Panamericana – Escola de Arte e Design e a Folha de S. Paulo promoveram a edição 2002 da Exposição Clio Awards, que reuniu os trabalhos vencedores deste tradicional Festival internacional de Publicidade e Design. Destaque para os 18 Clios recebidos pelas agências brasileiras, que levaram o país ao primeiro lugar entre os latino-americanos (à frente da Argentina, com 8 estatuetas). A mostra aconteceu na Unidade Groenlândia da Panamericana, de 24 de outubro (quinta-feira) a 7 de novembro (quinta-feira).

As cinco agências brasileiras premiadas foram a AlmapBBDO, DM9DDB, Giovanni FCB, Leo Burnett Publicidade e a Young & Rubicam Brasil, totalizando 8 Clios na categoria TV/ Cinema (2 de Prata e 6 de Bronze), 8 em Print (3 de Prata e 5 de Bronze) e 2 em Poster (1 de Prata e 1 de Bronze).

No total, a Exposição abrigou 121 trabalhos premiados, divididos em 76 painéis e 16 cubos transparentes contendo material tridimensional (como livros, cartões postais, embalagens, rótulos, garrafas e latas de cerveja). Os filmes para TV e Cinema são apresentados num monitor, numa seqüência em vídeo com 43 minutos de duração.

O Festival Clio Awards, cujos premiados foram anunciados em maio deste ano nos Estados Unidos, teve inscrições de 67 países e distribuiu 281 estatuetas, incluindo: 4 Grand Clios, 2 Halls of Fame, 43 Clios de Ouro, 75 de Prata e 157 de Bronze. O Festival premia agências de todo o mundo nas categorias TV/ Cinema, Print, Outdoor, Radio, Integrated Media, Design, Estudantes e Web Sites. Este é o terceiro ano consecutivo em que a Panamericana representa o Clio no Brasil, o segundo tendo a Folha de S. Paulo como patrocinadora oficial e co-realizadora da Exposição.

Para o evento norte-americano deste ano, Washington Olivettopresidente da W/Brasil, foi convidado a se tornar o primeiro Presidente de Honra da história do Festival. Vale lembrar que a W/Brasil foi a primeira agência da América Latina a vencer um Grand-Clio (premiação máxima do Festival), na categoria TV/Cinema, com o filme A Semana, em 2001.

Os brasileiros estiveram presentes também no corpo de jurados. Marcello Serpasócio-diretor da AlmapBBDO e membro do Comitê de Notáveis da Panamericana, presidiu o júri de TV/ Rádio.

diretor de criação da AgênciaClickPJ Pereira, integrou o júri de Internet. Ele destacou a importância da premiação: “O Clio é sempre um evento mundial, todo mundo pára o que está fazendo para saber os resultados. E para quem é jurado, isso significa uma responsabilidade enorme. Imagine o medo de cometer injustiças! E as paixões e sentimentos nacionalistas que insistem em tentar embaçar nosso julgamento? E as divergências? Tudo isso pesa. Mas, quando se vê a lista final, o resultado é sempre gratificante.

Ehr Ray, ex-vice-presidente de Criação da DM9DDB integrou o júri de Print/ Poster e concorda com os colegas brasileiros quanto às escolhas: “Fazer parte de um grupo tão seleto como o júri do Clio foi fantástico. Tive a oportunidade de rever amigos e ver o que o mundo está fazendo de melhor na Publicidade. O trabalho foi intenso, mas tenho a certeza de que escolhemos o melhor“.

Em relação aos destaques internacionais: a DDB Chicago, dos Estados Unidos, ficou com o Grand-Clio em Rádio; o Grand-Clio de Print ficou com a agência inglesa BMP DDB e a campanha realizada pela Fallon (EUA) para a BMW levou o Grand-Clio em TV e Web Site. A Fallon também foi vencedora do prêmio Agência do Ano.

Além do Clio, a Panamericana representa ainda os festivais internacionais de Publicidade e Design The One Show Awards e The Art Directors Club NY Awards e realizou Exposições destes eventos também em parceria com a Folha de S.Paulo. Os parceiros já promoveram este ano as mostras One Show in Panamericana (referente aos premiados de 2002) e The Art Directors Club NY in Panamericana (referente aos premiados de 2001).

 

LISTA COMPLETA DE BRASILEIROS VENCEDORES

CATEGORIA TV/CINEMA (8 Clios)

 

Agência Cliente/ Produto Título Sub-categoria Prêmio
AlmapBBDO Pepsi Beckham Beverages/Non-Alcoholic Prata
AlmapBBDO Café Pilão Cup Beverages/Non-Alcoholic Bronze
AlmapBBDO Associação Instituto Sapientiae Selfish Public Service Bronze
DM9DDB MASP Faces Entertainment Promotion Prata
DM9DDB Neutrogena Skincare Glasses Toiletries/ Pharmaceuticais Bronze
Leo Burnett Anti-Suicide Campaign Daughter Public Service Bronze
Young & Rubicam Revista Placar Prison Media Promotion Bronze
Young & Rubicam ANJ Personalities Media Promotion Bronze

 

CATEGORIA PRINT (8 Clios)

 

Agência Cliente/ Produto Título Sub-categoria Prêmio
AlmappBBDO Pepsi Light Woman Beverages/Non-Alcoholic Prata
AlmappBBDO Companhia das Letras The Cavern. The new book by José Saramargo Entertainment Promotion Bronze
DM9DDB MASP Freud at Masp Entertainment Promotion Bronze
DM9DDB TAM All the lines are parallel, both circles in the middle Travel/ Tourism Prata
Giovanni FCB Jeep Climbing Automotive Prata
Giovanni FCB Jeep Shelf Automotive Bronze
Giovanni FCB Harley-Davidson Grandpa Automotive Bronze
Giovanni FCB Loterj State Lottery Scratched/Bus

Scratched/Bike

Scratched/Train

Campaign Bronze

 

CATEGORIA POSTER (2 Clios)

 

Agência Cliente/ Produto Título Sub-categoria Prêmio
DM9DDB Honda Eveyone’s Born Dreaming of a Honda Automotive Prata
DM9DDB MASP Freud at Masp Entertainment Promotion Bronze

 

CLIO AWARDS

 

O Clio Awards foi fundado em 1959 por Wallace Ross. O nome Clio vem de uma das nove musas na mitologia grega: ela era a historiadora, aquela que divulgava e celebrava realizações. A partir de 1965, a premiação, originalmente focada à produção norte-americana, passou a reconhecer também trabalhos internacionais. Hoje em dia o Clio permanece como um dos maiores prêmios de Publicidade do mundo e mantém uma rede de representantes em 39 países (a representante brasileira é a Panamericana – Escola de Arte e Design, que realiza as ações do Festival no país – divulgação, convocação para inscrições e Exposição – em parceria com a Folha de S.Paulo). No processo de escolha, Ouro, Prata e Bronze são atribuídos aos trabalhos que atingirem uma nota mínima. Por esse formato de julgamento, podem existir casos como vários premiados em ouro e bronze numa categoria e nenhum em prata, por exemplo.

O evento aconteceu no ano de 2002, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Escola Panamericana de Artes.