A Panamericana – Escola de Arte e Design e a Folha de S.Paulo realizaram a Exposição One Show in Panamericana, com os trabalhos vencedores do Festival Internacional de Publicidade e Design promovido pelo One Club de Nova York. A mostra foi dividida nas duas unidades da Escola: Unidade Angélica e Unidade Groenlândia.

O destaque na Exposição vai para a seção One Show Brasil, só com os premiados brasileiros, que tiveram este ano sua melhor participação no evento ao conquistarem 55 prêmios3 Lápis de Ouro, 3 de Prata e 3 de Bronze, além de 46 Merits, prêmios atribuídos a 17 agências. Para realizar a entrega dos prêmios aos brasileiros a Panamericana e a Folha receberam especialmente na inauguração do evento os diretores norte-americanos do One Club, Kevin Swanepoel e Mary Warlick.

O One Show é uma competição anual que conta com um corpo de jurados formado pelos mais influentes diretores de criação da Publicidade mundial. A cada ano um grupo diferente de criativos se reúne para julgar trabalhos enviados de todo o mundo. O Brasil também contou com dois representantes no corpo de jurados: P.J. Pereira, Vice-presidente de Criação da AgênciaClick, integrou o júri da categoria Interactive e o Designer Gráfico Rico Lins, Diretor do Rico Lins + Studio e membro do Comitê de Notáveis da Panamericana, fez parte do júri do One Show Design.

A Exposição reuniu painéis com obras impressas, objetos 3D e televisores que apresentarão filmes para TV/ Cinema e os trabalhos do Interactive. As seções One Show, One Show Interactive e One Show Design recebem trabalhos vencedores de cada uma das três principais categorias desta premiação internacional. Já a 8th Annual Student Exhibition reúne trabalhos de 18 instituições de ensino de todo o mundo, que fizeram parte da seção homônima do Festival em Nova York que mostra a preocupação do One Club em incentivar a formação de novos talentos. A Panamericana foi a única instituição brasileira com trabalhos selecionados para esta mostra.

Em relação à edição 2002 do Festival, que aconteceu em Nova York, o Brasil ficou em quarto lugar em número de prêmios (55), atrás dos Estados Unidos (462), Cingapura (64) e Reino Unido (61). Em número de inscrições o país ficou em quinto, com 543, atrás dos Estados Unidos (8951), Canadá (991), Cingapura (630) e Reino Unido (591). O One Show recebeu mais de 14.800 inscrições de 64 países do mundo.

O One Show Interactive foi a categoria que rendeu mais prêmios ao Brasil: 6 Lápis (sendo 3 de Ouro), que levaram o país ao terceiro lugar entre as nações com maior número de Lápis. O Brasil ficou atrás apenas dos Estados Unidos (36 Lápis) e Cingapura (7). A AlmapBBDO  foi a agência brasileira de maior destaque, com 1 Lápis de Ouro, 1 de Prata, 1 de Bronze e 5 Merits. A AgênciaClick ficou com 1 Lápis de Ouro, 1 de Prata e 3 Merits. O terceiro Lápis de Ouro foi para a Lobo Filmes. O One Show Awards rendeu dois Lápis aos brasileiros na categoria Advertising: Lápis de Prata para DM9 DDB Publicidade (que ainda ganhou 8 Merits em Advertising e 3 em Interactive) e Lápis de Bronze para a Leo Burnett (que recebeu também 1 Merit). Já o One Show Design premiou o brasileiro Wildstudio Design com 1 Lápis de Bronze.

Há quatro anos a Panamericana – Escola de Arte e Design representa o One Show no Brasil e desde então realiza Exposição no país com os trabalhos vencedores do Festival. Este é o segundo evento brasileiro conta com a Folha de S.Paulo como patrocinadora oficial e co-realizadora. Segundo Paulo D. Mira, diretor de marketing do Grupo Folha, a parceria com a Panamericana faz parte do posicionamento da Folha de investir sempre mais em eventos ligados a criatividade de importância mundial. Nesse primeiro ano com a Panamericana, realizamos exposições que, além de apresentarem criações premiadas de agências internacionais, incentivam a importância do Brasil nesse cenário”.

