Durante um dia inteiro, e com acesso gratuito, o público prestigiou apresentações de jazz, samba, MPB, rap, música infantil, entre outros ritmos no Festival Natura Musical. Foram 14 atrações compostas por 21 artistas, espalhadas pelo Estacionamento do Expominas, na Gameleira, e pelas praças Duque de Caxias, em Santa Tereza; e Praça JK, em Mangabeiras. Foram 11 horas de música em encontros inusitados e inéditos de diferentes artistas – mineiros e outros vindos de vários estados.
A programação começou na praça Duque de Caixas e na praça JK, com atrações especialmente para o público infantil. Na tradicional praça do bairro Santa Tereza, quem abriu o evento é o grupo Catibiribão, que divertiu as crianças com um musical repleto de composições próprias, cantigas e brincadeiras. Em seguida, o grupo Jazz Mineiro Orquestra, liderado por Nivaldo Ornelas e que reuniu renomados instrumentistas de Belo Horizonte, recebeu no palco o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos. A banda formada nos corredores da Universidade Federal de Minas Gerais, Graveola e o Lixo Polifônico também mostrou um pouquinho da mistura de gêneros e letras bem humoradas que agitam a nova geração da música popular mineira. No meio da tarde, subiu ao palco o músico pernambucano Otto. Para fechar as apresentações na praça, um encontro muito esperado entre o baiano Tom Zé e a cantora Mallu Magalhães, que gravaram uma faixa inédita para o novo álbum do cantor e se apresentaram juntos pela primeira vez após a parceria.
Os Flautistas da Proarte, orquestra e coro constituídos por adolescentes e jovens iniciantes na arte musical, iniciaram as apresentações na Praça JK, que também foi palco de apresentações de músicos consagrados e novos nomes da música brasileira. Abrindo a programação da tarde, o violinista e compositor Thiago Delegado convidou um dos maiores talentos do violão brasileito, Yamandu Costa e o virtuoso bandolinista Hamilton de Holanda para dividir o palco em algumas canções. No palco passou também a cantora baiana Marcia Castro, que transitou pelo universo da música brasileira contemporânea por meio da fusão de suas experiências musicais. Houve também, muita poesia e romantismo com Vander Lee que, além de cantar grandes sucessos de sua carreira, apresentou canções inéditas de seu disco Sambarroco. Roberta Sá, que fez uma participação no show do cantor Milton Nascimento, retornou nesta edição com uma apresentação exclusiva. A cantora encerrou a programação do dia interpretando canções do seu quinto disco, Segunda Pele, que teve a turnê patrocinada pelo Natura Musical neste ano.
No Estacionamento do Expominas, a programação começou com a apresentação do baterista Esdra Ferreira, o Nenêm, que convidou a sambista Teresa Cristina. Na sequência, o rap diferenciado de Flávio Renegado encontrou a irreverência da musicalidade do paulista Emicida. A programação continuou em alta com Seu Jorge que apresentou o show de seu álbum, Músicas Para Churrasco, e recebeu o cantor Criolo para um dueto inédito. E, para encerrar em grande estilo a segunda edição do Festival Natura Musical em Belo Horizonte, o cantor Gilberto Gil subiu ao palco em uma apresentação grandiosa e festiva com participações especiais.
FESTIVAL NATURA MUSICAL MINAS
Serviço
Praça Duque de Caxias (Região Leste)
Catibiribão (MG)
Jazz Mineiro Orquestra (MG) convida Naná Vasconcelos (PE)
Graveola e o Lixo Polifônico (MG)
Otto (PE)
Tom Zé (BA) convida Mallu Magalhães (SP)
Praça JK (Mangabeiras – Região Centro-Sul)
Flautistas da Proarte (RJ)
Thiago Delegado (MG) convida Yamandu Costa (RS) e Hamilton de Holanda (RJ)
Marcia Castro (BA)
Vander Lee (MG)
Roberta Sá (RJ)
Estacionamento do Expominas (Gameleira – Região Oeste)
Nenêm (MG) convida Teresa Cristina (RJ)
Flávio Renegado (MG) convida Emicida (SP)
Seu Jorge (RJ) convida Criolo (SP)
Gilberto Gil (BA) e convidados
Catibiribão participou do Festival Natura Musical, em 2012, e a Marra Comunicação realizou a assessoria de imprensa do evento.