O Santander e a Gastromotiva veicularam, o primeiro episódio de uma websérie sobre o empreendedorismo no setor gastronômico e o aproveitamento integral dos alimentos e ingredientes. Os episódios, que foram gravados na Cozinha do 31, do Farol Santander SP e no Refettorio Gastromotiva no Rio de Janeiro, foram transmitidos pelo Facebook do Farol Santander São Paulo.
Nos três encontros, o empreendedor social David Hertz, fundador da Gastromotiva, recebeu a chef Katia Barbosa, especialista em comida popular brasileira e jurada do reality show Mestre do Sabor (TV Globo); e o chef Edson Leite, fundador do Gastronomia Periférica e vencedor do prêmio “Responsabilidade Social” da Prazeres da Mesa.
Abordando temas como: Nutrição; Higiene e Segurança; Reinvenção de Modelo de Negócios, os chefs contaram as suas experiências e vivências na gastronomia, com dicas sobre como os micro e pequenos empreendedores podem se reinventar com a criação de novas oportunidades para gerar renda durante a crise enfrentada no setor.
A parceria entre Santander e Gastromotiva ainda promoveu, após as gravações de cada episódio, a distribuição de 100 refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social, divididas entre São Paulo e Rio de Janeiro.
A conexão entre os temas é uma das principais marcas de atuação do Santander, que mantém amplo incentivo à gastronomia, seja atrelando sua marca aos principais eventos do País, ou atuando próximo à cadeia empreendedora do setor, desde o produtor rural até o consumidor final, por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças. Por meio desta unidade de negócios, o Santander Brasil está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.
Este compromisso se reflete em números: mais de 1 milhão de pessoas contam com o apoio do microcrédito, o que faz do Santander o líder neste segmento entre os bancos privados. São empreendedores, em sua maioria, informais, que trabalham em diversos setores, como serviços de costura, mercearias, salões de beleza e pequenos negócios em mais de 1,6 mil municípios no Brasil. A operação brasileira foi reconhecida no top 10 do ranking Change The World 2019 da revista americana Fortune.
Sobre a Gastromotiva
Fundada em 2006, pelo chef e empreendedor social David Hertz, a Gastromotiva é co-criadora do Movimento da Gastronomia Social. Uma iniciativa global que conecta pessoas, projetos, empresas, universidades, agências internacionais, governos e a sociedade civil em torno do poder transformador da comida. Fome, desperdício, falta de oportunidades, obesidade e má nutrição são desafios globais que demandam ações conjuntas. A partir da experiência acumulada em mais de uma década de trabalho e impacto social no Brasil, no México, na África do Sul e em El Salvador, a Gastromotiva segue transformando vidas nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU.
O evento aconteceu no ano de 2020, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.