O Sesc Ipiranga realizou o concerto da série “Brasil 500 Anos: Música e História”, uma iniciativa que procurou fazer um balanço da produção erudita nacional desde o período colonial.
As peças foram interpretadas pelo Grupo Vox, coral de 16 vozes fundado em 1998 e dirigido por Naomi Munakata, que também foi regente do Coral Sinfônico do Estado.
Além de peças folclóricas, e também de uma peça anônima do século XVIII, foram interpretadas obras de José Maurício Nunes Garcia, Amaral Vieira, Villa-Lobos, Mônica Thiele, Antonio Vaz, Ernani Aguiar, Osvaldo Lacerda, Henrique de Curitiba, Aylton Escobar, Achille Pichi, Vieira Brandão, Nibaldo Araneda e Cyro Pereira.
Essa série de concertos, que teve como curadora a pianista Marina Brandão,ue produziu no total 13 espetáculos, com 163 obras de 72 compositores e com a participação de 127 músicos.
Foram ainda cinco primeiras audições, entre elas a célebre “Ária de Tereza“, obra do maestro e compositor brasileiro Carlos Gomes. Foram também distribuídos gratuitamente os quatro fascículos com a história da música erudita no Brasil e um paralelo entre ela e as histórias política e econômica.
O evento aconteceu no ano de 1999, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o cliente SESC.