Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços, um dos maiores do mundo, no gênero, chegou a sua décima edição e trouxe como temática ‘Voltas que o Mundo Dá’. Artistas circenses de diversas latitudes que preservam o humor e a tradição de levar alegria e graça para o público se apresentaram na capital carioca.

O Anjos do Picadeiro foi uma idealização do Grupo Teatro de Anônimo, que em 2011 completou 25 anos de atividades desenvolvidas. O encontro surgiu da necessidade de aprofundar a investigação sobre a arte de fazer rir, em especial a arte do palhaço. A primeira edição do encontro foi em 1996 e desde 2006 acontece anualmente.

O Anjos do Picadeiro 10 recebeu 25 artistas vindos da Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e mais de 100 artistas brasileiros do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Distrito Federal.

Em 2011, o Anjos do Picadeiro aconteceu na mesma semana do DIA DO PALHAÇO (10/12) e no DIA MUNDIAL DOS DIREITOS HUMANOS (10/12), e na sua programação teve apresentações de rua e em salas de espetáculo. Uma greve de Palhaços originando a Palhaceata percorreu ruas do centro do Rio de Janeiro. O Overdoze com 12 horas ininterruptas de espetáculos, mostra de vídeos e shows musicais, Exposição retratando as outras edições do encontro, além de Oficinas e Seminário sobre comicidade.

Essa edição contou com nomes importantes das atividades circenses como: Tomate (Argentina), que na sua performance construiu um Dragão com 3500 balões; Leo Bassi (Espanha), incendiário e questionador das estruturas sociopolíticas; Chacovacchi (Argentina) um dos mais tradicionais palhaços de Rua do seu país e a palhaça Pepa Plana (Espanha), uma referência mundial na comicidade feminina; entre outros.

Nas outras nove edições aproximadamente 1500 artistas participaram do Anjos do Picadeiro e cerca de 120 mil pessoas acompanharam as apresentações. Artistas com linguagens variadas, cada um com sua expressão própria e com histórias distintas, intercâmbios, oficinas e a possibilidade de acompanhar o nascimento de alguns palhaços e o crescimento profissional de outros são os elementos que contribuem para consolidar o Anjos do Picadeiro como um dos mais importantes encontros do mundo e o maior da América Latina de artistas dedicados ao riso e ao humor.

Comediantes, velhos palhaços de circo de lona, bufões, pesquisadores, cômicos e charlatões, bonequeiros e mímicos, criaram um espaço para a expansão e para o fortalecimento da discussão em torno da figura do palhaço e da comicidade. A cada edição mais artistas e estudantes participam do encontro como forma de especialização do seu trabalho.

O Anjos do Picadeiro foi patrocinado pela Petrobras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela FUNARTE. Também contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e de Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

GRUPO TEATRO DE ANÔNIMO

 

Fundado em 1986, dedica-se à pesquisa técnica e artística no que se define como teatro popular circense, com enfoque principal na arte da comicidade e nas técnicas de números aéreos. Além do repertório de nove espetáculos o Teatro de Anônimo desenvolve oficinas práticas permanentes na área da comicidade, gestão e de acrobacia aérea. Afirmando a arte como um direito inalienável de todos, o grupo percorria diversas cidades do Brasil e do mundo e firmado pé como um coletivo que alia arte, sustentabilidade e autonomia. O grupo tinha em seu repertório sete espetáculos que já encantou plateias de Mônaco, Itália, Espanha, Suécia, Portugal, Argentina, Chile, Colômbia e Equador.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

A edição do Anjos do Picadeiro 10 teve atividades espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro em espaços culturais fechados e também ao ar livre.

Palhaceata: um grande cortejo cômico, formado por todos os palhaços participantes do encontro e que tem como intuito a mobilização de pessoas, mostrando para a cidade uma grande invasão do riso na capital carioca e assim se tornou a Capital Mundial do Riso. Foi realizada na abertura das atividades de rua, saída do Largo São Francisco, e teve como mote uma greve de Palhaços! Como seria o mundo sem o riso? Nessa manifestação foram previstas ações e performances lúdicas e bem humoradas que segundo os realizadores são chamadas de terrorismo poético, uma forma de valorização da alegria, do encontro e amor a cidade. Além disso, teve outros destaques como a presença do palhaço argentino Tomate, que construiu um Dragão com 3500 balões de gás;

Show de abertura – Palco Aberto e Show musical com Abayomy Afrobeat Orquestra Espaço Cultural. A orquestra formada por 12 músicos da cena carioca tem como base criativa a música de diferentes estilos com referência brasileiras, afrobeat e grooves. Em seu repertório, composições próprias e releituras de clássicos do afrobeat, além de Jorge Ben, Marku Ribas e outros que foram inspirados nas raízes rítmicas africanas. O show foi no Gabinete;

 

Show de encerramento – BNegão & Seletores de Frequência (RJ). O ex-rapper do Planet Hemp e sua banda apresentaram no show uma mistura de Hip-Hop, música Jamaicana, Africana, Jazz, Samba, Soul, Funk Carioca e Rock. Praça Tiradentes.

