Depois de estrear em Salvador e se apresentar em Recife, a próxima parada da turnê Romântico Ambiente, de Carlinhos Brown, foi no Rio de Janeiro, onde o músico baiano fez show no Teatro Oi Casagrande. A turnê foi o ponto de partida para o lançamento dos dois novos CDs do artista, Adobró e Diminuto, que chegaram ao mercado com distribuição pela Sony Brasil e patrocínio da Natura por meio do Natura Musical – o projeto de gravação dos CDs e turnê foi selecionado entre mais de 250 inscritos no Edital Nacional 2009, categoria Turnê.

Sempre associado ao ritmo da percussão e ao Carnaval, Carlinhos Brown mostra, pela primeira vez, em Romântico Ambiente, seu lado mais melódico e cancioneiro que ficou bastante conhecido nas vozes de outros artistas ou em projetos especiais como os Tribalistas.

Durante cerca de uma hora e meia, Brown desfilou um repertório que mesclou músicas dos novos álbuns, como as músicas de trabalho “Tantinho” e “Você Merece Samba”, com sucessos de sua carreira, como “Seo Zé”, “Velha Infância”, “Maria de Verdade” e “Meia Lua Inteira”, executada num solo de berimbau. Em clima intimista, Brown abre o show com a balada “Romântico ambiente”, do CD Diminuto, um álbum de canções e sambas leves, diferente do Adobró, mais dançante e solar.

O virtuosismo como percussionista também tem seu momento de explosão quando o criador da Timbalada trava uma batalha com quatro latas de alumínio. A banda que acompanha Brown na turnê Romântico Ambiente é formada por Paulinho Rocha (bateria), DaniloElbermárioAbará e Dedé Reis (percussão), Ronaldo Borges (baixo), Gerson Silva (guitarra/violões e direção musical), João Teoria e Júnior Maceió (sopros), Jelber (teclados e acordeon) e André Magalhães (teclados e programações).

Com figurino de Cao AlbuquerqueBrown assina a concepção do cenário em parceria com Gualter Pupo que traz, dentre outros elementos, projeções feitas especialmente para cada uma das músicas. A produção executiva é da Janela do Mundo em parceria com a Caderno 2 Produções e a Dellarte.

O show aconteceu no Rio de Janeiro, em 2010, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Natura Musical.

Créditos: João Meirelles