Panamericana – Escola de Arte e Design apresentou uma retrospectiva que reuniu o trabalho do estúdio Duffy Design. A abertura contou com uma palestra de Joe Duffy, fundador e presidente da Duffy Design.

Para Joe Duffy, o Design é uma das mais poderosas e estratégicas ferramentas que uma empresa pode utilizar para construir sua marca. E a marca precisa ter uma “voz”, uma personalidade característica e única, bem desenvolvida. A Exposição mostrou como essa filosofia é utilizada na prática, com materiais expostos em painéis e cubos de vidro, trabalhos realizados pela Duffy Design para clientes como Coca-Cola, McDonald’s, BMW, Revista Time, Citibank, Black and Decker, Nikon, Armani e a Copa do Mundo de Futebol Feminino. A empresa realizou um planejamento de Design similar ao de Publicidade, permitindo a percepção do ponto de vista do consumidor em relação aos produtos no mercado e os elementos da marca que os cercam.

O trabalho da empresa é diferenciado porque ela busca compreender não apenas a Publicidade, mas outras disciplinas de comunicação de mercado, visando o melhor desenvolvimento da marca para seus clientes. Assim, o serviço abrange desenvolvimento de identidade, embalagens, Design ambiental, Web Design e comunicação impressa e expande a contribuição da empresa para além da área de Design Gráfico, atingindo áreas críticas de um produto como forma, cor, gosto e utilidade.

Vale destacar também que a Duffy Design, fundada em 1984, desde 1994 faz parte da Fallon Worldwide, uma das mais aclamadas agências de Publicidade em todo o mundo, sendo responsável pela “voz” de algumas das maiores marcas mundiais, incluindo: BMW of North America, Citibank, EDS, Holiday Inn, Lee Jeans, Nestlé Purina PetCare, Starbucks Coffee Company, Timberland, Timex e United Airlines. A Fallon é uma rede global da Publicis Groupe, que tem sua sede em Paris, com faturamentos de quase 1 bilhão de dólares e mais de 650 funcionários em Minneapolis, Nova York, Londres, Hong Kong e São Paulo (a mais nova filial da empresa, que abriu em outubro de 2001 tendo como parceiros Roberta di Pace, Eugênio Mohallem e Marcelo Aragão).

Na abertura da Exposição, Joe Duffy ministrou a palestra Uma Única Voz, na qual tratou principalmente de sua preocupação em integrar o trabalho dos Publicitários e Designers na construção de uma marca.

JOE DUFFY

Presidente da Duffy Design, empresa do grupo Fallon Worldwide, o diretor de arte Joe Duffy é responsável por muitas das marcas conhecidas mundialmente hoje em dia. Seus trabalhos estão presentes no dia a dia de muitas pessoas em peças para empresas como Coca-Cola, McDonald’s, BMW, Revista Time, Citibank, Black and Decker, Kellog’s, ou mesmo na internet, em sites como bmwusa.comnikonusa.com ou eds.com. Com trabalhos como estes no portfólio, Duffy, ganhou diversos prêmios internacionais e obteve reconhecimento no mercado mundial.

Seu trabalho inclui desenvolvimento de marca e identidade corporativa para empresas de ponta, tais como BMW, EDS, International Truck and Engine Corporation, Nordstrom e FAO Schwarz. A sua consciência de como o Design afeta as atitudes do consumidor resultou em um grande número de idéias utilizadas tanto em Publicidade quanto em Design.

Uma das marcas de seu trabalho é o compromisso com o meio ambiente, prova disso é que já foi diretor do Environmental Commitee pertencente ao American Institute of Graphic Arts. Suas obras já foram exibidas na Galeria Von Oertzen de Frankfurt e no Victoria & Albert Museum de Londres; além disso, já ministrou palestras em todo o território dos Estados Unidos, Europa e Japão.

O evento aconteceu no ano de 2002, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Escola Panamericana de Artes.