A Panamericana – Escola de Arte e Design e a Folha de S. Paulo realizaram o Festival One Show in Panamericana, em 2001. No terceiro ano consecutivo em que a Panamericana promoveu no país a premiação internacional de Publicidade e Design do One Club de Nova Iorque, os trabalhos expostos são divididos nas duas unidades da Escola: Unidade Angélica e Unidade Groenlândia.

No evento de abertura do Festival, na Unidade Groenlândia, os norte-americanos Kevin Swanepoel (Diretor Interativo do One Club) e Mary Warlick (Diretora Executiva do One Club) realizaram a entrega dos prêmios às 13 agências brasileiras premiadas na 26ª edição do One Show, que aconteceu em Nova Yorque. O Brasil ganhou 2 Lápis de Ouro, 4 Lápis de Bronze e 30 Merits. O destaque brasileiro foi a AgênciaClick, que levou 1 Lápis de Ouro, 2 de Bronze e 4 Merits, sendo uma das agências mais premiadas em todo o mundo. No evento brasileiro, a Panamericana realizou uma Exposição exclusiva com trabalhos recentes das Agências Brasileiras Premiadas.

O festival abrigou ainda mostras dos trabalhos internacionais vencedores das premiações One Show, One Show Interactive e One Show Design (criada este ano) e as duas Exposições realizadas no evento norte-americano The Best of European Advertising e The One Club Student Exhibition (a Panamericana – Escola de Arte e Design foi a única instituição brasileira com trabalhos selecionados para esta mostra).

O júri do One Show Awards deste ano contou com 21 diretores de criação internacionais, incluindo o brasileiro Fabio Fernandes, da F/Nazca S&S. Entre os 22 jurados do One Show Interactive, estava o brasileiro Roberto Luiz Gebara, diretor de criação da Zentropy Partners Thunderhouse. A Panamericana representanta os festivais One Show, Clio e The Art Directors Club NY e a Folha de S. Paulo é patrocinadora oficial e co-realizadora dos eventos.

Veja abaixo mais detalhes das Exposições com o resultado final dos premiados brasileiros:

1) One Show Awards

Exposição dos trabalhos nas categorias: impressos, rádio e filmes para TV. Entre os brasileiros, destaque para a F/Nazca S&S, que ganhou 1 Lápis de Bronze (na categoria Comercial em língua estrangeira: TV – Single) e 2 Merits. As outras agências premiadas foram Almap/ BBDO (6 Merits), DM9DDB (1 Merit), Salles D’Arcy (1 Merit) e Young & Rubicam Brasil (1 Merit).

THE ONE SHOW AWARDS – LISTA DE BRASILEIROS PREMIADOS
AGÊNCIA PRÊMIO CATEGORIA CLIENTE TÍTULO
1 F/ Nazca S&S Lápis de Bronze Comercial em língua estrangeira: TV (Single) Cerveja Skol Fábrica
2 F/ Nazca S&S Merit Serviço Público/ Político: Jornal ou Revista (Campanha) Fundação SOS Mata Atlântica Olhos
3 F/ Nazca S&S Merit Serviço Público/ Político: Jornal ou Revista (Single) Fundação SOS Mata Atlântica Anúncio VII da campanha de Olhos
1 Almap/BBDO Merit Jornal 600 linhas ou menos (single) Cult Films Arnold Schwarzenegger
2 Almap/BBDO Merit Revista Colorida: Single (Página Inteira ou Pôster) Effem Semelhança
3 Almap/BBDO Merit Revista Colorida: Single (Página Inteira ou Pôster) Effem Semelhança
4 Almap/BBDO Merit Revista Colorida: Single (Página Inteira ou Pôster) Effem Semelhança
5 Almap/BBDO Merit Revista Colorida: Single (Página Inteira ou Pôster) Effem Semelhança
6 Almap/BBDO Merit Revista Colorida: Single (Página Inteira ou Pôster) Cia. Das Letras Marido e Mulher
DM9 DDB Merit Serviço Público/ Político: Jornal ou Revista (Single) Masp Cérebro, Olhos
Salles D’Arcy Merit Revista Colorida: Campanha (Página inteira) Correios Selos
W/Brasil Merit TV Bem de consumo – acima de 30′ –  Single Ed. Globo A Semana
Young & Rubicam Brasil Merit Negócios: Campanha (Qualquer tamanho, P/B ou Colorido) About Vem aí About Criação e Produção. Porque Não é Tão Fácil Assim Achar Uma Boa Idéia.
 
2) One Show Interactive

Esta premiação pioneira está em sua quarta edição. Este ano, a categoria recebeu 2384 inscrições de 7 países. Os brasileiros comprovaram o tradicional bom desempenho na área interativa, principalmente a AgênciaClick, destaque internacional no evento, com 1 Lápis de Ouro, 2 Lápis de Bronze e 4 Merits.

