O Itaú Cultural, sob a coordenação do núcleo de música de Edson Natale e coordenação do evento Teca Alencar de Brito, promoveu o Seminário Internacional de Educação Musical, que abordou temas na área de educação, música, entre outros temas.

Os convidados focaram a formação do músico, a música como parte da formação integral do ser humano, a educação musical e a formação de educadores. Foi uma oportunidade para troca de experiências e reflexão entre educadores, músicos e o público, nas conferências, palestras e mesas-redondas, visando ampliar e redimensionar projetos, rumos e possibilidades de realização nessa área, de acordo com as transformações e necessidades presentes nas atuais sociedades.

Este evento contou com o multiinstrumentista Hermeto Pascoal que abriu o evento com uma aula-espetáculo. O seminário também trouxe diversas experiências trazidas por convidados internacionais, como Violeta de Gainza, os colombianos Jorge Sossa e Clara Calderón (presidente e professora da Escola de Música da Fundación Nueva Cultura), o inglês  Richard Frostick  (diretor do Islington Music Centre, de Londres), a sul-africana Petri van der Merwe (professora da Porchefstroom University, África do Sul), o francês François Delalande (integrante do GRM- Groupe des Recherches Musicales) e a argentina Judith Akoschky (autora de diversos livros sobre educação musical). Cecília Conde, educadora de destaque entre os brasileiros, participa da mesa-redonda Música na Escola, enquanto que a baiana Lydia Hortélio participa da mesa-redonda.

A aula-espetáculo Músicas da Música explorou a versatilidade do compositor e músico multiinstrumentista Hermeto Pascoal, abrindo a semana do seminário internacional.

HERMETO PASCOAL

É um dos maiores instrumentistas brasileiros e chegou a ser apontado pelo maestro Gil Evans, arranjador predileto do pistonista Miles Davis, como o melhor arranjador do mundo. Seu talento se reflete em sua formação musical auto-didata, passando por instrumentos como sanfona, clarinete, piano e saxofone. Participou de gravações de discos de Miles Davis, Sérgio Mendes e Edu Lobo e outros. Seu primeiro LP, A Música Livre de Hermeto, ganhou os prêmios de melhor solista e melhor arranjador da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Em 2000, publicou seu primeiro livro, Calendário do Som, numa parceria do Itaú Cultural e Editora Senac.

O evento aconteceu no ano de 2001 com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Itaú Cultural.