A Philips do Brasil buscou auxiliar no desenvolvimento do conceito de cidadania junto a seus funcionários através do programa Philips Voto Consciente – Eleições – Isto também é com você. A ação fez parte do programa de Responsabilidade Social da Philips e engloba uma série de atividades apartidárias que buscam conscientizar os funcionários da empresa sobre o papel do eleitor e a importância do voto.

Para desenvolver o programa, a Philips contou com o apoio da Transparência Brasil (associada à Transparency International), organização não governamental dedicada ao combate à corrupção. Existia a preocupação de se utilizar uma linguagem adequada ao diversificado público-alvo, que totalizava 8 mil pessoas, incluindo todos os funcionários da Philips no Brasil e profissionais terceirizados, com funções diversas que iam desde o trabalho no chão da fábrica ao mais alto escalão. 

A primeira preocupação era conscientizar os funcionários para que não desperdiçassem seu voto. Para que isso não acontecesse, o programa dava dicas completas. Explicava desde o funcionamento e área de atuação dos três poderes, até o processo eleitoral, situando o papel fundamental do eleitor. A partir do momento em que o funcionário estivesse consciente de sua importância neste processo, foram sugeridas informações que os eleitores devessem buscar sobre os candidatos e onde elas poderiam ser encontradas, de forma que a escolha seja bem feita.

Em cada uma das cidades onde estavam localizadas as fábricas da Philips no país, Manaus (AM), Mauá (SP), Recife (PE) e Varginha (MG), foi realizado um jogo especial de futebol society. Os funcionários participaram tanto como jogadores como plateia. A ideia era traçar um paralelo entre política/eleições e o futebol, tornando a discussão mais acessível a esse público específico. O árbitro foi o ator Adriano Stuart (do filme Boleiros, de Ugo Giorgetti) e sua atuação foi o diferencial em relação a um jogo comum, pois ele apitou interpretando um juiz “ladrão”: no primeiro tempo beneficiou um time, e no segundo tempo beneficiou o outro. Em seguida, houve uma breve exposição com todos os presentes a respeito dos reflexos da arbitragem sobre o jogo e jogadores, buscando uma comparação com o processo eleitoral. O programa se valia da maior facilidade que o público em geral tem de discutir sobre futebol do que sobre política, lembrando que a corrupção em ambos os casos é indesejável. E, ainda, que uma boa conduta do juiz (ou do político) só estimula o jogador (ou o cidadão) a participar da partida (ou do processo democrático), e cabe a todos a constante vigilância para que o juiz escolhido (ou político eleito) seja apto para o cargo e correto no exercício de suas funções.

Para São Paulo, a equipe do Philips Voto Consciente preparou ainda duas ações especiais. O jornalista Juca Kfouri, membro do Conselho Deliberativo da Transparência Brasil, realizou a palestra “Raízes da Corrupção no Brasil, englobando futebol, empresas e política. Também seguiu a linha do paralelo estabelecido entre futebol e política, sendo aberta a todos os funcionários da empresa na cidade. O dia 30 de agosto marcou o lançamento do programa para o público interno e a Philips convidou funcionários com cargos gerenciais e acima para assistirem à mesa-redonda Corrupção na política. A mesa contou com os convidados: Marcos Magalhães (presidente da Philips para a América Latina), Eduardo Capobianco (presidente da Transparência Brasil), Josias de Souza (diretor da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília) e Fernando Luiz Abrucio (cientista político e professor da PUC-SP e da FGV-SP).

As ações de Responsabilidade Social da Philips foram: disseminação de conhecimento sobre o meio ambiente e doenças sexualmente transmissíveis e incentivo a novos talentos artísticos. Alguns deles são programas que envolvem ações de “voluntários empresariais” em escolas da rede pública de ensino. Estes voluntários são funcionários da Philips interessados que recebem treinamento da empresa para tratar dos temas propostos em cada um dos programas junto aos alunos, em datas agendadas antecipadamente. No Aprendendo com a Natureza, a ação dos voluntários leva a discussão sobre meio ambiente a classes de 1ª a 4ª série do ensino fundamental com dinâmicas que incluiam atividades com o kit educacional Aprendendo com a Amazônia. Já os voluntários do Doe Vida buscavam esclarecer e sensibilizar os alunos de 14 a 18 anos sobre doenças sexualmente transmissíveis. Ainda sobre meio ambiente, mas no campo das publicações, a Philips editou uma série de folhetos educativos sobre Parques Nacionais, que foram distribuídos gratuitamente aos visitantes dos parques e publicou guias sobre regiões do Brasil. Tratava-se de uma ação conjunta, sendo que a renda obtida pela Philips na venda dos guias patrocina os folhetos sobre os parques. No campo da arte, a ação foi o Prêmio Art Expression para Jovens Talentos, competição que chegou em sua nona edição e premiou novos artistas plásticos da América Latina, com direito a exposição no Brasil dos trabalhos vencedores.

Sobre a Transparência Brasil

A Transparência Brasil (TB) foi fundada em abril de 2000 por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção. A organização promovia a defesa do interesse público, por meio do combate à corrupção, visando contribuir para o aperfeiçoamento das instituições e do processo democrático. Era associada à Transparency International (TI), a única organização mundial dedicada exclusivamente a combater a corrupção. A TB estabeleceu redes, parcerias e intercâmbios com organizações não governamentais, universidades e poder público e outras entidades, facilitando a atuação desses órgãos e da sociedade civil, no âmbito nacional e internacional. Também participou da criação, organização e atuação de entidades locais, internacionais e fóruns que tinham como objetivo a promoção do combate à corrupção, além de apoiar pessoas, grupos, movimentos e organizações que lutam por reformas institucionais e conscientização pública, inclusive na formulação de denúncias institucionalizadas.

O lançamento do programa aconteceu no ano de 2003, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Philips do Brasil.