THE ONE SHOW INTERACTIVE AWARDS – LISTA DE BRASILEIROS PREMIADOS
AGÊNCIA
PRÊMIO
CATEGORIA CLIENTE TÍTULO
1
AgênciaClick
Lápis de Ouro
Banner – Single Tecto Spirit Level
2
AgênciaClick
Lápis de Bronze
Banner – Single O Boticário Ouch
3
AgênciaClick
Lápis de Bronze
E-commerce – Web Sites – Negócios

C&A

C&A
4
AgênciaClick
Merit
Banner – Single Glamurama Glamurama 2
5
AgênciaClick
Merit
Banner – Single Adventure Portal Bungee Jump
6
AgênciaClick
Merit
Banner – Single Brasilia Herocentro Donate Blood
7
AgênciaClick
Merit
Imagem Corporativa –

B2C – Web Sites

Vaidosa Vaidosa
1 Zentropy Partners Thunderhouse Lápis de Ouro Organizações Sem Fins Lucrativos – Websites Fundação Laramara Fundação Laramara
2 Zentropy Partners Thunderhouse Merit Além do Banner Ybrazil Music? Alternate Music
1
DM9DDB
Lápis de Bronze
Banner – Single Batavo Biofibras
2
DM9DDB
Merit
Banner – Single Henktel Loctite Drop
3
DM9DDB
Merit
Banner – Single Itaú Seguros Fire
4
DM9DDB
Merit
Banner – Single Telefonica Speedy
5
DM9DDB
Merit
Além do Banner Honda Motors Life Windows
DPZ.com
Merit
Publicidade Promocional – Outros Klabin – Kimberly Bundinha
F/ Nazca S&S Merit Banner – Single Parceria Contra as Drogas Partnership
1 OgilvyInteractive Brasil Merit Banner – Single Elida Gibbs Close-up
2 OgilvyInteractive Brasil Merit Banner – Single Terra Network Refresh
3 OgilvyInteractive Brasil Merit Banner – Single Terra Network Your Planet I e Your Planet II
4 OgilvyInteractive Brasil Merit Banner – Single Unilever White
5 OgilvyInteractive Brasil Merit Organizações Sem Fins Lucrativos – Outros Governo Federal Lung
Soluziona Serviços Internet Merit Banner – Campanha Audi Senna News
3) One Show Design

Nesta edição, a direção do One Show optou por tornar o Design uma categoria à parte no festival. E os brasileiros já marcaram presença: a Dupla Design e a Age levaram 1 Merit cada.

ONE SHOW DESIGN – LISTA DE BRASILEIROS PREMIADOS
AGÊNCIA
PRÊMIO
CLIENTE TÍTULO
Age
Merit
Burti Graphics Vaticano Magazine
Dupla Design
Merit
Casa Franca 70’s Brazilian Art Exhibition Invitation
4) The Best of European Advertising

Reúne trabalhos das melhores agências européias. Por décadas a Inglaterra reinou suprema no campo da Publicidade, mas recentemente o restante da Europa, particularmente Holanda e Espanha, passou a disputar este título. O resultado desta nova onda criativa européia pode ser conferida nesta Exposição que inclui 25 agências da França, Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Inglaterra, Suécia e Escócia.

5) The One Club Student Exhibition

O grande diferencial do One Show em relação aos outros festivais do gênero é a ênfase que dá para a descoberta de novos talentos (além desta exposição, no evento em Nova Iorque é realizada também uma competição de novos talentos com trabalhos realizados durante o festival). The Student Exhibition reúne trabalhos de 15 escolas e faculdades internacionais, sendo que a Panamericana – Escola de Arte e Design foi a única instituição brasileira com trabalhos selecionados, uma das três de fora dos Estados Unidos. Ela aparece ao lado de instituições como Adhouse (Nova Iorque), University of Texas at Austin e Brainco (Minneapolis).

6) Agências Brasileiras Premiadas

Exposição especial realizada pela Panamericana com trabalhos do porfolio das 13 agências brasileiras premiadas no One Show: F/ Nazca, Young & Rubicam Brasil, Salles D’Arcy, DM9 DDB, Almap/BBDO, AgênciaClick, Zentropy Partners Thunderhouse, DPZ.com, OgilvyInteractive Brasil, Soluziona Serviços Internet, Dupla Design, Age e W/Brasil.

The One Club de Nova Iorque
 
Surgiu em 1972 pelas mãos de Ed Mc Cabe (Copy Club – Associação de Redatores), George Louis (Art Directors Club – Associação de Diretores de Arte) e Shep Kernit (Ad Club – Associação de Publicitários), criando um evento único: The One Show. Em 1977, foi criado The One Club for Art and Copy organização sem fins lucrativos que produz o evento. Seus 1000 membros incluem muitos dos mais respeitados diretores de arte. Depois de cada edição, são produzidos dois anuários: The One Show Annual (volume dedicado às peças publicitárias veiculadas nos meios tradicionais – impressos, rádio, TV e multimídia) e  The One Show Interactive Annual (dedicado à comunicação interativa na Internet – Interactive e New Media). Outras informações sobre The One Show podem ser encontradas no site www.oneclub.com.

 

O evento aconteceu no ano de 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.