Oficina de Alegria leva bloco OS CAPOEIRA para desfile no Centro de São Paulo, dia 4 de fevereiro – Maria Gadú e Marisa Orth fazem participações especiais
Apresentação do bloco terá início na Praça da República e contará com a cantora angolana Jéssica Areias como convidada
Produtora responsável por contagiar o Carnaval de Rua em São Paulo há 7 anos, a Oficina de Alegria, apresenta o bloco Os CAPOEIRA, liderado pelos percussionistas e capoeiristas Mestre Dalua, Contramestre Leandrinho, Cauê Silva e Felipe Roseno. Com patrocínio da Skol – “Quem bebe menos, se diverte mais”, o desfile será realizado no dia 4 de fevereiro, domingo, a partir das 11h, com concentração na Praça da República. Para completar a festa, estará presente a atriz Marisa Orth (porta estandarte), além das participações das cantoras Maria Gadú e Jéssica Areias (Angola).
Em seu 2º desfile no carnaval de rua paulistano, OS CAPOEIRA, com sua bateria formada por 140 batuqueiros, se concentrarão na Praça da República, local influente e tradicional para a capoeira na capital paulista, a partir das 11h e com saída às 13h – o trajeto seguirá pelo Centro da cidade até o Theatro Municipal. No repertório, o grupo trabalha ritmos, cantos e movimentos de todas as culturas ligadas à capoeira, tais como o maculelê, frevo, ijexá e samba de roda.
Entre as músicas, estão sucessos como “Marinheiro Só” (Caetano Veloso), “Sonho Meu” (Ivone Lara/Delcio Carvalho), e “Alguém me Avisou” (Ivone Lara). Com a participação da cantora Maria Gadú, o bloco também apresentará canções como “Shimbalaiê” e “Bela Flor”, compostas por Gadú, além de Podres Poderes (Caetano Veloso). OS CAPOEIRA recebem, ainda, como convidada, a cantora angolana Jéssica Areias.
Com integrantes que atuam nas mais diversas áreas da música brasileira, tendo acompanhado nomes como Jair Rodrigues, Elza Soares, Milton Nascimento, Maria Rita e Novos Baianos, OS CAPOEIRA é um movimento cultural, de educação e resgate de parte fundamental da história e das tradições brasileiras.
Sobre OS CAPOEIRA
Liderado pelos percussionistas e capoeiristas Mestre Dalua, Contramestre Leandrinho, Cauê Silva e Felipe Roseno, OS CAPOEIRA se trata de um movimento fundamentado no que consideramos um dos maiores pilares de nossa cultura, que é a capoeira e seus desdobramentos.
Baseado nessa história que diversas vezes se perdeu ou ficou esquecida pelo caminho, o grupo Os Capoeira traz de volta a lembrança e relevância dessa cultura que já está presente em mais de cento e cinquenta países, levando não só a música e seus movimentos, mas principalmente a nossa língua, que também acaba se revelando a grande porta de entrada para a literatura, música, esporte e turismo.
As aulas do grupo acontecem desde 2016 às segundas e quartas-feiras, no Jongo Reverendo, na Vila Madalena. Em 2017, estrearam no carnaval de rua de São Paulo com um lindo desfile no Parque do Ibirapuera, abrindo passagem para o bloco Bicho Maluco Beleza, de Alceu Valença.
Sobre a Oficina de Alegria:
A Oficina de Alegria, fundada em junho de 2011, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti. Os quatro sócios deixaram suas carreiras tradicionais para se dedicarem exclusivamente ao desenvolvimento de projetos que, têm como missão, provocar sorrisos, cultura e alegria aos cidadãos paulistanos. Em 2011 a Oficina de Alegria trouxe para São Paulo o Bangalafumenga, a partir de então, foi criada a Oficina de Percussão em São Paulo, que em 2012 contava com 60 batuqueiros. Atualmente, já são 240 batuqueiros, que fazem parte da bateria do Bangalafumenga na cidade e participam das festas promovidas pela Oficina de Alegria.
A empresa que estimula e apoia novos empreendedores interessados em elaborar projetos especiais e inovadores de entretenimento e transformação cultural, tendo como missão resgatar a cultura popular brasileira através da música, estimulando e integrando democraticamente pessoas de 18 a 80 anos de idade, e de diversas profissões (estudantes, médicos, jornalistas, publicitários) a participar, desenvolver e aprender a tocar instrumentos. Através de valores como cidadania, respeito ao meio ambiente, a Oficina de Alegria resgata o espírito das festas nas ruas e praças das cidades, promovendo uma atitude cidadã entre as crianças, com espírito de coletividade, simplicidade e liberdade, para transformar o comportamento de suas famílias.
Com uma logística cuidadosa e profissional, a Oficina de Alegria, organiza anualmente eventos temáticos, como desfiles de Carnaval e ensaios abertos, festas juninas, como os realizados para os blocos de rua: Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Fogo & Paixão, ocorridos no Grand Metrópole, Carioca Club, Avenida Paulo VI, Praça Victor Civita, Avenida Tiradentes e Memorial da América Latina. Além disso, pensando no público infantil e suas famílias, a Oficina de Alegria criou a Banda do Bloquinho, bloco musical formado por músicos alegres e brincalhões, sempre proporcionando cultura e alegria.
Para a realização dos eventos, a Oficina de Alegria empenhada no conforto e segurança dos participantes seleciona sempre lugares adequados e de fácil acesso, distribui e sinaliza com placas indicativas a cerca dos eventos onde estão localizados os banheiros químicos (incluindo o de acessibilidade), lixeiras, postos médicos, ambulâncias, UTI’s móveis, seguranças e quiosques de alimentação. A limpeza tem parceria da Prefeitura de São Paulo, assim como de cooperativas e ONG’s, que coletam resíduos (papel e metal) para o processo de reciclagem beneficiando a renda familiar dos coletores.
O evento aconteceu no ano de 2018, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Oficina de Alegria.
Créditos: Marcos Credie e Dudu Fragoso