A cidade de Belo Horizonte teve um encontro com a música no ano de 2011. O Festival Natura Musical Minas que trouxe quinze atrações gratuitas durante todo o dia nas praças Duque de Caxias – Santa Tereza (região Leste), Liberdade (região Centro-Sul), Estação (Centro) e Parque Ecológico Lagoa do Nado (Região Norte).
Pela primeira vez em Belo Horizonte, o Festival promoveu o encontro de artistas como Milton Nascimento com Roberta Sá e Maria Gadú, Aline Calixto com Carlinhos Brown. Pato Fu, Palavra Cantada, Flávio Renegado, Marcelo Jeneci, Lô Borges e Pedro Morais foram alguns dos artistas que também se encontram com o público da capital mineira no Festival Natura Musical Minas.
O Festival teve o objetivo de ampliar a atuação da Natura no estado e promover o encontro da música mineira com a diversidade da música brasileira. Com formato pioneiro de evento em Belo Horizonte, a estimativa de público para o Natura Musical Minas no dia dos namorados foi de 30 mil pessoas de todas idades. O evento aconteceu entre às 10h e 22h em 4 palcos com programação simultânea.
Programação detalhada
Praça da Liberdade (Região Centro-Sul)
Oficina Grupo Trampolim (MG) – infantil
Palavra Cantada (SP) – infantil
Pato Fu – Música de Brinquedo (MG) – infantil
Lô Borges e Pedro Morais (MG)
Praça Duque de Caxias (Região Leste)
Pequeno Cidadão (SP) – infantil
Oficina do Grupo Trampolim (MG)
Karina Buhr (PE)
Flávio Renegado (MG)
Marcelo Jeneci (SP)
Parque Ecológico Lagoa do Nado (Região Norte)
Grupo Curupaco (MG)
Vivaviola e Meninas de Sinhá (MG)
Oficina do Grupo Trampolim (MG)
Marku Ribas (MG)
Zé da Guiomar (MG)
Praça da Estação (centro)
Oskestra Rumpilezz (BA)
Aline Calixto (RJ) convida Carlinhos Brown (BA)
Milton Nascimento (MG) convida Maria Gadú (SP) e Roberta Sá (RN)
Estrutura e Ações do Festival
Gestão de Resíduos do Festival: Cuidados com o meio ambiente – Para garantir o cuidado com o meio ambiente e a preservação do espaço público, a Natura trabalhará em parceria com a empresa Recicleiros e a ASMARE (Associação dos Catadores do Papel Papelão e Material Reaproveitável) para fazer a gestão dos resíduos gerados pelo Festival.
As quatro praças contarão com coletores separados para resíduos orgânicos e inorgânicos, produzidos na oficina da ASMARE a partir do reaproveitamento de bombonas de papelão, para facilitar a coleta seletiva dos materiais. Os coletores trarão, de forma didática, explicações sobre onde deve ser descartado cada material.
Na Praça da Estação haverá a operação de triagem in loco na Central de Triagem, ou seja, todo o lixo produzido já será separado para reciclagem ou compostagem. Nesse local, o público poderá acompanhar e conhecer um pouco mais sobre esse processo. Nas outras três praças, haverá uma operação dedicada a triagem dos materiais do festival separadamente dentro da sede da ASMARE.
A triagem será realizada tanto nos resíduos sólidos recicláveis quanto nos orgânicos. O objetivo é reduzir ao mínimo a quantidade de resíduos enviados para aterro, por isso os orgânicos serão encaminhados para compostagem, por meio de uma parceria especial com a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana de Minas Gerais) que receberá o material triado.
As mesas de triagem 100% ecológicas e com tecnologia específica para atuação em eventos, utilizadas pelos Recicleiros, serão desenvolvidas no local e ficarão com a ASMARE para futura utilização. Todo o resíduo reciclável do evento também será doado para a associação como forma de geração de renda para a organização.
Atividades paralelas – Festival Natura Musical Minas
Para que o público entre no clima de encontro com a música do evento, foram realizadas algumas atividades paralelas:
Ação Mega Fone: Promoters, antes do evento, circularam em bares da Cidade com grandes fones de ouvidos para que duas pessoas escutem simultaneamente músicas dos artistas que participaram do Festival. Quem acertar o nome da música que estiver tocando, ganha um presente da Natura. A playlist é apresentada em formato de um cardápio musical para que o público tenha contato com todas as atrações que farão parte do evento. A ação acontece nos próximos dias 10 e 11.
Totens Musicais: Para que a população conhecesse um pouco mais os artistas que se apresentaram no Festival, a Natura espalhou 10 totens musicais por universidades da Cidade e também no Chevrolet Hall. Os equipamentos possuem quatro fones à disposição do público para que possam ouvir as canções dos artistas que participam do Festival, assim como toda a programação do evento. São 44 músicas disponíveis para o público.
Pedalada pelo meio ambiente: Para que a população de Belo Horizonte se preparasse para o Festival Natura Musical Minas, a Natura criou diversas ações antes do evento, em quatro espaços públicos da capital mineira. Entre elas, a pedalada “Uma volta em BH, celebrando a música e o Meio Ambiente”.
A atividade foi realizada no sábado, 4/6, véspera da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Além da divulgação do festival, a pedalada propôs levar a população a refletir sobre o seu papel na preservação do meio ambiente, por meio do incentivo ao uso das bicicletas como meio de transporte.
Marcelo Jeneci participou do Festival Natura Musical Minas, em 2011, e a Marra Comunicação realizou a assessoria de imprensa do evento.