Primeiro guia exclusivamente dedicado à Amazônia Brasileira

O Guia Philips Amazônia chegou às principais livrarias e bancas do país, com versões em português e em inglês. Esta publicação da Philips do Brasil foi a primeira a explorar detalhadamente a porção brasileira da maior floresta tropical do planeta feita por uma editora brasileira, a Horizonte Geográfico.

Guia Philips Amazônia - 2002
Guia Philips Amazônia – 2002

 

Sua elaboração contou com a participação de diversos colaboradores, incluindo professores e estudiosos das principais instituições de pesquisa brasileiras, como o Instituto de Pesquisa da Amazônia (INPA) e a Universidade de São Paulo (USP).

O guia foi resultado de um trabalho de três anos, nos quais foram percorridos mais de 100 mil quilômetros por água, terra e ar por 8 repórteres. A publicação tem 340 páginas, 400 fotografias e dezenas de ilustrações e mapas, com informações detalhadas sobre a região, destacando as melhores atrações para visitar no Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e norte do Mato Grosso: apresenta 140 roteiros de visitas e mais de 150 páginas sobre a história, a natureza e a cultura da Amazônia.

As informações presentes são as mais variadas, incluindo desde as teorias da origem da biodiversidade amazônica, passando pelos principais problemas ambientais e as alternativas de desenvolvimento para a floresta, até indicações de passeios de barco e programas de ecoturismo em Reservas Extrativistas. Soma-se a isso ainda um glossário com os termos regionais e um mini-guia ilustrado de 110 principais espécies de animais e plantas da floresta, com um pequeno texto sobre suas principais características e curiosidades. Completando o material, uma relação de serviços, com indicações de hotéis, restaurantes, serviços de apoio ao turista, endereços úteis, indicações de sites, livros e instituições ambientais.

O Guia Philips Amazônia fez parte do Projeto Philips Brasilis, um selo que identificava os projetos que tinha por objetivo incentivar a cultura, a arte, os patrimônios histórico e ambiental brasileiros. Alguns exemplos: IQE – Instituto Qualidade de Ensino, 500 Anos da Moda de Pernambuco, Antônio Nóbrega, Banda Cheiro de Amor, Nova Jerusalém, Patrimônio histórico, Folhetos Parques Nacionais, Guias Philips de Parques Nacionais e Guia Philips Pantanal e Bonito.

Conteúdo do Guia Philips Amazônia

A primeira parte do guia descreve aspectos abrangentes da Amazônia: como se preparar para a viagem, qual a melhor época para ir, como se movimentar na região (principais estradas e rotas de barco), o que levar, qual a época de festivais, principais características ambientais e humanas da Floresta Amazônica. Os capítulos são divididos em: Descobrindo a Amazônia, Como se movimentar, Como se Preparar, Cenário Ecológico (subdividido em Introdução, Clima, Terra das Águas, Ecossistemas, Fauna), O Homem na Amazônia (subdividido em Ocupação e Povoamento, Os Produtos da Floresta, Impactos Ambientais, O Caboclo, Povos Indígenas e Glossário).

A segunda parte apresenta as atrações das principais cidades e arredores da região: Acre (Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Xapuri), Amapá (Macapá e arredores), Amazonas (Manaus, Barcelos, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira), Pará (Belém, Bragança, Marabá, Marajó, Santarém), Mato Grosso (Alta Floresta), Rondônia (Porto Velho, Costa Marques, Guajará-Mirim), Roraima (Boa Vista e arredores). O conteúdo das cidades abrange informações sobre os aspectos históricos, econômicos, culturais e ambientais e textos sobre as atrações com indicações de endereços, preços e horários de funcionamento. As atrações vão desde destaques arquitetônicos, cachoeiras, montanhas, rios, ilhas, Parques Nacionais, Reservas Extrativistas, passeios de barco etc. O conteúdo relativo às cidades é complementado por pequenos textos em destaque sobre a culinária, lenda, história ou outro aspecto interessante da região.

A terceira parte reúne os serviços, com indicação de endereços úteis, hotéis e restaurantes em todas as cidades citadas no guia, referências de Instituições de Pesquisa, livros e websites sobre a região.

A quarta parte é um mini-guia de animais e plantas da Amazônia, com as principais espécies da fauna e flora, ilustradas e descritas. Cada espécie tem um pequeno texto com informações sobre comportamento, alimentação, reprodução e curiosidades.

O lançamento aconteceu no ano de 2002, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Philips do Brasil.