Cine Farol, localizado no Farol Santander Porto Alegre, divulga sua programação de filmes para o mês de março. Com obras que retratam questões filosóficas, espirituais e culturais, a mostra Espiritualidade e Consciência exibirá seis filmes ao longo das próximas semanas, com duas sessões que também contarão com comentários e debate de especialistas.

A programação traz duas sessões diárias ao Cine Farol, sempre às 15h e às 17h30. A mostra Espiritualidade e Consciência fica em cartaz de 9 (quinta-feira) a 31 de março (sexta-feira). Já as sessões comentadas acontecem no dia 17, às 17h30, para o filme A História dos Vira-latas, e no dia 24, também às 17h30, para Adeus Lacan. Todas as exibições, incluindo as que recebem os debates, custam R$ 17,00 (inteira) e R$ 8,50 (meia).

Confira, abaixo, a seleção completa e mais informações sobre os filmes:

SINOPSES E DESCRIÇÕES

Espiritualidade e Consciência:

O Terceiro Caminho, de Annette Larson

Uma docuficção que segue a imersão inesperada de uma adolescente no mundo da consciência e do despertar emocional que a força a enfrentar a batalha interior enquanto sua vida está desmoronando. As pessoas estão buscando significado e propósito em suas vidas como nunca antes, enquanto a crise da saúde mental atinge proporções épicas nos Estados Unidos e além. Este filme traz perguntas, respostas e sabedoria especializada a esses tópicos para fornecer aos espectadores um roteiro para sua própria jornada interior.

2022, Documentário, 91 min. Classificação Indicativa: 14 anos.

Rompendo o Silêncio, de Dara Sanandaji e Freddie Bel

Um documentário inspirador dedicado a todos ao redor do mundo que sofrem silenciosamente nas sombras – sozinhos, exaustos e sem esperança. É uma história pessoal sobre psicose que tocará incontáveis corações e mentes, não importa quem você seja ou onde esteja na vida. Em sua essência, este filme é uma intensa jornada profunda na mente, como ela pode se quebrar e como pode finalmente se curar.

2021, Documentário, 60 min. Classificação Indicativa: 14 anos.

Júpiter 2032, de Nathalie Vaglio

Em um futuro próximo coordenado por um governo mundial geral e pela propaganda em massa, as crianças adquirem a habilidade de se conectar ao planeta Júpiter. Enquanto eles aprendem a dominar o potencial humano superior, o planeta Terra muda para um novo despertar.

2022, Fantasia, Mistério, Ficção-Científica, 80 min. Classificação Indicativa: Livre.

A História dos Vira-latas, de Christina Georgiou

Em uma sociedade consumista onde tudo, inclusive o melhor amigo do homem, é tratado como descartável, pessoas comuns ajudando cães vadios nos lembram o que é ser humano(a). Através de suas experiências, sucessos, dificuldades e dilemas, o documentário expõe o problema e suas soluções, ao mesmo tempo em que aborda a condição humana no mundo ocidental.

2021, Documentário, 94 min. Classificação Indicativa: 14 anos.

Vivendo com Fantasmas, de Stephen Berkley

Uma viúva gravemente aflita se oferece para participar de um estudo controverso, onde cientistas induzem “reconexões sensoriais” entre sobreviventes e falecidos – a primeira pesquisa acadêmica financiada publicamente desse tipo.

2021, Documentário, 93 min. Classificação Indicativa: 14 anos.

Adeus Lacan, de Richard Ledes

Com perspicácia realista e habilidade artística, Adieu Lacan retrata as lutas de uma jovem brasileira, Seriema, que está tentando entender por que seu caminho para a maternidade chegou a um impasse insuportável. Após dois abortos espontâneos e a possível perda de seu casamento, Seriema viaja para Paris em 1972 para se submeter a um tratamento psicanalítico com o dissidente analista francês Jacques Lacan.

2021, Drama, 93 min. Classificação Indicativa: 14 anos.

