Oficina, consagrada produtora na realização de cinco grandes blocos de Carnaval de Rua paulistano, festas temáticas, espetáculos e eventos corporativos, apresenta, na terça-feira de carnaval (21 de fevereiro), o desfile do bloco Galo da Madrugada. Após sucesso em sua estreia na capital paulista, em 2020, com cerca de 500 mil pessoas, o tradicional bloco de Recife se concentra próximo ao Obelisco do Ibirapuera, às 9h, e segue em cortejo pela Avenida Pedro Álvares Cabral a partir das 10h.

De Recife à São Paulo: o retorno do Galo da Madrugada

É sobre o tema Viva a Vida, Viva o Frevo, Viva Enéas que o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco do mundo pelo Guinness Book, promete marcar o seu retorno ao Carnaval de Rua com muita folia e celebração à cultura pernambucana. Após dois anos de pandemia, neste carnaval, o bloco deseja, em primeiro lugar, valorizar a vida e a possibilidade de respirar o clima carnavalesco novamente. Sem deixar a sua essência de lado, o desfile se embala pelo Frevo, patrimônio cultural de Pernambuco e do Brasil, e homenageia o centenário de um de seus fundadores: Enéas Freire.

O trio elétrico da festa será comandado por Gustavo Travassos, vocalista oficial do bloco, e uma banda de 10 músicos. Uma das atrações do desfile de 2020, o cantor reúne em seu repertório clássicos da música regional e nacional, incluindo Frevo Mulher (Zé Ramalho), O Homem da Meia Noite (Alceu Valença), Pagode Russo (Luiz Gonzaga) e País Tropical (Jorge Bem Jor), Nas Ondas do Desejo e Arreia a Lenha (Almir Rouche), Cometa Mambembe (Carlos Moura); Vassourinha (Matias da Rocha) entre outros sucessos. O bloco também contará com as participações especiais de Cinthia Barros e João Felix.

Presente nas ruas de Recife desde 1978, é em São Paulo que o Galo da Madrugada encontra a sua segunda casa e ajuda a contar a história do carnaval do Brasil. Os famosos clarins dão as boas-vindas ao Carnaval 2023, seguidos por um abre-alas composto por 8 palhaços.

Para exaltar a cultura popular, diferentes elementos resgatam as raízes de Pernambuco e transformam a maior capital do país em uma explosão de cores. Neste ano, dois grupos de Maracatu, manifestação do estado que envolve música e dança, apresentam-se, em que, juntos, somam 30 batuqueiros. Com as famosas sombrinhas, 23 passistas de Frevo agitam a folia por meio de um dos principais ritmos e danças do carnaval brasileiro. Os símbolos do bloco também desembarcam na cidade: duas esculturas de galo com 2,90 de altura e 20 galinhos.

O folclore ainda marca presença no Galo da Madrugada ao trazer dois Caboclos de Lança, figuras atreladas ao Carnaval e ao Maracatu Rural. Outras celebrações que transformam o desfile em uma experiência são os Caboclinhos, grupos populares de representação da cultura indígena, e o grupo paulistano Cia Brasílica, que leva frevo e diferentes montagens à cidade.

Em Recife, o Galo da Madrugada realiza a sua 44ª edição no dia 18 de fevereiro, tradicional Sábado de Zé Pereira. Com o mesmo tema de São Paulo, o bloco sai pelas ruas do centro da capital pernambucana em um percurso total de 6,5 km.

Trio Maravilha

O Trio Maravilha, uma das principais novidades apresentadas pela Oficina no Carnaval 2020, será novamente utilizado pelos blocos realizados pela produtora. Tendo em vista sempre o objetivo em entregar ao público a melhor estrutura, a Oficina decidiu criar do zero, em parceria com o engenheiro Ronaldo Bitello, um trio elétrico que atendesse suas necessidades e estivesse de acordo com as normas de trânsito. Com 19m de comprimento, 4,4m de altura e 2,6m de largura, o Trio Maravilha conta com um palco 360º, que permite maior proximidade entre os foliões e os músicos. O sistema de som é outro diferencial, com 48 caixas de som PA/SUB D&B, última geração, mesas de som digitais e microfonação sem fio da bateria.

Agenda dos blocos no Carnaval 2023

Realizados pela última vez em 2020, as apresentações dos blocos da Oficina voltaram com força total em 2023. Além dos desfiles do Bloco do Sargento Pimenta e Bangalafumenga, na Avenida Faria Lima, que reuniram cerca de 60 mil pessoas, a produtora ainda estará à frente de duas atrações. Confira a agenda:

  • Os Capoeira: 18 de fevereiro (sábado) – Rua Belmiro Braga (Vila Madalena); das 11h às 17h
  • Fogo e Paixão: 25 de fevereiro (sábado) – Av. Faria Lima x Avenida Juscelino Kubitscheck; das 12h às 18h

Sobre Galo da Madrugada:

Site Galo da Madrugada: http://www.galodamadrugada.com.br/novosite/

Sobre a Oficina:

Site: http://www.oficina.etc.br/

Facebook: @oficina.etc

Instagram: @oficina.etc.oficial

A Oficina, mantida há 11 anos pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, Cesar Pacci, Fernando Pegoretti e Thaisa Samahá, mantém a missão de construir momentos, conexões e alegria por meio da realização do carnaval de rua, festas temáticas e experiências culturais, como peças de teatro e ocupações artísticas no espaço público, além de eventos corporativos nos mais diversos formatos.

Prezando por uma logística cuidadosa, profissional, inclusiva e sustentável, a Oficina mantém em São Paulo os blocos de carnaval Bangalafumenga, Bloco do Sargento Pimenta, Fogo & Paixão, Os Capoeira e Galo da Madrugada. Pensando no público infantil e em toda a família, a produtora criou o Bloquinho (carnaval infantil) e desenvolveu o espetáculo Bento Batuca, premiado como o melhor musical infantil de 2018 pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Já em 2019, foi responsável pelo Fomento e Comunicação do espetáculo musical “As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água”, com músicas do Palavra Cantada e bonecos do Grupo Giramundo.

Entre os anos de 2020 e 2022, durante o período pandêmico da Covid-19, a Oficina se reinventou. Para entreter a multidão que se transformou em telas individuais devido ao isolamento social, a empresa acessou uma nova oportunidade de atuação: o setor corporativo. Com o segmento, a Oficina e a Befoür, agência de brand activation e eventos, estabeleceram uma collab de sucesso que levou soluções criativas às empresas e segue ampliando as suas entregas mesmo após a retomada das atividades presenciais. No âmbito digital, a Oficina ainda promoveu eventos e experiências virtuais para o setor cultural, o seu carro-chefe é uma das áreas mais afetadas pelo período.

Com a retomada dos eventos presenciais já desde o ano passado, a produtora se prepara para o Carnaval 2023 e terá uma agenda repleta de atrações, com todos os blocos confirmados para desfilar nas ruas de São Paulo.