O Itaú Cultural realizou o Seminário Internacional de Educação Musical, sob a coordenação da pianista e educadora Teca Alencar de Brito. O evento contou com a presença de convidados importantes no ramo da música, como: Gainza (presidente do Fórum Latinoamericano de Educação Musical), Cecília Conde (responsável pela implantação do Projeto Música na Escola, no Rio de Janeiro) e o músico Hermeto Pascoal.

Os convidados desenvolveram temas sobre a formação do músico, a música como parte da formação integral do ser humano, a educação musical e a formação de educadores. Os educadores, músicos e o público, nas conferências, interagiram por meio de palestras e mesas-redondas, visando ampliar e redimensionar projetos, rumos e possibilidades de realização nessa área, de acordo com as transformações e necessidades presentes nas atuais sociedades.

PROGRAMAÇÃO

 

ABERTURA

– Aula-espetáculo Músicas da Música explorou a versatilidade do compositor e músico multiinstrumentista Hermeto Pascoal, abrindo a semana do seminário internacional.

A FORMAÇÃO DO MÚSICO

No primeiro dia de seminário, reflexões sobre os diferentes caminhos para a formação do músico, sejam formas acadêmicas ou intuitivas, objetivando refletir sobre os processos de aquisição do conhecimento musical, em sua forma mais plena.

 

Conferência inaugural – Música e Educação: panorama geral

A argentina Violeta de Gainza, uma das mais conceituadas educadoras musicais da América Latina, reconhecida internacionalmente, traçou um panorama geral sobre a relação entre música e educação.

 

Mesa-redonda: Músicos da Música

Reflexões e debate referentes ao processo de formação musical, a opção por um gênero musical (ou vários), as necessidades presentes no momento atual e pontos positivos e negativos decorrentes das formações específicas de cada convidado.