Lançamento do programa de rádio com 20 episódios distribuídos para rádios de todo o país discute a música brasileira

 

Em um momento em que a música brasileira não-comercial ocupa pouco espaço no rádio, o ITAÚ CULTURAL colocou à disposição de emissoras de todo o país a série Histórias da Música Brasileira, com 20 programas temáticos gravados em CD. Para marcar a lançamento da série, houve a mesa-redonda A Música Brasileira no Rádio, aberta ao público, com a participação da jornalista Maria Luiza Kfouri e do maestro e consultor do ITAÚ CULTURAL Nelson Ayres, responsáveis pela produção, texto e apresentação da série, do radialista Valvênio Martins, diretor da série, do músico Benjamim Taubkin, consultor do Núcleo de Música, e das jornalistas Patrícia Palumbo e Regina Porto.

Os programas, cada um com cerca de uma hora de duração, foram constituídos de pequenos textos e depoimentos de artistas, que mostravam diferentes épocas e estilos da música brasileira e fizeram um retrato da cultura nacional. O CD foi enviado gratuitamente para qualquer emissora que se dispusesse a veiculá-los, sem restrição quanto a vinhetas, patrocinadores e textos que pudessem ser intercalados entre os quatro blocos que compuseram cada programa. A única responsabilidade da emissora foi o pagamento dos direitos autorais das faixas incluídas, conforme procedimento habitual. Os programas foram veiculados em São Paulo pela Rádio Cultura AM às segundas-feiras às 18h, a partir de 29 de novembro, com reapresentação aos sábados às 14h.

 

Os Programas

Os Descobrimentos do Brasil: por meio de nossa música, o país foi descoberto várias vezes e em épocas diferentes, de Carlos Gomes ao grupo Uakti, passando por Heitor Villa-Lobos, Carmem Miranda, Ary Barroso, Vinícius de Moraes e Antonio Carlos Jobim, com um depoimento do próprio Jobim sobre suas composições para a peça e o filme Orfeu.

Sátira e Protesto: o humor e a contestação nas músicas de Noel Rosa, nas marchinhas de Carnaval, Chico Buarque, Geraldo Vandré, Cazuza e o rap.

A Música do Nordeste: de Luiz Gonzaga ao mangue beat, incluindo bandas de frevo, Jackson do Pandeiro, Capiba, o movimento Armorial e Chico César, que também faz uma participação especial no programa.

O Brasil visto pelo Brasil: como os compositores tratam o país entre o samba-exaltação de Ary Barroso e as declarações de amor da música contemporânea.

Os Segredos das Minas Gerais: do Barroco Mineiro ao pessoal de hoje, entre eles Titane e Sérgio Santos, passando por Ataulfo Alves, Milton Nascimento e o Clube da Esquina e João Bosco.

A Bahia me deu Régua e Compasso: Novos e velhos baianos, de Dorival Caymmi a Daniela Mercury.

Caminhos do Rock Brasileiro: Jovem Guarda, Mutantes, Skank, Sepultura e o que mais vier por aí.

Polícia x Samba: a conturbada relação entre a polícia e a música desde Pelo Telefone, de Donga, até os rapeiros atuais, sem esquecer a estrofe Chame o Ladrão, da música Acorda, Amor, de Chico Buarque (1974).

Trabalho e Malandragem: um tema que instigou tanto Noel Rosa quanto Chico Buarque e chegou a ser encomendado e financiado pelo Estado Novo em apologias exacerbadas à labuta, enquanto Dorival Caymmi cantava o encanto da preguiça.

Pau e Corda: os grandes estilistas do violão, cavaquinho, viola caipira, guitarra, guitarra baiana e sete cordas.

Da tradição para o Futuro: novas leituras da música tradicional dão origem a novas propostas, como os novos chorões, a música indígena e Marlui Miranda, o maracatu e Chico Science, Villa e Egberto Gismonti, o brega redescoberto pelos tropicalistas e a interpretação de sucessos do passado por cantoras como Maria Bethânia.

Música e Teatro: musicais de Braguinha, a trilha para o teatro de Arena, a Ópera do Malandro, atores-cantores e música para cinema-dança.

As Brancas e as Pretas: pianistas, acordeonistas e feras nos sintetizadores.

Bossa Nova e Outras Bossas: as muitas faces e histórias da Bossa Nova e arredores, como o samba-canção e o bolero, de seus precursores  Custódio Mesquita, Johnny Alf, Dick Farney e Lúcio Alves  aos sucessores  Guinga, Leila Pinheiro e Sérgio Santos.

Os Festivais: intérpretes que despontaram, músicas e compositores que ficaram e que sumiram da memória e os festivais do interior.

O Arranjo e o Ajeito: o arranjador como parceiro do compositor e do intérprete, como César Camargo Mariano, Wagner Tiso e outros, os compositores e arranjadores como Edu Lobo e Francis Hime e uma mesma música com arranjos diferentes.

