O violeiro e o artista plástico se revezam no palco para mostrar suas interpretações do cotidiano urbano

Abrindo a programação de setembro do Rumos Musicais, voltada para a reunião de linguagens artísticas diferentes, o músico Passoca e o artista plástico Guto Lacaz apresentam o espetáculo SONORO MUDO, dia 14 de setembro, (terça-feira), às 18h30, no ITAÚ CULTURAL.

&nbspEnquanto nas mãos de Passoca é a viola caipira que dá o tom  para um repertório  inspirado em situações vividas na cidade, Guto Lacaz  manuseia objetos do cotidiano em performances inusitadas. Um dos destaques da apresentação do músico será a interpretação de “Num Barraco Precário”, poesia de Ezra Pound musicada por ele nos anos 80. Na Pensão, Cão Vadio, Sonora Garoa e O Relógio da Paulista – entre outras composições de Passoca – serão intercaladas com as cenas programadas pelo artista plástico.

Definidas por Lacaz como situações político-plásticas bem-humoradas, suas performances exploram novas interações para o homem e a máquina. Como abrir um guarda-chuva com uma máquina de escrever é um exemplo dessas cenas, que

utilizam também aspirador de pó, furadeira elétrica, serra tico-tico, vassoura e afins.

&nbspPassoca e Guto Lacaz foram colegas da turma de Arquitetura nos anos 70. Trilharam linguagens diferentes como forma de expressão artística e, agora, encontram-se novamente neste espetáculo. A apresentação contará também com a participação especial de Javier Judas – arquiteto, cineasta, ator e  fiel parceiro de Lacaz.

O músico

Passoca é cantor, compositor, violeiro e produtor cultural. Com 23 anos de carreira, a maior parte dela vivida nos palcos paulistanos,  Passoca está produzindo, atualmente o disco Inéditos de Adoniran, uma produção independente programada para lançamento no próximo ano.

O artista plástico

Guto Lacaz é formado em Arquitetura, mas  sua fama advém de uma intensa atividade artística tanto na área de artes plásticas, com trabalhos expostos no Brasil, Estados Unidos e Europa, como nas performances humorísticas que vem realizando desde o início desta década.

RUMOS MUSICAIS 1999

Criado para valorizar a produção musical em diversos aspectos, o projeto RUMOS MUSICAIS do ITAÚ CULTURAL, que desde 1997 divulga compositores e intérpretes de diversas vertentes da música brasileira, este ano pretende funcionar também como estímulo criativo para o meio musical.

Esta iniciativa tem sido viabilizada por meio de quatro ações básicas: encomenda de obras e de primeiras audições, encontro de grupos ou artistas de diferentes universos musicais, encontro da música com outras linguagens e a apresentação de grupos que tenham um trabalho extremamente original e importante.

Além disso, RUMOS MUSICAIS prevê o lançamento de dois CDs, com os artistas convidados que participaram do projeto em 1997 e 1998, e a gravação de um programa que será veiculado pela TV Cultura e pelo site da MTV. RUMOS MUSICAIS é uma realização do Núcleo de Música do ITAÚ CULTURAL.

Rumos Musicais, com Passoca e Guto Lacaz, aconteceu no ano de 1999, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Itaú Cultural.