Fotos: https://we.tl/t-tWgLsy8YSF

Porto Alegre, maio de 2022 – O Farol Santander Porto Alegre participa mais uma vez da programação do Noite dos Museus, que chega a sua sexta edição em 2022. O icônico edifício no Centro da capital gaúcha ficará aberto para visitação gratuita neste sábado (21)das 19h à 01h, com suas exposições de arte atualmente em cartaz, além de uma programação musical específica, com quatro shows no Grande Hall.

Além das mostras permanentes Memória e Identidade e Os Dois Lados da Moeda, o Farol Santander Porto Alegre tem hoje abertas para visitação duas exposições recém-inauguradas: Observatório, de Artur Lescher; e ECOARt, de Ricardo Nauenberg.

Observatório é a primeira grande mostra individual de Lescher em Porto Alegre e apresenta, com 28 obras, uma retrospectiva de sua carreira. Logo na entrada da exposição que ocupará as galerias localizadas no mezanino do edifício, os visitantes se deparam com a instalação Pivô (2014), uma grande estrutura suspensa desenvolvida em materiais como latão e cabo de aço, medindo seis metros e pesando trezentos quilos, que simula o funcionamento de um pêndulo.

Já a exposição ECOARt, idealizada pelo artista multimídia Ricardo Nauenberg, utilizando tecnologia de última geração, é composta por uma grande instalação imersiva, que mostra a beleza dos biomas brasileiros e alerta para a importância da preservação ambiental. A instalação é composta por totens monumentais, em formato cilíndrico, com tamanhos que chegam a 8 metros de diâmetro por 6 metros de altura, onde serão projetados filmes de cada bioma, feitos a partir da animação de imagens de importantes fotógrafos, como Araquém Alcântara (Amazônia e Pantanal), Cássio Vasconcellos (Mata Atlântica), Tadeu Vilani (Pampas) e André Dib (Cerrado e a Caatinga).

Atrações Musicais

Como um diferencial no Farol Santander durante a programação do Noite dos Museus, o Grande Hall do edifício receberá quatro apresentações musicais. A abertura da noite de shows fica por conta do instrumentista gaúcho Cleômenes Junior (19h15), tocando o novo disco Selva Urbana; na sequência, o virtuoso guitarrista gaúcho Marcelo Corsetti apresenta ao público seu mais recente trabalho, intitulado Kayanakani (20h15). Completam o line-up ainda o Projeto Nó (21h15), com o show instrumental Saudação; e o Guitarras da Cidade (22h15), projeto comandado pelos guitarristas gaúchos Eduardo Gambona, James Liberato e Paulinho Barcellos, mesclando jazz, blues e rock.

Sobre o Farol Santander Porto Alegre

Construído para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre, completou três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 10 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio.

O Cine Farol Santander, no sobsolo do prédio, já exibiu mais de 15 programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e estrangeiros.

O histórico edifício no Centro da capital gaúcha, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes.

Na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Já no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.

Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre conta ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia;

O subsolo, que já conta com o Cine Farol Santander e a mostra Os Dois Lados da Moeda, ainda oferece aos visitantes um café.

Sobre o Noite dos Museus

O evento estreou em Porto Alegre em 2016 e já reuniu milhares de pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha, com público crescente a cada edição. Em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus. No mesmo ano, o projeto também lançou o portal www.noitedosmuseus.com.br, que reúne conteúdos originais sobre arte e cultura. Em 2022, o projeto abrirá a sede do Instituto Noite dos Museus, na região do Quarto Distrito. O local, com capacidade para receber até mil pessoas ao ar livre, conta com estrutura para abrigar eventos que unem arte, cultura, gastronomia, lazer, inovação e educação.

A sexta edição do Noite dos Museus é apresentada por Ministério do Turismo, Instituto Noite dos Museus e Instituto Ling com patrocínio master de Crown Embalagens, patrocínio de CEEE Grupo Equatorial Energia, copatrocínio de Empresas Randon e Banrisul Consórcio, apoio de Lojas Colombo e Crediare e apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul. O evento é uma realização da Rompecabezas, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, com financiamento via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.