Especialistas internacionais debateram sobre o potencial das novas tecnologias e o direito autoral na Internet
O ITAÚ CULTURAL e a revista Marketing Cultural promoveram o seminário Música On Line, de 14 a 16 de março, com três tardes de palestras e discussões sobre as novas formas de comercialização e difusão da música, resultantes das mais recentes inovações tecnológicas viabilizadas pela Internet. Foram abordados desde o formato MP3, o atual padrão de música na rede, até a questão dos direitos autorais.
O seminário — coordenado pelo maestro Nelson Ayres e pelo músico e produtor Benjamim Taubkin, ligados ao Núcleo de Música do ITAÚ CULTURAL, e por Tiago de Oliveira Pinto, diretor do Instituto Cultural Brasil–Alemanha e representante do site Artpages no Brasil — foi direcionado a músicos, produtores, técnicos e a interessados no e-commerce (comércio eletrônico) de música, com entrada franca.
A ideia para o seminário surgiu em dezembro de 1999, quando Nelson Ayres representou o ITAÚ CULTURAL num evento com especialistas em música e Internet na Noruega.
Entre os profissionais que estiveram no evento norueguês, o seminário brasileiro contou com Dagfinn Bach, da Artpages International e organizador do evento europeu, o inglês Peter Jenner, presidente da Associação dos Artistas Fonográficos Unidos, e o brasileiro Eduardo Martins, diretor-presidente da revista Marketing Cultural.
Programação
As palestras do seminário Música On Line, que se realizaram nos dia 14 a 16 de março das 14h30 às 18h, na Sala Azul, organizaram-se em três temas: As Novas Tecnologias, Direitos Autorais e Novos Projetos.
Dia 14 de março, terça – AS NOVAS TECNOLOGIAS
Mika Pykalisto, Marcelo Negromonte, Marcelo K. Zuffo e Régis Rossi Alves Faria trataram do tema As Novas Tecnologias (do MP3 ao Mpeg7, uma visão dos formatos de compressão de áudio e as possibilidades de transmissão).
Os palestrantes:
Mika Pykalisto – Trabalhou em unidades da Nokia na Finlândia e na Itália e atua nas áreas de tecnologia de ponta como telefonia celular de 3ª geração e WAP (Wireless Aplication Protocol). Atualmente, é gerente de marketing da Nokia no Brasil. Em sua palestra, vai tratar da transmissão multimídia e o e-comerce (comércio eletrônico) por meio da telefonia celular.
Marcelo Negromonte – Jornalista do caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo, escreve sobre música na Internet. Negromonte vai falar sobre o funcionamento, a história e as possibilidades de utilização do MP3 por artistas independentes, tendo como exemplos os trabalhos do cantor Lobão e da banda norte-americana Public Enemy.
Marcelo K. Zuffo – Mestre em Engenharia Eletrônica e professor assistente do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola Politécnica da USP, Zuffo é coordenador técnico do Grupo de Computação Visual e Mídias Interativas do Laboratório de Sistemas Integrados (LSI), onde se desenvolvem pesquisas em computação visual e mídias interativas.
Régis Rossi Alves Faria – Mestre em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP e pesquisador associado do LSI, é responsável pela coordenação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e integração de tecnologias para serviços digitais e sistemas multimídia interativos. É músico instrumentista, especialista em processamento de áudio e membro da Audio Engineering Society.
Zuffo e Faria vão falar do alcance, das propostas, da evolução e das perspectivas de aplicação no mercado mundial de multimídia (áudio/ música/ vídeo/ dados/ programas/ espetáculos) dos formatos Mpeg4 e Mpeg7.
Dia 15 de março, quarta – DIREITOS AUTORAIS
Peter Jenner, Jose Neri, Sven Von Känel e José Carlos Costa Neto exploraram o tema Direitos Autorais (novos problemas e soluções decorrentes das novas formas de comercialização da música).
Os palestrantes:
Peter Jenner – Presidente da Associação dos Artistas Fonográficos Unidos (AURA) e membro do Fórum Internacional de Agentes (IMF), começou a agenciar o futuro grupo Pink Floyd aos 25 anos e realizou uma série de shows gratuitos no Hide Park de Londres, que culminou com The Rolling Stones in the Park, em 1969. Atualmente, agencia o T. Rex e Ian Dury, Yje Clash e Billy Bragg, Robyn Hitchcock e Eddi Reader. Jenner vai falar sobre os direitos dos artistas intérpretes, o futuro da indústria fonográfica e a sociedade digital.
Jose Neri – Compositor e músico, com mais de 15 anos de experiência no gerenciamento estratégico da indústria da música na economia digital, é diretor-gerente da recém-fundada Sociedade Digital de Autores e Editores (SDAE) e diretor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Sociedade Geral de Autores e Editores (SGAE), órgão de arrecadação de direitos autorais da Espanha, desde sua criação, em 1996. Espanhol de 47 anos, Neri vai tratar do licenciamento e da remuneração para autores no domínio digital.
Sven Von Känel – especialista em licenciamento na área multimídia que participa do evento de quarta-feira também, apresenta as novas tecnologias que garantem o controle sobre os direitos autorais.
José Carlos Costa Neto – Advogado, compositor, produtor cultural e autor do livro Direito Autoral no Brasil, de 1998. Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo, foi presidente do Conselho Nacional do Direito Autoral (CNDA) de 1979 a 1983. Costa Neto vai falar da atual situação dos direitos autorais no Brasil com relação às novas formas de comercialização e discutir propostas para melhorias no setor.
Dia 16 de março, quinta – NOVOS PROJETOS
André Vallias, Dagfinn Bach, Marcos Lazarini debateram sobre o tema Novos Projetos (exemplos de novas possibilidades tecnológicas).
Os palestrantes:
André Vallias – Sócio-diretor da Refazenda, empresa que está desenvolvendo o site Baluarte, apresenta este que será um portal dirigido à arte e cultura brasileira.
Dagfinn Bach – Fundador e presidente do Artpages International AS, portal internacional da Internet aberto a artistas e produtores de todo o mundo que queiram oferecer serviços. Norueguês de 44 anos, mestre em Música pela Faculdade de Educação de Hamar e Universidade de Bergen, promove e coordena projetos da área cultural, como o Jukebox, Argos e Caro, sobre música online. Bach vai explicar os serviços oferecidos pela Artpages e traçar um panorama do que os próximos anos reservam para a música online.
Marcos Lazarini – Diretor de conteúdo do site Mediacast, no qual desenvolve novos formatos audiovisuais valorizando a arte, entretenimento e cultura. Como dramaturgo e roteirista trabalhou ao lado de George Dust escrevendo novelas nas TVs Globo, Manchete e SBT (Teresa Batista, Tocaia Grande e Ossos do Barão). No cinema, trabalhou com Walter Lima Jr. Lazarini falará da experiência do Mediacast como exemplo brasileiro de difusão cultural por meio das novas tecnologias.
O ciclo de palestras aconteceu no ano 2000, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Itaú Cultural.