Quando foi inaugurado, o Teatro Renaissance tinha como principal meta desenvolver uma programação teatral de altíssima qualidade e fomentar ainda mais a vida cultural de São Paulo. Após alcançar este objetivo e consolidar-se como um sofisticado espaço para apresentações teatrais de primeiro nível, o Teatro Renaissance endossou novamente a proposta de trazer para seu público o que há de melhor no cenário cultural brasileiro, desta vez enveredando pelo campo da música erudita. A série “Concertos Renaissance” pretendeu ampliar a programação do Teatro, atendendo aos anseios do público frequentador e oferecendo à cidade de São Paulo uma excelente opção de espaço para a música erudita.
A programação privilegiou tanto artistas nacionais de renome mundial quanto grandes músicos estrangeiros, como: Arnaldo Cohen, Amaral Vieira, Chloe Hanslip, Del Claro e Getácine, Elisa Fukuda e Montini, José Feghali, Ariadne-Quartett Salzburg e Orquestra Villa Lobos.
ORQUESTRA VILLA-LOBOS – BRASIL
Fundada em 1992, a Orquestra de Câmara Villa-Lobos recebeu, já no ano de sua formação, o Prêmio de Melhor Conjunto Instrumental pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Apresentando-se com sucesso de crítica e de público em toda a América do Sul, a Orquestra já tocou em mais de 30 cidades brasileiras e, em maio de 1995, sob os auspícios do Mozarteum Argentino, visitou a Argentina, Chile e Uruguai. Entre os solistas que já se apresentaram ao lado do conjunto, estão os pianistas Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Ingrid Haebler, José Feghali, Cristina Ortiz e Jean Louis Steuerman, os violoncelistas Antonio Meneses e Misha Maisky, e os violinistas Shlomo Mintz, Dmitry Sitkovetsky e Régis Pasquier.
Seu repertório vai do Barroco ao Contemporâneo, incluindo sempre em seus concertos obras de compositores brasileiros. Em 1998, recebeu o Prêmio Sharp na categoria de música clássica com seu primeiro CD, lançado pelo selo Warner Classics, com obras de Villa-Lobos, Cláudio Santoro e Alberto Nepomuceno. Neste mesmo ano, a Orquestra gravou um novo CD, com obras de Edino Krieger. Em 1999, a convite do Mozarteum Argentino, realizou pela segunda vez uma excursão por cinco cidades argentinas e, entre outros concertos, participou do Festival de Inverno de Campos de Jordão (tendo como solista o violoncelista Antonio Meneses). No ano seguinte, realizou a série de seis concertos temáticos Sempre aos Domingos, no Theatro São Pedro, apresentou-se como orquestra de apoio em todo o Prêmio Carlos Gomes, além de ter lançado seu terceiro CD, com os solistas Benoit Fromanger e José Ananais, que traz obras de Belini, Taffanel, Gounod, Rossini e Antonio Carlos Gomes. Entre suas últimas realizações, figuram a apresentação no Teatro Alfa (tendo como solista o violinista Boris Belkin) e a continuação, em 2001, da série Sempre aos Domingos.
PROGRAMA
GRIEG: Holberg Suite
HAYDN: Concerto para Violino e Orquestra em Sol Maior
SOLISTA: Betina Stegmann, violino
VILLA-LOBOS: Bachianas n°4 – Prelúdio
BÉLA BÁRTOK: Danças Rumenas
ASTOR PIAZZOLA – Fuga y Misterio / El Calambre / Adios Nonino / La Muerte del Angel
FICHA TÉCNICA:
Realização: Cult Empreendimentos Culturais / Coordenação Geral: Mário Martini e Cláudia Andrade / Produção: ABCEditorial / Assessoria de Programação: Alexandre Polesi, Antonio Ribeiro, Stela Leite
O evento ocorreu no ano de 2002, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.