São Paulo sediou o lançamento da 16ª edição do Palco Giratório – projeto do Sesc que levou espetáculos culturais  para todas as regiões do Brasil. Uma das novidades desta edição foi a estreia da modalidade cênica Intervenção Urbana.  A companhia “Coletivo Construções Compartilhadas” realizarou a performance Pingos e Pigmentos no evento de abertura,  seguida da apresentação da peça Amor Confesso, no Sesc Belenzinho.

O projeto, já consolidado no cenário cultural brasileiro, já levou  732 apresentações artísticas e mais de 1.200 horas de oficinas em 133 diferentes cidades – muitas delas de forma simultânea,  percorrendo todos os estados brasileiros e contribuindo para uma  política de descentralização e difusão das produções cênicas no país.

Outra novidade desta edição foi a inauguração do  Circuito Especial – um circuito paralelo ao principal que percorre 11 estados. A cada ano, um grande mestre das artes cênicas é escolhido para seguir o percurso com seu espetáculo.  Desta vez o homenageado foi Ilo Krugli, do Teatro Vento Forte – grupo quadragenário e com destacada importância no âmbito do teatro infantil. A edição 2013 chamou atenção também por contar com cinco monólogos. Entre eles,  “O Filho Eterno” (RJ) que ganhou o prêmio Shell de melhor ator em 2011.

A cada ano, novos grupos teatrais são avaliados para entrar no projeto. Nesta edição, 18 companhias vindas das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste foram criteriosamente selecionadas para participar e itinerar pelo brasil afora com seus espetáculos e manifestações artísticas.

Além das apresentações principais e do Circuito Especial, o evento  contou com atividades paralelas junto ao público, como o Pensamento Giratório, espaço no qual são discutidos estudos culturais com a comunidade, as Aldeias , mostras locais de artes cênicas e outras manifestações culturais, além de   Oficinas e Intercâmbios, encontros de grupos locais com um grupos integrantes do circuito para troca de ideias.

 

Confira as atrações do Palco Giratório 2013:

 

ESPETÁCULO GÊNERO
OBJETO GRITANTE (Maurício de Oliveira e Siameses – SP) DANÇA
O FILHO ETERNO (Atores de Laura – RJ) MONÓLOGO
SIMBÁ – O MARUJO (Trupe de Truões – MG) INFANTIL
JÚLIA (Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado – SC) TEATRO DE RUA
INSONE (Cia Z de Teatro – ES) DANÇA
O FANTÁSTICO CIRCO-TEATRO DE UM HOMEM SÓ(Cia Rústica – SP) TEATRO ADULTO
LUIS ANTONIO – GABRIELA (Cia Mungunzá – SP) TEATRO ADULTO
TOMBÉ (Dimenti – BA) DANÇA
AS AVENTURAS DE UMA VIÚVA ALUCINADA

(Grupo Mamulengo de Cheiroso – SE)

TEATRO DE RUA (FORMAS ANIMADAS)
BOI (SerTão Teatro Infinito Cia – GO) MONÓLOGO
A PEREIRA DA TIA MISÉRIA (Núcleo Ás de Paus – PR) TEATRO DE RUA
CAETANA (Duas Companhias – PE) TEATRO ADULTO
AMOR CONFESSO (Cia Falácia – RJ) TEATRO ADULTO
O MIOLO DA ESTÓRIA (Santa Ignorância Cia de Artes – MA) MONÓLOGO
O MALEFÍCIO DA MARIPOSA (Ave Lola Espaço de Criação – PR) TEATRO ADULTO
LA PERSEGUIDA (Teatro VagaMundo – RS) TEATRO DE RUA
HISTÓRIA DE LENÇOS E VENTOS (Teatro Vento Forte – SP) TEATRO INFANTIL
PINGOS E PIGMENTOS (Coletivo Construções Compartilhadas – BA)

                     

INTERVENÇÃO

 

O evento ocorreu em 2013, sendo esta uma realização do SESC, com assessoria de imprensa da Marra Comunicação.