A programação privilegiou tanto artistas nacionais de renome mundial quanto grandes músicos estrangeiros, como: Arnaldo Cohen, Amaral Vieira, Chloe Hanslip, Del Claro e Getácine, Elisa Fukuda e Montini, José Feghali, Ariadne-Quartett Salzburg e Orquestra Villa Lobos.
ELISA FUKUDA & GIULIANO MONTINI
Elisa Fukuda (violino): Graduou-se no Conservatório de Música de Genebra, na classe de Corrado Romano, e recebeu o 1º Prêmio de Virtuosidade “com distinção e cumprimentos do júri”. Aluna de eminentes violinistas, como Henryk Szeryng, Arthur Grumiaux e Nathan Milstein, sua formação foi complementada no Mozarteum de Salzburgo, com Sándor Vegh. Elisa Fukuda recebeu o prêmio de “Melhor Solista do Ano”, outorgado pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo (APCA), e Prêmio Carlos Gomes de “Melhor Solista Instrumental”. Além de seus registros com o Trio Dell’Arte, gravou diversos discos no Brasil com a Camerata Fukuda, da qual é fundadora. Na Europa, apresentou-se ao lado de diversas orquestras, dentre elas, a Orchestre de la Suisse Romande, a Orquestra Filarmônica G. Enesco de Bucareste e a Orquestra de Câmara de Moscou. Fez também numerosas gravações para a Radio Suisse Romande e realizou recitais na Rússia, Itália, Suíça, Espanha e Hungria.
Giuliano Montini (piano): Iniciou seus estudos no Conservatório de Santa Cecília, em Roma. Diplomou-se, com a mais alta distinção, na Academia de Música de Viena, na classe de Bruno Seidlhofer. Aperfeiçoou-se na Suíça, com Alfred Cortot, e em Paris, com Magdalena Tagliaferro, e desenvolveu uma destacada carreira como solista das mais importantes orquestras, como recitalista e como excelente músico de câmara. Além de possuir uma carreira respeitada na
América do Sul, tem se apresentado em toda a Europa, inclusive na Áustria, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Itália e Escandinávia, participando, como solista, dos Festivais Internacionais de Viena e Bruxelas. Em 1987 e 1990, recebeu os Prêmios de “Melhor Solista do Ano”, outorgados pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo (APCA). –Brasil (violino e piano)
PROGRAMA
- A. Mozart Sonata em sol maior KV 301
L. Von Beethoven Sonata No. 9 em la maior op.47 “Kreutzer”
R. Schumann Phantasiestücke op. 73
C. Santoro Sonata No. 4
FICHA TÉCNICA:
Realização: Cult Empreendimentos Culturais / Coordenação Geral: Mário Martini e Cláudia Andrade / Produção: ABCEditorial / Assessoria de Programação: Alexandre Polesi, Antonio Ribeiro, Stela Leite
O evento ocorreu no ano de 2002, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.