SESSÕES COMENTADAS

A História dos Vira-latas:

17 de março (sexta-feira), às 17h30 – Após a exibição do filme A História dos Vira-latas, de Christina Georgiou, o Cine Farol recebe um debate sobre a trama e sua temática com as seguintes personalidades: Fernando Antunes, jornalista, doutor em Comunicação Social pela PUCRS e membro-fundador do Coletivo Antiespecista e do Movimento Vegano Anticapitalista (MOVA), e sócio-fundador do Santuário Voz Animal; Fernanda Ellwanger de Lima, pedagoga, especialista em Gestão Educacional e sócio-fundadora e diretora presidente do Santuário Voz Animal; e Maria Lisandra Rodrigues Sousa, administradora, pós-graduada em Engenharia de Produção e fundadora do projeto social MLRS Educação Canina, que oferece palestras e consultorias gratuitas ao varejo pet e atendimento a abrigos, e do Instituto Fade de Fomento do Bem Estar Animal.

Adeus Lacan:

24 de março (sexta-feira), às 17h30 – Já na semana seguinte, é a vez do filme Adeus Lacan, de Richard Ledes, e suas abordagens serem discutidas pelas seguintes personalidades: Amadeu Weinmann, professor do departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do PPG de Psicologia Social e Institucional da UFRGS, e diretor da clínica de atendimento psicológico da UFRGS; e Sander Machado, psicanalista, membro efetivo do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre e aderente da Apertura para Otro Lacan (APOLa), autor de livros como Gramáticas do masoquismo (Artes & Ecos, 2023) e co-organizador de Desambiguar Lacan de Freud (Artes & Ecos, 2023).

PROGRAMAÇÃO E HORÁRIOS

Espiritualidade e Consciência:

09/03

15h – O Terceiro Caminho

17h30 – Rompendo o Silêncio

10/03

15h – O Terceiro Caminho

17h30 – Rompendo o Silêncio

11/03

15h – O Terceiro Caminho

17h30 – Rompendo o Silêncio

12/03

15h – O Terceiro Caminho

17h30 – Rompendo o Silêncio

15/03

15h – O Terceiro Caminho

17h30 – Rompendo o Silêncio

16/03

15h – Júpiter 2032

17h30 – A História dos Vira-latas

17/03

15h – Júpiter 2032

17h30 – A História dos Vira-latas (Sessão Comentada)

18/03

15h – Júpiter 2032

17h30 – A História dos Vira-latas

19/03

15h – Júpiter 2032

17h30 – A História dos Vira-latas

21/03

15h – Júpiter 2032

17h30 – A História dos Vira-latas

22/03

15h – Júpiter 2032

17h30 – A História dos Vira-latas

23/03

15h – Vivendo com Fantasmas

17h30 – Adeus Lacan

24/03

15h – Vivendo com Fantasmas

17h30 – Adeus Lacan (Sessão Comentada)

25/03

15h – Vivendo com Fantasmas

17h30 – Adeus Lacan

26/03

15h – Vivendo com Fantasmas

17h30 – Adeus Lacan

29/03

15h – Vivendo com Fantasmas

17h30 – Adeus Lacan

30/03

15h – Vivendo com Fantasmas

17h30 – Adeus Lacan

31/03

15h – Vivendo com Fantasmas

17h30 – Adeus Lacan

Sobre o Farol Santander Porto Alegre

Criado para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre completou três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 11 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio. Em 2022, o Farol Santander Porto Alegre ampliou sua atuação cultural com concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança. Participaram respectivamente a Orquestra de Câmara da ULBRA e a Cisne Negro Cia. de Dança. O Cine Farol, no sobsolo do prédio, exibe programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e internacionais.

Projetos conectados à gastronomia, como o Restaurante PopUp!, além de inovações culturais como o Extensões e o Farol.Live, também passaram a ocupar o edifício no Centro da capital gaúcha. Neste ano, o Farol Santander Porto Alegre também marcou presença como uma das instituições participantes da Bienal do Mercosul 2022.

O histórico prédio, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes. Na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Já no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.

Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre conta ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia. O subsolo do prédio ainda oferece aos visitantes o Kofre Café.