 

Artistas que participam de várias atividades e espetáculo durante o encontro:

 

Palhaço Leo Bassi (Itália/Espanha): um dos mais importantes palhaços “bufões”. É um artista provocador, incendiário e questionador das estruturas sociopolíticas. O artista vem de uma família tradicional circense com mais de 170 anos de história. Bassi fez o espetáculo de abertura no Teatro Nelson Rodrigues e participou de outras atividades durante a semana do encontro.

 

Pepa Plana (Espanha): Criadora do festival de Palhaças de Andorra e referência mundial de comicidade feminina. Em 98 cria sua própria cia com a intenção de fazer palhaçaria para um público adulto. Em 2000 estreou “Giulietta”, baseado em Romeu e Julieta, ganhando vários prêmios. Em 2004, montou um espetáculo sem palavras: “Hatzàrdia”, participando de feitas na Europa. Baseado nele, criou “L´Atzar”, com mais de cem apresentações, em turnê internacional e que apresentou no Anjos do Picadeiro;

Chacovachi (Argentino): Em seus 25 anos de trajetória é o palhaço de Rua mais importante da Argentina. Organizador da Convenção de Argentina Circo, Palhaço e Espetáculos de Rua, que esteve na 15ª edição;

Ivan Prado (Espanha): Palhaço Diretor Artístico do Festival Internacional de Clown da Galicia – Festiclown e fundador de Pallasos en Rebeldia, entidade de cooperação internacional através do riso e que tem levado o teatro a várias comunidades do mundo, entre elas na Palestina (Oriente Médio) e Chiapas (México);

 

Andy Snatch (Inglaterra): É um dos melhores malabaristas da Europa, tem personalidade carismática e um grande sentido de humor. Como um bom britânico, tem o sarcasmo necessário para rir da vida, das pessoas, de situações diversas, e o mais importante de tudo: de si mesmo! Desde 94 vem desenvolvendo malabarismo, combinando estilos clássicos e contemporâneos.

 

DJuggledy (Alemanha): Jan Manske (Yann) é DJuggledy: performer malabarista e showman. Tem mais de dez anos de experiência atuando nas ruas e festivais de todo mundo. Já participou de festivais como: Berlin Lacht! (Alemanha), Theaterfestival Boulevard (Holanda), La Mercè Barcelona (Catalunha),Gentsefeesten(Bélgica), Straatfestival Vlissingen (Holanda), Zomer in Menen (Bélgica), Santander (Espanha), entre outros;

 

Marcio Libar (Brasil): ator e diretor teatral que tem no palhaço sua fonte de especialização técnica e artística. Sua linguagem artística aplicadas em suas criações são replicadas através de oficinas, preparação de atores, além da criação e direção de espetáculos e números. Marcio se define como artista e produtor de conhecimento. Suas ideias e sistemas de trabalho vêm contribuindo diretamente no campo pedagógico, acadêmico além de atua na construção de políticas públicas de cultura;

 

Peter Punk (Espanha): Um dos clowns e humoristas mais destacados últimamente. Venceu o Festiclown 2008 e participou dos mais importantes encontros de clown na Espanha (Euskadi, Madrid, Barcelona, Baleares, etc.). Recentemente participou do Festiclown Palestina 2011, no festival Circe de Santa Colma (Barcelona), na FITEC de Getafe (Madrid), no Somriure (Pineda – Catalunha), no FIOT (Galícia) e em várias edições do Magiclown;

Cabarés, Galas e Rodas cômicas serão montados a partir do encontro dos artistas e a construção de um roteiro com números que eles possuem, orientados pelo diretor ou fruto do próprio intercâmbio entre esses profissionais;

Oficinas: aconteceram as oficinas de Curso de Magia Cômica & Clown, Oficina El Payaso, ¿nace o se hace?, Oficina Palhaço + Improvisação e Teatro de Resistência. O prazo para inscrição é até dia 01 de dezembro.

