O Farol Santander Porto Alegre completa quatro anos em março como um polo cultural, turístico e gastronômico da capital gaúcha. Para celebrar o novo ano, a instituição recebe, em 2023, uma programação que atrai diversos públicos e reúne exposições, música, homenagens e filmes.
A partir de 2022, o Farol Santander Porto Alegre passou a destacar o cenário musical regional e nacional em suas iniciativas. Assim, a primeira grande novidade de 2023 é a presença da instituição no festival Porto Verão Alegre, que acontece de 9 de janeiro a 12 de fevereiro, e traz shows de artistas renomados, como Ney Matogrosso.
Entre as mostras inéditas, o Farol Santander Porto Alegre apresenta 100 Anos de Athos Bulcão, que homenageia a contribuição artística do pintor carioca, e SMART LIGHTS, que explora o universo da luminosidade na arte. Já Toda Noite e Intangível – A Arte de Shohei Fujimoto, últimas exposições abertas em 2022, podem ser conferidas até março de 2023.
O histórico prédio gaúcho também reserva um espaço à sétima arte. Para começar o ano, o Cine Farol exibe a mostra Animações da Sony e promove uma série de oficinas gratuitas de formação audiovisual.
Música no Farol Santander Porto Alegre
Porto Verão Alegre (09/01/23 a 12/02/23)
Considerado um dos maiores festivais multiculturais do Brasil, o Porto Verão Alegre completa 24 anos em 2023. Com uma programação recheada de espetáculos, performances, shows e filmes, a iniciativa reúne, ao longo de 35 dias, mais de 120 atrações em 14 espaços gaúchos, incluindo o Farol Santander Porto Alegre pela primeira vez.
Pela parceria, a instituição será palco de grandes nomes da música nacional. O Átrio do edifício receberá os shows Amaro Freitas convida Xênia França, Andre Abujamra & Illegal Joe – Tubarões Voadores, Brum Big Band: uma noite de jazz, Inquilinas cantam Gal, Sentido, da cantora Vanessa Morena, e Vivir, da companhia de flamenco DEL PUERTO. Já em 8 de fevereiro, Ney Matogrosso e Duda Brack encerram o cronograma musical com a apresentação Na pista com quem interessa, realizada no Grande Hall.
Exposições que atravessam 2022
Toda Noite (06/12/22 a 05/03/23)
No Mezanino do Farol Santander Porto Alegre, a mostra Toda Noite reúne trabalhos do fotógrafo e ensaísta Vicente de Mello e recebe curadoria de Marília Panitz e Aldones Nino. A partir de materiais como filmes, equipamentos fotográficos, sucatas, pedras e vegetais, o premiado artista desenvolve 14 séries sobre a sua linha de interesse, que ressaltam a luz, o tempo e a ideia de fragmentação.
Intangível – A Arte de Shohei Fujimoto (20/12/22 a 19/03/23)
Pela primeira vez na América Latina, Intangível – A Arte de Shohei Fujimoto apresenta no Grande Hall o trabalho imersivo e tecnológico do artista japonês, considerado um dos principais nomes da arte digital mundial. Com curadoria de Antonio Curti, a exposição aborda as relações entre o ser humano e o invisível que Fujimoto resgata em suas obras.
Exposições inéditas de 2023
100 Anos de Athos Bulcão (28/03/23 a 27/06/23)
Para homenagear o centenário de Athos Bulcão, o Mezanino e o Átrio do Farol Santander Porto Alegre recebem mais de 100 obras que destacam a relação entre Arte e Arquitetura do pintor e criador multimídia carioca. 100 Anos de Athos Bulcão permite que o público visualize um panorama da poética e contribuição do artista a partir de desenhos, pinturas, gravuras, fotomontagem, objetos e trabalhos gráficos.
SMART LIGHTS (31/10/23 a 28/01/24)
Outra exposição que envolve arte e tecnologia é SMART LIGHTS. Sendo a luz um objeto de estudo de diferentes movimentos artísticos, a mostra, que tem curadoria do Instituto Urbe, utiliza a luminosidade como matéria prima. Com instalações interativas, os artistas trabalham modulações, cores e sombras que potencializam a experiência luminosa diante do espaço.
Cine Farol
Mostra Animações da Sony
Entre os dias 5 de janeiro e 1º de fevereiro, o Cine Farol apresenta a mostra gratuita Animações da Sony. Composta por 16 filmes dublados, a seleção traz muita diversão para toda a família neste período de férias.
Confira a programação completa e as sinopses aqui: https://docs.google.com/document/d/12bcLxLLY9cmeT967E_h2nlJq_QmoOrDA/edit?usp=sharing&ouid=101150514494010413117&rtpof=true&sd=true
O início do ano também garante novos aprendizados. De janeiro a fevereiro, o Cine Farol realiza sete oficinas presenciais e gratuitas sobre produção audiovisual e linguagem cinematográfica. As aulas são dedicadas a jovens entre 10 e 17 anos e professores do ensino básico que se interessam por esse campo como instrumento pedagógico.
Confira o cronograma das oficinas:
- 12/01 – A Cena, os Atores e a Direção, com Bruno Carvalho
- 17/01 – Animando Desenhos, com Marco Arruda
- 19/01 – Animação: técnicas e linguagens, com Rodrigo John
- 24/01 – Atuação, com Kaya Rodrigues
- 26/01 – Produção audiovisual e percursos possíveis, com Sofia Ferreira
- 31/01 – O Poder do Som e da Trilha Sonora no Audiovisual, com Augusto Stern
- 07/02 – Enredo e personagem: como montar uma história de ficção, com Letícia Wierzchowski
Sobre o Farol Santander Porto Alegre
Criado para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre completou três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 11 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio. Em 2022, o Farol Santander Porto Alegre ampliou sua atuação cultural com concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança. Participaram respectivamente a Orquestra de Câmara da ULBRA e a Cisne Negro Cia. de Dança. O Cine Farol, no sobsolo do prédio, exibe programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e internacionais.
Projetos conectados à gastronomia, como o Restaurante PopUp!, além de inovações culturais como o Extensões e o Farol.Live, também passaram a ocupar o edifício no Centro da capital gaúcha. Neste ano, o Farol Santander Porto Alegre também marcou presença como uma das instituições participantes da Bienal do Mercosul 2022.
O histórico prédio, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes. Na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Já no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.
Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre conta ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia. O subsolo do prédio ainda oferece aos visitantes o Kofre Café.