Panamericana – Escola de Arte e Design, em parceria com a Revista About, promoveram uma exposição que reuniu os trabalhos premiados nas categorias Ouro, Prata e Bronze (prints e peças em 3D) do XIV Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design, uma iniciativa da Revista About, o julgamento foi realizado em São Paulo.

Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design foi um evento de caráter anual, realizado desde 1988, em uma única versão nacional. Seu objetivo foi contribuir para o aprimoramento das atividades técnicas dessas áreas em todo o país, através do reconhecimento e premiação de peças, campanhas, projetos e cases, além de profissionais, agências, produtoras, fornecedores, estúdios, empresas especializadas e clientes merecedores de destaque no setor, que tenham sido criados, produzidos ou implementados no Brasil a partir de janeiro de 2001.

Este ano, os júris das áreas de Promoção, Embalagem e Design foram constituídos exclusivamente por profissionais atuantes em agências e empresas especializadas nessas atividades. Os especialistas dedicaram-se por mais de 12 horas para a análise das campanhas, peças e ações dos inscritos, totalizando 483 projetos. O júri dedicado à área de Cases Profissionais, composto por executivos de empresas clientes, convidados pela organização do evento, permaneceu durante 6 horas avaliando os trabalhos, impressionados pelo volume e qualidade das peças. O resultado não poderia ser mais satisfatório: os jurados concederam 45 Ouros, contra os 16 entregues na versão passada.

Na 14ª. edição do Festival, o júri de Cases Promocionais também concedeu um destaque especial à megacampanha “80 Anos de Nestlé”, desenvolvida pela Publicis Norton. Já os jurados de Promoção chamaram a atenção para a melhoria da qualidade conceitual e formal dos trabalhos concorrentes em promoção e merchandising, bem como a maior e melhor integração dos esforços promocionais aos temas publicitários e estratégias de construção da marca.

Em 2002, a Promoção foi a área que mais surpreendeu os jurados e organizadores do Festival, conquistando 38 dos 45 Ouros concedidos no evento. Isso pode ser comprovado tanto em volume de inscrições (cerca de 25% a mais que no ano passado), como em número de agências participantes, número de prêmios, quantidade de peças nas campanhas e ações concorrentes, qualidade de produção e nível criativo. Entre os principais vencedores, a Bullet Interpublic conquistou o título de Agência de Promoção do Ano e a Peça Promocional do Ano foi outorgada ao “Carrinho Yahoo!”, elaborado pela EPC para lançar o serviço de comércio eletrônico Yahoo! Shopping.

A área de Embalagens, representada por 112 projetos inscritos, manteve-se dentro dos parâmetros dos anos anteriores em termos de quantidade, padrão criativo e qualidade de produção. A M Design, pela segunda vez considerada a Empresa de Embalagem do Ano, foi o principal destaque do setor, emplacando também seu trabalho para o reposicionamento da “Linha Óleos Salada”, da Bunge Alimentos, como o Conjunto de Embalagens do Ano.

Nesta edição, nenhum dos Grand Prix (premiação máxima no festival), ou destaques do júri, foram dados aos 71 trabalhos inscritos em Design. Esta categoria só obteve uma avaliação pior em 2000, quando não conquistou sequer um Ouro. Este ano, a Deca, com o lançamento da coleção Deca Link, e o site de moda e comportamento Erikapalomino.com foram alguns dos vencedores dos prêmios Ouro distribuídos na área.

Outro diferencial desta edição do Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design foi a criação da categoria de Destaques Profissionais, prestigiando 15 especialistas que tiveram a maior quantidade de prêmios levantada por seus trabalhos concorrentes em atividades promocionais, de embalagem e de design, contribuindo para a evolução do setor.

Mais uma vez, a Panamericana – Escola de Arte e Design destacou-se por buscar trazer sempre as melhores referências do setor para a formação conceitual e criativa dos estudantes de Publicidade e Design.

O evento aconteceu no ano de 2002, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para Escola Panamericana de Artes.