Santander e a Gastromotiva veicularam o primeiro episódio de uma série composta por 3 webinars, seminário online que discutiu a importância da Gastronomia Social no combate aos efeitos da crise sanitária que atingiu o mundo a partir de 2020. Os episódios, gravados no Refettorio Gastromotiva no Rio de Janeiro, foram transmitidos nos dias 25/01; 01/02 e 08/02 (segundas), pelo canal do  Youtube do Santander Brasil, com mediação de David Hertz.

Abordando os temas de: Como a Economia Circular pode ser protagonista na crise alimentar (25/01); O papel das cozinhas comunitárias no desenvolvimento local de seus territórios (01/02); Educação popular e capacitação profissional no mercado de Gastronomia (08/02), profissionais do setor discutiram sobre importantes pilares enfrentados durante a pandemia, como o combate à desigualdade na falta de alimentos, o fomento do empreendedorismo na gastronomia e desenvolvimento local e as novas oportunidades e capacitação no segmento durante a crise.

Nos encontros, David Hertz, fundador da Gastromotiva, recebeu os especialistas:  Gustavo Porpino, analista de Alimentos e Territórios da Embrapa; Carolina Learth, superintendente de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis do Santander Brasil; Luiz Mileck, empreendedor social, idealizador e fundador do Coletivo Alimentar; Jandaraci Ferreira de Araújo, Gerente de Projetos Sociais do Santander Brasil; Lina Luz, coordenadora de Cultura Alimentar na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco – Fortaleza, CE; e João Marcelo Borges, Sócio-Diretor da consultoria Educação em Evidencias e Pesquisador da Fundação Getúlio Vargas.

O papel social da gastronomia é uma temática de suma importância ao Santander, que mantém amplo incentivo ao setor, seja atrelando sua marca aos principais eventos do país, ou atuando próximo a toda a cadeia empreendedora do segmento, desde o produtor rural até o consumidor final, por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças.

Sobre a Gastromotiva

Fundada em 2006, pelo chef e empreendedor social David Hertz, a Gastromotiva é co-criadora do Movimento da Gastronomia Social. Uma iniciativa global que conecta pessoas, projetos, empresas, universidades, agências internacionais, governos e a sociedade civil em torno do poder transformador da comida. Fome, desperdício, falta de oportunidades, obesidade e má nutrição são desafios globais que demandam ações conjuntas. A partir da experiência acumulada em mais de uma década de trabalho e impacto social no Brasil, no México, na África do Sul e em El Salvador, a Gastromotiva segue transformando vidas nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU

O evento aconteceu no ano de 2021, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.

Santander e Gastromotiva
Santander e Gastromotiva