Observatório, lugar e ação de intercâmbio de ideias, produção de pensamento entre artista, público e estudiosos. Paralelamente uma equipe acompanha o desenvolvimento da programação do Encontro Internacional de Palhaços, objetivando a criação de resenhas e críticas. O material resultado das reflexões do seminário foi publicado na Revista do Anjos do Picadeiro;

III Seminário sobre comicidade, como objetivo de ampliar à participação de estudiosos do assunto teve para inscrição de pessoas que queriam refletir sobre a diversidade da comicidade brasileira. Promovendo o encontro entre os pesquisadores do assunto.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA ANJOS DO PICADEIRO 10

Oficinas (detalhes e preços abaixo)

Com Cia do Quintal (SP), Pepa Plana (Esp), Breno Moroni (MS), Pablo Muñoz (Esp).

Inscrições até 1/12.

 

III Seminário de Comicidade

Entrevista Pepa Plana (Esp) e Tomate (Arg) por Adriana Schneider (RJ)

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Grande Galeria e Teatro Nelson Rodrigues

 

Espetáculo de Abertura – Instintos Ocultos com Leo Bassi

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues

 

III Seminário de Comicidade

Palhaço: uma ação viral com Ivan Prado (Esp), Márcio Libar (RJ) e Alexandre Casali(BA)

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Grande Galeria e Teatro Nelson Rodrigues

 

Palco Aberto e Show musical com Abayomy Afrobeat Orquestra Espaço Cultural.

Gabinete – O palco aberto é um espaço destinado a apresentação de números curtos com inscrições no local.

 

Palhaceata (Concentração no Largo de São Francisco)

Largo de São Francisco para Praça XV

 

L´Atzar com Pepa Plana

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues

 

Cabaré Cômico

Dir: Hugo Possolo com Familia Burg (SP), As Comediantes (RJ) e Peter Punk (Esp)

Pavilhão Teatro de Anônimo

 

Aula Espetáculo com Leo Bassi

O artista apresenta seu processo criativo de trabalho

Pavilhão Teatro de Anônimo

 

Gala de Rua

Dir: Chacovachi (Arg), Ale Casali (BA), Coletivo Nopok (RJ) e Circo teatro Artetude (DF)

Praça XV

 

Gala Internacional

Participação de Tomate (Arg), Andy (Alemanha) e Djuggledy (Alemanha)

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues

 

Noites de Parangolé – Flavia Reis (RJ), Colapso (DF), El Kote (Chile) e Teatro de Anônimo (RJ)

Pavilhão Teatro de Anônimo

 

Home Banda (RS)

Central do Brasil

 

Peter Punk (Espanha)

Praça XV

 

Gala Nacional

Com a presença de Seres de Luz (SP), Pepe Nuñez (SC), Palhaço Xuxu (PB), LUME (SP), Teatro de Anônimo (RJ), Tchesco (RJ) Direção Sergio Machado (RJ)

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues

 

 

Cabaré Cômico – dirigido por Esio Magalhães (SP) Irmãos Brothers (RJ) Os Fabulosos (RJ) Cláudio Carneiro (SP)

Pavilhão Teatro de Anônimo

 

Cia El faro (Chile) – Festín de La Risa

Rua do Mercado – Praça XV

 

A Turma do Biribinha (AL) – Uma estória de circo

Rua do Mercado – Praça XV

 

Jogando no Quintal – Cia do Quintal (SP)

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues

 

Noite da Virilha Cavada com Pé de Vento (SC), Andrea Macera (SP), Adelvane Neia (SP) e Silvia Leblon (RJ)

Pavilhão Teatro de Anônimo

 

OVERDOZE – O Maior Menor Espetáculo da Terra – ETC e Tal (RJ)

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues

 

OVERDOZE – Zarak Show – Circo Dux (RJ)

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues

 

OVERDOZE – Varieté – Jader Clown (Colombia)

Praça Tiradentes

 

OVERDOZE – Roda Cômica com Família Clou (RJ), Circo da Silva (RJ), Lua Crescente (PB) e Offsina (RJ)

Praça Tiradentes

 

OVERDOZE – Duas Palhaças – As Marias da Graça (RJ)

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues

 

OVERDOZE – Roda Cômica com Cia Flor no Peito (RJ), Cia Sinequanon (RJ) e Cia Viva (RJ)

Praça Tiradentes

 

OVERDOZE – O Pregoeiro – Márcio Libar (RJ) e Pablo Superstar – Pablo Good Idea (Esp)

Eventos simultâneos na Praça Tiradentes e CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues. No Teatro Nelson e na Praça Tiradentes.

 

OVERDOZE – Show de Encerramento – BNegão & Seletores de Frequencia (RJ)

Praça Tiradentes

 

O evento aconteceu no ano de 2011, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.