  

1) One Show Brasil

Esta seção abriga os 55 trabalhos brasileiros premiados, sendo 3 Lápis de Ouro, 3 de Prata e 3 de Bronze e 46 Merits. 17 agências foram premiadas: AgênciaClick  (1 Lápis de Ouro, 1 de Prata e 3 Merits), AlmapBBDO (1 Lápis de Ouro, 1 de Prata, 1 de Bronze e 6 Merits), Lobo Filmes (1 Lápis de Ouro e 4 Merits), DM9 DDB (1 Lápis de Prata e 11 Merits), Leo Burnett (1 Lápis de Bronze e 1 Merit), Wildstudio Design (1 Lápis de Bronze), Giovanni, FCB (4 Merits), Neogama (4 Merits), DPZ Propaganda (3 Merits), Young & Rubicam (2 Merits), Ogilvy Interactive (2 Merits), F/Nazca S&S (1 Merit), Fischer América (1 Merit), Bates Brasil (1 Merit), Bolt Interativa (1 Merit), UPGrade (1 Merit), TBWA/ Cápsula Comunicação (1 Merit).

2) One Show Awards (Advertising)

Exposição em painéis dos trabalhos vencedores na subcategoria Advertising e videos com os filmes premiados para TV/ Cinema. O 26º One Show Awards entregou 98 Lápis ao todo, sendo 32 de Ouro, 41 de Prata e 25 de Bronze, além de 446 Merits (incluindo a subcategoria Radio). Os países que mais ganharam Lápis foram Estados Unidos (40), Grã Bretanha (16) , Japão (6) e África do Sul (5). O Best of Show foi para a Fallon (Minneapolis/ EUA), na subcategoria de TV/ Cinema – Integrated Branding Campaign, pela campanha BMW Films.

3) One Show Interactive

Mostra de trabalhos da quinta edição da categoria, pioneira a tratar a área interativa numa competição à parte.

Esta categoria recebeu mais de 1400 inscrições de 29 países e distribuiu 65 Lápis (17 Ouro, 22 Prata e 26 Bronze) e 111 Merits. Os países que mais ganharam prêmios foram Estados Unidos (36), Cingapura (7), Brasil (6) e Alemanha (4). Assim como no One Show Awards o Best of Show do One Show Interactive foi para a Fallon (Minneapolis/ EUA) na subcategoria Integrated Branding Campaign, pela campanha BMW Films.

 4) One Show Design

Em sua segunda edição, o One Show Design recebeu mais de 800 inscrições de 20 países e distribuiu 31 Lápis (9 de Ouro, 11 de Prata e 11 de Bronze) e 165 Merits. Os países que mais receberam Lápis foram os Estados Unidos (19), seguido por Alemanha, Cingapura, África do Sul, Espanha e Suécia , todos com 2 Lápis. O prêmio Best of Show foi ganho pela Sagmeister Inc. (Nova York/ EUA), pelo livro Made You Look.

5) 8Th Annual One Show Student Exhibition

Esta seção representa um grande diferencial do One Show em relação aos outros festivais do gênero: a ênfase que dá para a descoberta de novos talentos. A mostra não competitiva reúne trabalhos selecionados de 18 instituições de ensino de Publicidade e Design de todo o mundo. Todos os anos a Panamericana envia ao One Show trabalhos selecionados de seus alunos para a Student Exhibition e vem sendo a única instituição de ensino brasileira a participar da mostra. Ela aparece ao lado de instituições como as norte-americanas University of Texas, Miami Ad School e Brainco (Minneapolis).

The One Club
The One Club for Art & Copy, com sede em Nova York, foi fundado em 1975. É uma organização sem fins lucrativos destinada a manter os mais altos padrões de criatividade para a Publicidade e Design. Entre seus mais de mil membros podem ser encontrados muitos dos mais respeitados diretores de arte e redatores, assim como estudantes de Publicidade. The One Club patrocina palestras, seminários, Exposições e bolsas de estudo. Também publica a One, revista voltada para a comunidade criativa. Outras informações sobre The One Show podem ser encontradas no site www.oneclub.com .

O evento aconteceu no ano de 2002, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.