Banda carioca lança primeiro CD com uma mistura inovadora de choro, jazz, funk, samba e bossa nova

Depois de conquistar a crítica carioca, o Pagode Jazz Sardinha’s Club apresenta dia 20 de julho, terça-feira, às 18h30, no programa RUMOS MUSICAIS do ITAÚ CULTURAL, seu primeiro disco, também chamado Pagode Jazz Sardinha’s Club. O nome faz referência à reunião de diversas linguagens musicais que caracteriza a banda, além de homenagear o Beco das Sardinhas, ponto tradicional da boemia carioca, no centro do Rio de Janeiro, especializado em sardinhas na brasa.

Há mais de dois anos, o grupo reúne alguns dos melhores músicos do Rio: Rodrigo Lessa (violão de aço e bandolim do Nó em Pingo Dágua), Edson Menezes (baixo de gravações com Guinga), Lula Galvão (violão e guitarra que tem acompanhado Guinga), Marcos Esguleba (percussão de Zeca Pagodinho) Eduardo Neves (sax e flauta nas turnês com Marcos Suzano e Hermeto Pascoal), o professor Xande Figueiredo (bateria) e Roberto Marques (trombone dos Titãs e de solos maravilhosos).

NOVO CD

Seu primeiro disco, produzido pela própria banda, nasceu com a música Pagode Jazz Sardinha’s Club, de Rodrigo Lessa e Eduardo Neves, que foi indicada para o Prêmio Sharp deste ano, na categoria de melhor música, e gravada pelos grupos Nó em Pingo D’água e Rabo de Lagartixa. Ao reunir elementos de diversas linguagens musicais como samba, funk, jazz, choro e bossa nova, foi o ponto de partida para o repertório do disco, que amplia as possibilidades nesse terreno.

O CD traz composições inéditas da parceria Eduardo Neves e Rodrigo Lessa, como Transmestiço, Pagode Jazz Sardinha’s Club, Noites de Gafuá e Fertilidade, as duas últimas com vocais de Lessa. A surpresa fica por conta de uma homenagem a duas grandes referências da nossa música: Pixinguinha e Nelson Cavaquinho. O grupo gravou novas leituras, dando mais requebrado aos originais de Carinhoso (de Pixinguinha e João de Barro), Luz Negra (de Nelson Cavaquinho e Amâncio Cardoso) e A História de um Valente (de Nelson Cavaquinho e José R. de Souza). O disco é repleto de solos e de improvisações, que destacam a individualidade de cada músico. Os arranjos também são tratados com especial atenção.

Hermano Vianna compara o Pagode Jazz Sardinha’s Club aos Oito Batutas, grupo formado em 1919 por Pixinguinha, China, Donga e Raul Palmieri, Nelson Alves, José Alves, Jacó Palmieri e Luís de Oliveira, com repertório de maxixes, canções sertanejas, batuques, cateretês e choros, de acordo com a Enciclopédia da Música Brasileira: erudita, folclórica e popular, de Marcos Antônio Marcondes, editada em 1998 pela Art Editora e pelo ITAÚ CULTURAL. Sobre os Oito Batutas, a Enciclopédia da Música Brasileira registra: “Fez grande sucesso entre a elite carioca, trazendo pela primeira vez, para o centro da cidade, um conjunto popular que executava música brasileira, utilizando instrumentos até então só conhecidos nos morros e nos subúrbios.”

RUMOS MUSICAIS 1999

Criado para valorizar a produção musical em diversos aspectos, o projeto RUMOS MUSICAIS do ITAÚ CULTURAL, que desde 1997 divulga compositores e intérpretes de diversas vertentes da música brasileira, este ano pretende funcionar também como estímulo criativo para o meio musical.

Esta iniciativa tem sido viabilizada por meio de quatro ações básicas: encomenda de obras e de primeiras audições, encontro de grupos ou artistas de diferentes universos musicais, encontro da música com outras linguagens e a apresentação de grupos que tenham um trabalho extremamente original e importante.

Além disso, RUMOS MUSICAIS prevê o lançamento de dois CDs, com os artistas convidados que participaram do projeto em 1997 e 1998, e a gravação de um programa que será veiculado pela TV Cultura e pelo site da MTV. RUMOS MUSICAIS é uma realização do Núcleo de Música do ITAÚ CULTURAL, sob a coordenação de Benjamin Taubkin.

Rumos Musicais, com Pagode Jazz Sardinha’s Club, aconteceu no ano de 1999, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Itaú Cultural.