O diretor, intérprete e compositor Rodrigo Pitta lançou Estados Alterados, em parceria entre a gravadora Som Livre e o selo musical Bento Records.
No disco, Rodrigo Pitta e Arto Lindsay criaram uma sonoridade incomum, original, contemporânea e ao mesmo tempo popular. Sons eletrônicos, comuns em uma pista de dança são, em Estados Alterados, reproduzidos, na sua maioria, por instrumentos acústicos gravados em estúdio. Uma nova ideia para o cenário de música popular brasileira, onde a poesia, na pista, ganha ecos tão fortes quanto beats eletrônicos. O disco foi gravado entre março de 2011 e março de 2013 nos estúdios Mega e Monaural, no Rio de Janeiro.
Os músicos foram: Bruno Di Lullo (baixo) atualmente na banda de Gal Costa e Rafael Rocha (bateria, percussão, beat e fx) – que integra a Banda Tono. O destaque do time foi o guitarrista, programador e compositor Rodrigo Coelho (guitarra, baixo, synths, beat, piano, fx, pads e sequencer), braço direito de Arto Lindsay na produção deste trabalho e vencedor do Red Bull Music Academy de 2013, em Nova Iorque.
Estados Alterados trouxe também os DJs Cuca (synths, beat, fx) e Carlomagno (instrumentos e programações) e ainda as participações especiais do tecladista Alberto Continentino (synths) nas canções que abrem o disco ‘Metrô’ e ‘Sambas Urbanos’, faixa, esta, que também tem a participação de Edi Rock dos Racionais MCs, interpretando a música incidental ‘Sampa’ de Caetano Veloso. Outra surpresa foi a cantora, compositora e artista performática multimídia Cibelle, fez um dueto com Pitta em Água Tudo. Fechando o álbum, o DJ Mau Mau remixou a faixa “Metrô”.
Uma das canções do disco, ‘Sambas Urbanos’ (Arto Lindsay e R/Pitta), faz parte da trilha sonora da novela Amor à Vida, da Rede Globo.
SHOWS
O lançamento do show-experiência de Rodrigo Pitta ocorreu no HSBC Brasil, em São Paulo. Direção de artística de Leonardo Netto (Verdade Uma Ilusão de Marisa Monte, Esquenta TV Globo) e do roteirista Fábio Mendes (Cachorro Manco Show, Um Homem Chamado Lee).
Em seguida, R/Pitta realizou o show de abertura do Hollywood Brazilian Film Festival, em Los Angeles. Para a ocasião, o cantor e compositor criou um espetáculo especialmente para o Festival: “Eletro Cartola!”, um tributo moderno ao mestre do samba, homenageado do festival deste ano. Além disso, Pitta apresentou canções e clipes de seu álbum de estreia “Estados Alterados”.
Rodrigo Pitta também apresentou a mesma versão do show realizado em Los Angeles no Club D-EDGE, um dos templos mundiais da música eletrônica, onde fez suas primeiras apresentações no ano passado.
No repertório músicas de seu álbum “Estados Alterados”, como “Sambas Urbanos”, trilha da novela “Amor à Vida”, “Metrô”, “Água Tudo”, além de clássicos da Música Brasileira como “Canto de Ossanha” (Baden / Vinicius de Moraes), “Cinco Minutos” (Jorge Ben), entre outras.
Ficha técnica – Estados Alterados:
Produzido por Arto Lindsay
Gravado nos estúdios Mega e Monaural no Rio de Janeiro, entre março de 2011 e maio de 2012.
Técnicos de Estúdio: Alberto Vaz (Mega) Renato Godoy (Monaural)
Mixado no Estúdios Mega no Rio de Janeiro
Masterizado no Japão por Wanab Studios
Produção Executiva: Rodrigo Pitta, Roberto Burstin, Paulo Felisbino e Leonardo Chiabai
Direção de Produção: Paulo Felisbino
Fotos Encarte: J.R. Duran
Direção de Arte: Rodrigo Pitta, Theodoro Cochrane
Arte Final: Rogerinhu
Jurídico: Andrea Francez Advogados
Assessoria de Imprensa: Paulo Marra
O CD foi lançado no ano de 2013, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.