Trabalhando em Conjunto: grupos vocais e instrumentais do Bando da Lua até o Uakti e os Paralamas do Sucesso, incluindo regionais, trios, big bands, quartetos vocais e duplas.

A Voz do Brasil: cantores e estilos de interpretação que fizeram a História da Música Brasileira.

A Alegria do Choro: as mil faces deste gênero em constante mutação, de Jacob do Bandolim a Armandinho.

Quando o Carnaval Chegar: um século de música para e sobre o Carnaval.

Os Componentes da Mesa-Redonda

Maria Luiza Kfouri é jornalista e atua em rádio desde 1982. Como diretora da Rádio Cultura AM de 1989 a 1995, conquistou os prêmios APCA (Associação Paulista da Críticos de Arte) para melhor programação musical em 1990 e 1991, além dos prêmios para melhores séries em 1992, 1993 e 1994. Atualmente trabalha na montagem da Discografia Brasileira e nesta série do ITAÚ CULTURAL.

Patrícia Palumbo, há 15 anos na área, comanda atualmente os finais de tarde da Rádio Eldorado FM, com os programas Boca da Noite e Hora do Rush. Ganhou dois prêmios APCA, como coordenadora de programação da Rádio Eldorado FM em 97 e pelo programa Vozes do Brasil em 1998, época em que era veiculado pela Musical FM. Hoje Vozes do Brasil é apresentado diariamente às 11h e desde que voltou ao ar tem sido um dos horários de maior audiência da Eldorado.

Regina Porto é musicista, radialista, sound designer e jornalista. Como bolsista da Fundação Vitae, prepara um livro sobre o maestro H. J. Koellreutter, de quem foi aluna. Ex-produtora e chefe de programação da Cultura FM São Paulo, expôs trabalhos radiofônicos na Europa, Estados Unidos, Rússia e América Latina. É colaboradora das revistas Bravo!, República, IstoÉ Gente, Concerto, Caros Amigos e Palavra. Seu projeto Metrópolis São Paulo acaba de ser eleito, entre cem candidatos do mundo todo, pelo concurso internacional Ars Acustica/99, promovido pela rádio alemã West Deutsche Rundfunk (WDR).

Valvênio Martins é radialista e coordenador de produção da Rádio Cultura AM. Como pesquisador da História do Rádio no Brasil, é responsável pelo Canal Memória do site MediaCast. Foi produtor da série O Rádio no Brasil, editada pela BBC de Londres e diretor técnico da Radiocriatividade Gessy Lever – Lintas.

Nelson Ayres, consultor do ITAÚ CULTURAL, atuou nos últimos anos na regência e na direção artística da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Na década de 80, integrou o Pau Brasil, quinteto de música instrumental com o qual fez várias turnês pela Europa e Japão, além de gravar quatro discos lançados internacionalmente. No mesmo período, gravou seus primeiros solos: um título para a série Música Popular Brasileira Contemporânea e Mantiqueira. Nos anos 70, criou a Big Band de Nelson Ayres, considerada o principal núcleo de revitalização da música instrumental paulistana.

Benjamin Taubkin é pianista e iniciou sua carreira como músico e produtor na década de 70. Realizou concertos no Brasil, Europa e Estados Unidos, participando de Festivais de Jazz e Música Brasileira ao lado de nomes como Rafael Rabello, Marlui Miranda, Madup e Paulo Mudgal, Paulo Moura e Zizi Possi. Seu primeiro CD solo, A Terra e o Espaço Aberto, lançado em 1997 pelo Núcleo Contemporâneo Gravadora e Produtora, do qual é fundador, foi indicado para o 11º Prêmio Sharp como revelação da música instrumental. Como produtor, desenvolveu vários projetos, entre os quais o Projeto Espaço Cultural A Casa. É consultor do Núcleo de Música do ITAÚ CULTURAL.

Ficha Técnica

SÉRIE HISTÓRIAS DA MÚSICA BRASILEIRA

Programa de rádio com 20 episódios temáticos, com duração aproximada de uma hora cada.

Produção, texto e apresentação: Maria Luiza Kfouri e Nelson Ayres.

Direção: Valvênio Martins.

Sonoplastia e montagem: Marcelo Aguiar e Alcides Antenucci.

MESA-REDONDA

A Música Brasileira no Rádio, com Maria Luiza Kfouri, Patrícia Palumbo, Regina Porto, Valvênio Martins e Nelson Ayres, marcando o lançamento do programa de rádio com 20 episódios temáticos que formam a série Histórias da Música Brasileira.

Dia 23 de novembro, terça-feira, às 20h.

ITAÚ CULTURAL, Sala Azul (350 lugares).

O seminário aconteceu no ano de 1999, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Itaú Cultural.