Primeiro guia de ecoturismo especialmente sobre a região
O Guia Philips Nordeste foi mais um título da Coleção Guias Philips, única coleção brasileira de guias de ecoturismo. Editado pela Horizonte Geográfico, o guia teve versões em português e inglês, trouxe informações detalhadas sobre os nove Estados Nordestinos e mostra que, além das praias paradisíacas, há muitos outros lugares a serem explorados. Numa ação conjunta, assim como foi feito no lançamento de todos os Guias Philips, a renda obtida pela empresa com a venda da publicação foi revertida para a produção de folhetos informativos e educativos sobre Parques Nacionais que foram distribuídos gratuitamente nas localidades abordadas.

O Guia Philips Nordeste traz 462 atrações, entre elas 343 praias, além de informações como listas de hotéis e restaurantes selecionados. Também faz parte do guia uma descrição abrangente da região, um exclusivo glossário com termos regionais, a história e geografia de cada lugar, as curiosidades e diversos motivos para justificar a visita aos locais. Entre alguns aspectos destacados estão a influência holandesa nas ruas do Recife Antigo, com suas pontes e sobrados, a cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, que todo os anos recebe milhares de romeiros em peregrinações, o Festival de Jazz que acontece no interior do Ceará, a história do bumba-meu-boi no Maranhão e os registros paleontológicos dos primeiros habitantes das Américas no Piauí.
Elaborado por uma equipe de jornalistas e fotógrafos, o guia traz em suas 336 páginas, cerca de 200 fotografias feitas por profissionais de renome, como Vidal Cavalcante, Zig Koch e Christian Knepper, ilustrações e mapas detalhados. Também destaca as mais importantes atrações de cada região abordada – como cachoeiras, rios, trilhas, montanhas e ilhas. Oferece informações precisas sobre quando viajar e o que levar na bagagem. Traz ainda uma seleção de hotéis, pousadas, restaurantes, serviços públicos e outros estabelecimentos existentes em cada região, além de apresentar a história, a cultura, a geografia, a fauna e a flora dos locais indicados.
O Guia Philips Nordeste faz parte do Projeto Philips Brasilis, um selo que identifica os projetos que têm por objetivo incentivar a cultura, a arte, os patrimônios histórico e ambiental brasileiros. Alguns exemplos são: Guias Philips Parques Nacionais, Guia Philips Amazônia, Guia Philips Pantanal e Bonito, Folhetos Philips Parques Nacionais, IQE – Instituto Qualidade de Ensino, 500 Anos da Moda de Pernambuco, Antônio Nóbrega, Nova Jerusalém e Patrimônio histórico.
Guia Philips Nordeste – Conteúdo detalhado
O conteúdo do Guia Philips Nordeste atende tanto o leitor que deseja viajar para um dos nove Estados que compõe a região quanto para o que tem a intenção de conhecê-los de maneira detalhada mesmo sem sair de casa. Antes de abordar as particularidades de cada Estado, o leitor encontrará na obra um roteiro explicativo, Como Usar Este Guia, onde são descritos os vários elementos presentes em cada capítulo. Ela ensina a usar os recursos do guia – Ficha Técnica, História, Dicas, Serviço, Mapa, Atrações, Arredores, Para Visitar, Roteiros – e traz um box sempre com aspectos curiosos sobre a região. Em Descobrindo o Nordeste, o leitor conhecerá mais detalhadamente a história dessa região e, finalmente, em Como se Preparar, receberá uma série de dicas gerais, para poder apreciar melhor as atrações. Na terceira capa do livro, há um mapa com as principais cidades e estradas dos Estados do Nordeste.
O guia é dividido por capítulos que contam a história do Nordeste e de sua gente, da fauna e flora, além dos Estados que compõe a região nordestina – Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão – sendo que, para cada uma deles, há um resumo com as principais atrações e um mapa detalhado, onde estão localizadas as capitais e as principais cidades, suas principais rodovias, rios e, finalmente, seus parques nacionais.
No capítulo Cenário Ecológico há uma introdução com informações sobre o ecossistema, o desenvolvimento do povoamento da região, uma fração histórica que narra as guerras e ocupações que ocorreram no nordeste. É também dividido em Litoral, Sertão e Rio São Francisco, especificando a história de cada lugar.
Em O Homem do nordeste é contada a história dos Primeiros Tempos, quando o índio vivia sozinho e não conhecia o homem branco. Narra a chegada dos portugueses e os conflitos vividos naquela época, além de falar sobre o Ciclo da Cana-de-açúcar, o homem sertanejo e os contrastes existentes no Nordeste. Ao virar a página, o leitor se depara com um glossário que contém o significado de palavras comuns na região nordestina.
Seguindo o roteiro do guia, o leitor encontrará os capítulos específicos de cada estado, nos quais ficará sabendo qual a melhor época do ano para visitar cada cidade, cada região, terá informações como as principais atrações e que tipo de roupa deverá usar durante os passeios. Cada um dos capítulos contém um texto de introdução, com informações sobre história, geografia e clima. Também informa sobre o ecossistema, área total em quilômetros quadrados, condições das estradas, quilometragem total de praias e a época certa para conhecer cada local.
Na seção Serviços, estão listados os endereços e telefones de órgãos úteis, como Prefeitura, hospital, rodoviária, correio e bancos mais próximos, além de uma relação de hotéis, pousadas e restaurantes.
O lançamento aconteceu no ano de 2003, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Philips do Brasil.