A publicação, especializada em literatura, trouxe uma homenagem ao poeta Manoel de Barros, além das resenhas dos livros dos vencedores do Prêmio SESC de Literatura 2010.
Como parte da programação da Casa SESC na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, aconteceu o lançamento da terceira edição da Revista Palavra. A publicação do SESC é mais um canal de discussão da literatura brasileira contemporânea.
Esse número traz uma entrevista exclusiva com o poeta Manoel de Barros, apresentando um dossiê sobre a vida pessoal e profissional do escritor, além de um texto crítico de Adalberto Müller sobre sua obra e seu jeito tão peculiar de ser e de pensar.
A publicação contém uma matéria especial sobre a importância da escrita e sua função de registrar memórias, explorando textos de grandes pensadores como Michel Foucault e discorrendo sobre a importância dos registros escritos para a literatura.
Cartas pessoais de importantes escritores como Mario de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa e Guimarães Rosa são abordadas na revista, para elucidar a influência de escritos íntimos nas obras dos autores.
A edição contou com artigos de Emir José Suaiden, Álvaro Marins e Márcio Seligmann-Silva. Na seção poesia Lucila Nogueira e Eliakin Rufino dividiram espaço, Paulinho Assunção escreveu para a seção Blog e a crônica ficou por conta de Antonio Prata.
A revista traz, também, as resenhas dos livros vencedores do Prêmio SESC de Literatura 2010, o romance Habeas Asas, Sertão de Céu!, do paraense Arthur Martins Cecim, e a coletânea Contos de Mentira, da gaúcha Luisa Geisler.
SOBRE O SESC
O Serviço Social do Comércio – SESC – é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como marca principal a prestação de serviço e promoção do bem-estar social. Seu público-alvo são os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, a quem são destinados uma série de projetos e atividades, sempre norteados pelo caráter educacional. Ao longo de seus 65 anos de existência, tais ações se desdobraram e hoje o SESC atende não só aos comerciários e seus familiares, mas também a sociedade em geral, dentro de um amplo trabalho de responsabilidade social, atuando nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer.
Em cada cidade e região, o SESC promove múltiplas ações, tanto em suas sedes, como em projetos itinerantes, braços importantes da instituição, que atingem localidades distantes e com dificuldades de acesso a serviços básicos. Em cada serviço prestado pelo SESC, a educação está presente, como recurso fundamental. O objetivo é o desenvolvimento integral do indivíduo, contribuindo para sua formação sociocultural e sua inserção no mundo moderno. Na área de cultura, a Instituição promove ações de estímulo à produção artística, por meio de teatro, cinema, música, dança, artes plásticas, bibliotecas, palestras e oficinas, como forma de permitir ao público o acesso a espetáculos de qualidade e participação de um processo de reflexão sobre as artes.
O lançamento aconteceu no ano de 2011, com a assessoria de imprensa da Marra comunicação para o SESC – Casa Flip Paraty.