A primeira edição do Carnaval em Cena, promovido pela Oficina de Alegria, acontecerá no feriado de 1º de maio e levará ao novo Komplexo Tempo, no bairro da Mooca, um evento gratuito que reunirá durante seis horas músicacinema e apresentações artísticas em palco aberto.

Pela primeira vez em seus eventos, a Oficina de Alegria trará a novidade do cinema, com exibição de curtas temáticos sobre o carnaval. Entre eles, está o Sambatown (2011), animação escrita e dirigida por Cadu Macedo, que narra uma história sobre três personagens envolvidos num triângulo amoroso. Ambientado em algum lugar nas Américas negras, o filme mistura elementos do candomblé e dos antigos bailes de carnaval.

Também mantendo o incentivo à realização e democratização das expressões artísticas, o Carnaval em Cena contará com apresentações diversas em palco aberto.

Encerrando o evento, o tradicional bloco Bangalafumenga, que comemora dez anos de carnaval em São Paulo, fará um show especial com sua formação “eletrobanga”, comandada por Rodrigo Maranhão nos vocais, junto a Thiago di Sabatto na guitarra, Hamilton Fofão no cavaquinho e Dudu Contreras e André Kurchal na percussão.

Palco Aberto

Interessados em se apresentar no Carnaval em Cena poderão se inscrever e participar de um processo que vai selecionar quatro artistas para apresentações de 20 minutos cada durante o evento.

Serão aceitas inscrições de artistas de todos os gêneros: apresentações musicais, de teatro, esquetes de humor, stand-up, monólogos. Os interessados podem se inscrever através do link: https://forms.gle/6B6FZ18jAYnzbjXu7.

Originalidade, aderência ao tema, facilidade de execução e diversidade são os critérios adotados para seleção. As apresentações acontecerão entre 17h30 e 19h.

O prazo inscrições é entre os dias 13 e 24 de abril. Os selecionados serão divulgados no dia 27 de abril através do perfil do Instagram oficial da Oficina de Alegria (@oficinadealegria).

Evento inclusivo

O evento gratuito acontece das 15h às 21h do domingo dos trabalhadores e os ingressos devem ser retirados na plataforma Sympla. Para entrada no local é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Carnaval em Cena é apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com produção da Oficina de Alegria. Projeto realizado através do Edital Proac Expresso Direto nº 37/2021.

Ficha Técnica Sambatown

Escrito e Dirigido: Cadu Macedo.

Produção de Animação: Usinanimada.

Direção de Animação: Rogério Shareid.

Layout e Animação: Nicolas Mendes.

Cenários: Diogo Kalil.

Produção Musical: Arthur Guidi.

Composição e Arranjos: Maestro Laercio de Freitas.

Direção Musical: Maurício Lima.

Sobre a Oficina de Alegria

Site: http://www.oficinadealegria.com.br/
Facebook: Oficina de Alegra
Instagram: @oficinadealegria

A Oficina de Alegria, fundada há 12 anos, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti. Os fundadores deixaram suas carreiras em empresas tradicionais para se dedicarem ao desenvolvimento de projetos que têm como missão criarem momentos de conexões para o público ou empresas.

Por meio de valores como cidadania e respeito ao meio ambiente, a Oficina de Alegria resgata o espírito do carnaval com festas nas ruas, praças das cidades, peças de teatro e eventos corporativos, com ambiente de coletividade, simplicidade, liberdade e, claro, muita alegria.

Com uma logística cuidadosa e profissional, a Oficina de Alegria faz carnaval o ano inteiro com eventos que vão além dos desfiles, como ensaios abertos e festas temáticas em espaços públicos e fechados. Os blocos trabalhados pela produtora em São Paulo são: Bangalafumenga, Bloco do Sargento Pimenta, Fogo & Paixão, Os Capoeira e Galo da Madrugada.

Além disso, pensando no público infantil e suas famílias, a Oficina de Alegria criou o Bloquinho (carnaval infantil) e desenvolveu o espetáculo Bento Batuca, premiado como o melhor musical infantil de 2018, de acordo com a Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).

Em 2019, foi responsável pelo Fomento e Comunicação do espetáculo musical infantil de bonecos “As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água”, com músicas do Palavra Cantada e bonecos do Grupo Giramundo.