O filme apresentou diversas (felizes) histórias sobre empreendedorismo social e, entre os entrevistados, estão Muhammad Yunus (Prêmio Nobel da Paz) e Bill Drayton (fundador da Ashoka) documentário reúne os mais importantes expoentes do setor social do mundo.

Com produção da Mamo Filmes e Grifa Filmes e produção associada da Gullane Filmes, Mara Mourão lançou seu novo documentário, Quem se Importa, em 2012. Depois de ter revelado os bastidores e um pouco do dia-a-dia dos palhaços do Doutores da Alegria, em filme de mesmo nome, a diretora paulista traz à tona agora surpreendentes histórias de empreendedores sociais.

Filmado no Brasil, Peru, Estados Unidos, Canadá, Tanzânia, Suíça e Alemanha, Quem se Importa reúne histórias de homens e mulheres que têm como denominador comum a ação – tendo sempre como ponto de partida um incômodo grande com relação a determinada situação. Essas pessoas arregaçaram as mangas, pensaram em ações que pudessem reverter aquilo, geralmente a baixo custo e alto impacto, e executaram. 

Ativistas, transformadores, agentes de mudança, líderes sociais, são alguns dos nomes que são usados para definir as pessoas que souberam entender uma necessidade na sociedade e saíram da apatia e do imobilismo.

Algumas das histórias

Na fala de um dos entrevistados, o premiado ambientalista Dener Giovanini, considerado hoje um dos 54 heróis ambientais do planeta, fica claro que basta querer: “Qualquer pessoa pode ser um empreendedor social, não é nenhuma bênção divina, você não toma comprimido para virar empreendedor social. Você simplesmente se conscientiza do seu poder de transformação”.

Quem se Importa apresenta também a história de Vera Cordeiro, médica pediatra carioca que, ao notar o desespero das mães quando seus filhos doentes tinham alta (e elas, poucas perspectivas de tratar das crianças em suas casas muito pobres), montou um enorme plano de ação que passou a auxiliar a família inteira por até dois anos depois do diagnóstico. O também brasileiro Eugênio Scanavino chegou à Amazônia há cerca de 30 anos e viu-se como o único médico a atender 800 comunidades rurais. Hoje ele tem um barco-hospital que chega às áreas mais remotas da floresta.

Também está no filme o nigeriano Isaac Durojaiye que notou que a falta de banheiros, limpos e públicos, era responsável por muitas doenças que acometiam sua comunidade; montou então uma rede de toaletes públicos. Karen Tse, uma norte-americana radicada em Genebra, visitou diversas prisões e campos de refugiados ao redor do mundo e montou uma instituição que tenta garantir aparato jurídico a quem não tem e evitar assim abusos e prisões desnecessárias. Seu objetivo é ambicioso: acabar com a tortura e as prisões injustas ao redor do mundo.

E o documentário também traz uma entrevista com Bill Drayton, fundador da Ashoka, a primeira organização do mundo a identificar e apoiar o empreendedorismo social. O norte-americano tem um papel fundamental no segmento e foi inclusive o grande disseminador do termo “empreendedor social” ao redor do mundo. Muhammad Yunus é outro importante líder: a sua experiência, em Bangladesh, o levou ao Prêmio Nobel da Paz, em 2006. Foi ele o inventor da primeira linha de microcrédito no mundo. 

 

Empreendedores sociais – por ordem de aparecimento e identificação:

MUHAMMAD YUNUS (Gremeen Bank / Bangladesh – www.muhammadyunus.org)

KAREN TSE (International Bridges for Justice / Suiça – www.ibj.org)

PREMAL SHAH (Kiva / Estados Unidos – www.kiva.org)

VERA CORDEIRO (Saúde Criança / Brasil – www.saudecrianca.org.br)

WELLINGTON NOGUEIRA (Doutores da Alegria / Brasil – www.doutoresdaalegria.org.br

BILL DRAYTON (Ashoka / Estados Unidos – www.ashoka.org)

DENER GIOVANINI (Renctas / Brasil – www.denergiovanini.com.br )

OSCAR RIVAS (Sobrevivência / Paraguai – www.sobrevivencia.org.py)

BART WEEDJENS (Apopo / Tanzânia) www.apopo.org/home.php

JEHANE NOUJAIM (Pangea Day / Estados Unidos) http://www.facebook.com/jehanen?ref=ts

RODRIGO BAGGIO (CDI / Brasil – www.cdi.org.br )

EUGÊNIO SCANNAVINO (Saúde e Alegria / Brasil – www.saudeealegria.org.br)

ISAAC DUROJALYE – ou DUROJAYIE (DMT Mobile Toillets / Nigéria) http://www.dmttoilet.com/aboutus.htm

JOAQUÍN LEGUÍA (Ania / Peru – www.mundodenia.org)

AL ETMANSKI (Plan / Canadá – www.plan.ca)

JOHN MIGHTON (Jump / Canadá – www.jumpmath1.org)

JOAQUIM MELO (Banco Palmas / Brasil – www.bancopalmas.org.br)

MARY GORDON (Roots of Empathy / Canadá – www.rootsofempathy.org)

Ficha técnica

Entrevistados: Muhammad Yunus, Bill Drayton, Al Etmanski, Bart Weetjens, Dener Giovanini, Eugenio Scannavino Netto, Isaac Durojayie, Jehane Noujaim, Joaquim Melo, Joaquín Leguía, John Mighton, Karen Tse, Mary Gordon, Oscar Rivas, Premal Shah, Rodrigo Baggio, Vera Cordeiro e Wellington Nogueira.

Direção: MARA MOURÃO

Direção de Fotografia: CRISTIANO WIGGERS e DADO CARLIN

Montagem: ANDRÉ FINOTTI e RENATA TERRA

Música Original: ALEXANDRE GUERRA

Som Direto: CANTÍDIO COSTA, MIQUÉIAS, PEDRO MOREIRA e SAMUCA

Edição de Som: INPUT ARTE SONORA

Direção de Arte de Animação: RENATO BATTAGLIA e SYLVAIN BARRÉ

Animações, Artes e Gráficos: CAMALEÃO FILMES e CITRONVACHE

Produzido por: TATIANA BATTAGLIA e MARA MOURÃO

Produção Executiva: MAURICIO DIAS E FERNANDO DIAS

Produção: TÚLIO SCHARGEL

Produtor Associado: GULLANE FILMES